Creado por Stheffany Rodrigues De Aguiar
hace más de 7 años
|
||
Personagens Principais:
Protagonista: é o personagem mais importante da obra, no qual a história gira em torno dele. Geralmente é o herói e alguns casos pode existir mais de um.
Antagonista: é o personagem que traz ou representa uma ameaça, obstáculo, dificuldade ou impedimento ao que o protagonista deseja conquistar.
Personagens Secundários:
É aquele que não é o protagonista ( personagem principal), ele faz parte do enredo, podendo aparecer várias ou poucas vezes no decorrer da história.
Espaço:
O espaço se refere ao local onde se desenrola a ação. Pode ser físico (no colégio, no Brasil, na praça,…), social (características do ambiente social) e psicológico (vivências, pensamento e sentimentos do sujeito,…).
Foco Narrativo:
Narrador-Observador: Situado fora do enredo, o narrador dispõe de todas as informações sobre os personagens: do passado e do futuro, das suas emoções e dos seus pensamentos, daí ser chamado de onisciente. A narração é feita em terceira pessoa.
– Narrador-Personagem: Dentro da narrativa, o narrador pode adotar o ponto de vista de um ou mais personagens. A narração é feita na primeira pessoa.
Vozes:
O discurso direto é caracterizado por ser uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador.
O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens.
O discurso indireto livre é caracterizado por permitir que os acontecimentos sejam narrados em simultâneo, estando as falas das personagens direta e integralmente inseridas dentro do discurso do narrador.
Enredo Situação Inicial:
É a estrutura narrativa, isto é, o desenrolar dos acontecimentos. Pode ser dividido em:
– exposição: apresentação das personagens e localizações de tempo e espaço.
– complicação: envolvimento das personagens, trama que gera conflito e tensão.
Enredo Desenvolvimento:
É
– Clímax: o momento de maior tensão dramática, o conflito atinge um ápice.
– Desfecho: consequências geradas depois da ocorrência do conflito.