Os diferentes povos da Antiguidade "assírios e babilônios, chineses e indianos, egípcios, persas e hebreus", todos tiveram visões próprias da natureza e maneiras diversas de explicar os fenômenos e processos naturais. Só os gregos, entretanto, fizeram ciência, e é na cultura grega que podemos identificar o princípio deste tipo de pensamento que podemos denominar, nesta sua fase inicial, de filosófico-científico.
Compare os enunciados abaixo e identifique o tipo de conhecimento correspondente:
I. Seu pensamento é datado, tem autoria, pode e deve ser revisto, analisado e criticado. Portanto, é um tipo de pensamento que possibilita o desenvolvimento do conhecimento.
II. Tem por finalidade oferecer uma explicação acerca da origem, do sentido e da finalidade de todas as coisas. Contudo, recorre ao sobrenatural, à fé, à magia, ao mistério, às lendas, às superstições etc.
III. Sua estrutura explicativa baseia-se na razão, ou seja, é um corpo teórico explicativo acerca da origem, sentido e finalidade de todas as coisas. Para tanto, caracteriza-se como um pensamento sistemático, rigoroso, preciso, lógico e tem por finalidade evitar os erros e as ilusões da capacidade de pensar do ser humano.
IV. Resulta da tradição cultural de um povo, não se justifica, não se presta à crítica e ao questionamento.
Assinale a alternativa correta:
Selecciona una de las siguientes respuestas posibles: