De acordo com o texto abaixo, responda ao que se solicita:
Índios & Civilizados
Há mais povos no Brasil que nações no mundo. São chamadas tribos, que são centenas. Cada qual com sua própria língua e seus próprios costumes. De fato, as tribos são naçõezinhas, muito seguras de sua própria identidade e orgulhosas de si mesmas. Não querem ser confundidas com nenhuma comunidade estranha. Seja de índios, seja de civilizados.
O que nós chamamos de civilizados é gente desgarrada, há décadas, há séculos, desde que saíram de suas tribos originais. Isto, para se incorporarem às sociedades novas, como pastores, como lavradores, ou como citadinos.
Os lavradores ainda guardam copiosa sabedoria sobre a natureza, além de costumes originais, que os singularizam. Os pastores, também, têm suas tradições e seus modos próprios, como os vaqueiros do Nordeste, vestidos de couro, ou os gaúchos do Sul, vestidos em suas bombachas. O povo da cidade, que é propriamente civilizado – porque civilização significa, essencialmente, viver na cidade , é feito de gente sem cara, descaracterizada. Gente que perdeu a noção de suas origens, esqueceu suas tradições, e que se deixa levar por qualquer novidade; seja um sacerdote milagreiro, seja um programa de televisão. Sua qualidade principal é a sua inconstância. Estão sempre mudando os seus modos e as suas modas.
O bom seria permanecermos índios, para vivermos tranquilos e felizes. Como isso é impossível, porque já fomos assaltados, avassalados e deculturados, só resta uma saída: é brigar para construir no futuro uma sociedade de tecnologia muito avançada, mas com gosto de viver a cordialidade, o respeito recíproco e a liberdade que os índios tinham.
(Fornte: RIBEIRO, Darcy. Noções de coisas. São Paulo: FTD, 2000.)
Assinale a afirmativa que apresenta a intencionalidade do texto.
Selecciona una de las siguientes respuestas posibles: