Saúde do idoso

Description

Flashcards on Saúde do idoso, created by Anderson Ramiro on 29/09/2018.
Anderson Ramiro
Flashcards by Anderson Ramiro, updated more than 1 year ago
Anderson Ramiro
Created by Anderson Ramiro about 6 years ago
62
0

Resource summary

Question Answer
Política nacional de saúde do idoso tem como objetivo buscar garantir atenção adequada e digna para a população brasileira e idosa. Junto com os princípios e diretrizes do SUS, direcionam medidas individuais e coletivas em todos os níveis de atenção. Destacamos algumas das determinações como: 1. Promoção do envelhecimento ativo e saudável. 2. Atenção integral e desintegrada à saúde da pessoa idosa. 3. Desestimular as ações setoriais, visando à integridade da atenção. 4. Provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa. 5. Estímulo e participação e fortalecimento do controle social. Conforme a Política Nacional do Idoso, tem como objetivo, as algumas das seguintes diretrizes, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. 1,4,5. b. 1, 2,4. c. 2,3,5. d. 1, 2, 3. e. 4,2,3. a. 1,4,5.
Foi criado em fevereiro de 2006, contendo as Diretrizes Nacionais do Pacto pela Saúde e foi subdividido em três pactos. Ele consiste em um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuadas nas três esferas de governo/gestão: União, Estados e Municípios. Tem como objetivo promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do SUS e ao mesmo tempo redefine as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população na busca da equidade social . . O Pacto pela saúde abrange três impactos distintos, porém correlacionados. Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. Pacto em defesa do cidadão. b. Pacto ministerial, estadual e municipal. c. Pacto de programas e projetos à saúde do idoso. d. Pacto Previdenciário. e. Pacto pela, Vida, Pacto em defesa do SUS, Pacto de Gestão. e. Pacto pela, Vida, Pacto em defesa do SUS, Pacto de Gestão.
Quando falamos em taxa de mortalidade retratamos o número de óbitos por cada grupo de habitantes, sendo considerado um dos melhores indicadores para análise. Os agravos causados por doenças crônicas não transmissíveis são as principais causas de óbitos da população idosa. Patologias como: cerebrovasculares, cardiovasculares, hipertensão arterial e neoplasias são as mais comuns entre os idosos, independente do sexo. Quais das seguintes patologias que também acometem os idosos e estão sendo motivo de preocupação entre os geriatras? Escolha uma: a. Obesidade mórbida, linfoma. b. Doença obstrutiva crônica, rinite, câncer de boca. c. Tabagismo, sedentarismo, diabetes. d. Ruptura de ligamento de joelho, artrite. e. Gastrite, esofagite, retrocolite. c. Tabagismo, sedentarismo, diabetes.
Benefícios previdenciários são custeados por meio de sistema chamado de regime de repartição onde não corre formação de reserva e os custos do ano são cobertos por contribuição e impostos recolhidos. Já o Benefício da prestação continuada e a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 60 anos. Referente ao processo de envelhecimento financeiro, quais são os direitos que o idoso tem ? Escolha uma: a. Aposentadoria por tempo de contribuição e pensão por morte. b. Auxílio reclusão por dependente . c. Aposentadoria . d. Auxílio doença e pensão por invalidez. e. Pensão alimentícia e auxílio reclusão . a. Aposentadoria por tempo de contribuição e pensão por morte.
O Ministério da Saúde junto com a ANVISA, visualizaram a necessidade de criar legislações que regulassem as instituições destinadas a idosos. Já o Estado de São Paulo acrescentou a essas legislações federais a classificação das instituições por graus de dependência e modalidade de atendimento bem como forma de regulamentação dos aspectos físico-funcionais. Como podemos avaliar em qual instituição devo internar meu parente idoso maior de 60 anos com grau de dependência? Escolha uma: a. Grau de dependência, organização do estabelecimento fisco funcional e atuação dos profissionais de saúde. b. Estabelecimento de assistência à saúde em regime de internato, de interesse á saúde em regime de internato e interesse á saúde com prestação de assistência social . c. Regime de internato com assistência médica, centro de convivência do idoso e asilo . d. Grau de dependência, modalidade de atendimento e patologia . e. Avaliação fisco-funcional, organização e processos operacionais de trabalho. e. Avaliação fisco-funcional, organização e processos operacionais de trabalho.
Processo genético ocorre desde a fase embrionária e é programada para acontecer desde o nascimento até a morte; define-se o fator genético através da teoria do limite de Hayflick, que afirma que as células irão se dividir e se reproduzir apenas um número limitado de vezes e que esse número é geneticamente programado. Esse conjunto de processos pode ser definido como uma deteriorização funcional progressiva e generalizada. Resultando em perda de resposta adaptativa às situações de estresse e um aumento das doenças relacionadas à velhice, isto é, a razão dos idosos ficarem mais doentes dos que os jovens . Leia o texto acima e julgue quais fatores influenciam diretamente no aspecto genético? Escolha uma: a. Fatores biológicos, psicológicos e sociais. b. Envelhecimento celular, alteração de DNA e RNA. c. Fatores externos, fatores ambientais, estilo de vida e nutrição. d. Fatores genéticos, biológicos e psicossomáticos. e. Estilo de vida, alimentação saudável e fatores sociais. Fatores externos, fatores ambientais, estilo de vida e nutrição.
Doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Conforme o indivíduo envelhece as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) vão se transformando nas maiores causas de morbidade, incapacidade e mortalidade entre os idosos em todo o mundo. As DCNT podem ser evitadas, quando tratadas e controladas logo no início dos sintomas. Quais as principais doenças crônicas não transmissíveis? Escolha uma: a. Doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas. b. Tabagismo, sedentarismo, obesidade e diabetes. c. Câncer, hipertensão, hepatite viral e insuficiência respiratória. d. Doença sexual, sedentarismo, câncer e doença cardiovascular. e. Hipertensão arterial, DPOC, obesidade e insuficiência cardíaca. Doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas.
O declínio cognitivo Entre 65 e 75 anos, algumas mudanças cognitivas acontecem de forma sutil ou até mesmo inexistem. Após essa fase, manifestam-se as primeiras alterações
Podemos citar alguns dos processos de envelhecimento cerebral: atrofia cerebral com dilatação de sulcos e ventrículos, perda de neurônios, degeneração granulovacuolar, presença de placas neuríticas, entre outros.
Alterações características do envelhecimento esquecimentos de fatos recentes, dificuldade de realizar cálculos, alterações de atenção
Causas para perda de memoria acidente vascular encefálico (AVE), trauma craniano, encefalopatia metabólica, infecções, demência, alcoolismo, hipotireoidismo, câncer, uso de medicamentos como ansiolíticos, antipsicóticos ou antiparkinsonianos, por exemplo.
As demências são classificadas em dois grupos decorrentes de comprometimento do sistema nervoso central (SNC) e não decorrentes do SNC (alterações tóxico-metabólicas).
As demências, com comprometimento do SNC, podem, por sua vez, ser classificadas em: primária - demência é a manifestação clínica principal, por exemplo, doença de Alzheimer, em que a demência pode ser a manifestação clínica, como doença de Parkinson; e secundária - que são causadas por alterações do SNC, como doenças cerebrovascular, tumores, infecções e hidrocefalia
desenvolvimento de transtornos mentais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os transtornos mentais acometem mais de 450 milhões de pessoas, que correspondem a 12,3% das causas de enfermidades e invalidez. A previsão para 2020 é de que chegue a 562 milhões
transtorno depressivo Estratégias como prevenção, descoberta precoce, tratamento com inclusão diagnóstica, medicação adequada, psicoterapia e capacitação profissional podem propiciar um prognóstico positivo.
Memória Memória é a capacidade de lembrar experiências passadas, relacionada com outras funções cognitivas, como atenção e linguagem, a memória que garante a identidade pessoal. Podemos defini-la em quatro fases: recepção, codificação (aprendizagem), retenção (armazenamento) e recuperação.
Personalidade série de eventos que abrangem toda a vida do indivíduo, sendo agente organizador ou governador do indivíduo; ou definem como a totalidade de traços emocionais e comportamentais que caracterizam o indivíduo nas situações do dia a dia, sendo relativamente estáveis e previsíveis sob condições normais ou ainda composta por características individuais de comportamento, que são responsáveis pelo ajustamento ao ambiente.
Tipo integrado pessoas que apresentam e mantêm um bom funcionamento psicológico, interesses variados, mantêm as suas competências cognitivas intactas e sentem uma elevada satisfação com os papéis que desempenham.
Tipo defensiva-combativa indivíduos direcionados para a realização, combativos e controlados e apresentam uma satisfação em níveis moderados e elevados.
Tipo passivo-dependente aqueles que apresentam, na velhice, uma orientação passiva ou dependente e múltiplos níveis de satisfação
Tipo desintegrado idosos que apresentam lacunas no funcionamento psicológico cognitivo, pouca atividade, controle das emoções reduzidos, deteriorações dos processos cognitivos e uma baixa satisfação de vida.
“modelo Big Five”, define a personalidade como um conjunto de traços, atributos ou qualidades que permitem a classificação em cinco grandes áreas: neuroticismo, extroversão, abertura para as experiências, amabilidade e conscienciosidade
Extroversão qualidade e intensidade das relações interpessoais, níveis de afetividade, necessidade de estimulação e capacidade de expressar alegria. São definidos conforme instrumento de avaliação de personalidade com pontuação altas, como indivíduos sociáveis, os quais apreciam convívio com os outros, afirmativos, otimistas, amantes da diversão, afetuosos, ativos e conservadores. Já quando essa pontuação é baixa, tendem a ser introvertidos, reservados, apresentam sobriedade, pouca exuberância, distanciamento, timidez, um ritmo calmo, silencioso e muito orientado para uma tarefa. Como aspectos, podemos citar: caloroso, acolhedor, assertivo, ativo, procura excitação, apresenta emoções positivas e sociáveis
Abertura a novas experiências tem como característica a procura proativa, aprecia experiências por si próprio, tolerantes e buscam explorar o desconhecido. Isso implica na existência de imaginação ativa, sensibilidade pessoal, curiosidade intelectual e juízo independente. Como aspectos, podemos citar: fantasia, sentimentos, ações, ideias e valores.
Neuroticismo caracterizam-se por apresentar tendências a experimentar emoções negativas, como raiva, ansiedade, depressão ou instabilidade emocional, porém, essas características não são consideradas como determinantes de alterações mentais, isto é, não são considerados indivíduos depressivos, neuróticos, por exemplo. Como aspectos podemos citar: negatividade, baixa autoestima, irritabilidade e negatividade.
Show full summary Hide full summary

Similar

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
SUS E ATENÇÃO A SAÚDE NO BRASIL
danieleyuri
Sistema Único de Saúde
Vanessa Campos
Flashcard Clinica Médica
marcelargondim
Pronto Socorro
Fabiola Melo
A ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE
cladi_2012
Programa Nacional de Doenças Cérebro-Cardiovasculares
Maria João Costa
Comunicação Interpessoal em Saúde
Brenda Campos
Programa Saúde da Família (PSF)
monica.mouramo
Contextualização da disciplina - Desenvolvimento Humano e Social - Saúde
Emmanuela Pimenta
FlashCards para apresentação da disciplina
Jizabely Atanasio