Categorias de Cabeamentos Estruturados

Description

Redes de Computadores Flashcards on Categorias de Cabeamentos Estruturados, created by Cíntia Silva Galvão on 18/10/2017.
Cíntia Silva Galvão
Flashcards by Cíntia Silva Galvão, updated more than 1 year ago
Cíntia Silva Galvão
Created by Cíntia Silva Galvão over 6 years ago
407
0

Resource summary

Question Answer
CABEAMENTO ESTRUTURADO Existem cabos de cat 1 até cat 7. Como os cabos cat 5 são suficientes tanto para redes de 100 quanto de 1000 megabits, eles são os mais comuns e mais baratos, mas os cabos cat 6 e cat 6a estão se popularizando e devem substituir os cabos cat 5 nos próximos anos.
Categoria 1 Se refere ao cabo telefônico tradicional, que pode transportar voz, mas não dados. Muitos cabos telefônicos anteriores a 1983, eram cabos dessa categoria.
Categoria 2 Certifica cabos UTP para transmissões de dados de até 4 Mbps. Possui 4 pares de fios.
Categoria 3 Este foi o primeiro padrão de cabos de par trançado desenvolvido especialmente para uso em redes. Certifica cabos UTP para transmissões de dados de até 16 Mbps.
Categoria 4 Certifica cabos UTP para transmissões de dados de até 20 Mbps. Possui 4 pares de fios. Assim como as categorias 1 e 2, a categoria 4 não é mais reconhecida pela TIA e os cabos não são mais fabricados, ao contrário dos cabos de categoria 3, que continuam sendo usados em instalações telefônicas.
Categoria 5 Certifica cabos UTP para transmissões de dados de até 100 Mbps. Possui 4 pares de fios. Atualmente, eles foram substituídos pelos cabos categoria 5e (o "e" vem de enhanced/melhorado), uma versão aperfeiçoada do padrão, com normas mais estritas, desenvolvidas de forma a reduzir a interferência entre os cabos e a perda de sinal, o que ajuda em cabos mais longos, perto dos 100 metros permitidos.
Categoria 5e Certifica cabos UTP para transmissões de dados de até 1 Gbps. Possui 4 pares de fios. Tem a mesma aparência dos cabos de categoria 5, mas possuem uma qualidade melhor.
Categoria 6 Esta categoria de cabos foi originalmente desenvolvida para ser usada no padrão Gigabit Ethernet, mas com o desenvolvimento do padrão para cabos categoria 5 sua adoção acabou sendo retardada, já que, embora os cabos categoria 6 ofereçam uma qualidade superior, o alcance continua sendo de apenas 100 metros, de forma que, embora a melhor qualidade dos cabos cat 6 seja sempre desejável, acaba não existindo muito ganho na prática.
Categoria 6a Para permitir o uso de cabos de até 100 metros em redes 10G foi criada essa nova categoria de cabos. A categoria 6a (o "a" vem de augmented/ampliado). Utiliza um conjunto de medidas para reduzir a perda de sinal e tornar o cabo mais resistente a interferências. É importante notar que existe também diferença de qualidade entre os conectores RJ-45 destinados a cabos categoria 5 e os cabos cat6 e cat6a, de forma que é importante checar as especificações na hora da compra.
Categoria 7 Atualmente muito se fala em categorias superiores de cabeamento metálico, chamadas de Categoria 7 e Categoria 7a. Porém, até o momento, se aconselha o uso de cabos ópticos.
observação O cabo UTP é um cabo sem blindagem que passou a ser o mais utilizado no uso das redes. Cada segmento pode chegar no máximo a 100 metros.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistemas Distribuídos
João Paulo Silva Araújo
Comunicação de Dados e Redes
cesarfabr
REDES DE COMPUTADORES
quirinodox
Redes de Computadores
Deisi Wegermann
Simulado sobre conceitos de redes de computadores
paulohenriquebs
Gerência de Redes
Adilson Matos
Redes - Modelo OSI - Camadas
Rodrigo Ferreira
Avaliação Módulo 1 ao 4
Matheus Rafael
PSI - Política de Segurança da Informação
Raoni Carvalho
Senai-Bruna
brunnahrodrigues