Fisiologia Endócrina- Pâncreas

Description

Flashcards on Fisiologia Endócrina- Pâncreas , created by Tatiane Gasparetto on 27/10/2018.
Tatiane Gasparetto
Flashcards by Tatiane Gasparetto, updated more than 1 year ago
Tatiane Gasparetto
Created by Tatiane Gasparetto over 5 years ago
34
0

Resource summary

Question Answer
O pâncreas endócrino é formado pelas Ilhotas de Langerhans, que são formadas por quantos tipos de células? Quais? 3 tipos celulares. Alfa Beta Gama
As células BETA representam quantos % da ilhota? O que secretam? 60%. Insulina e amilina.
Qual é a célula que representa 25% das células da Ilhota e secreta glucagon? ALFA.
O que as células delta secretam? Somatostatina.
Como é chamada a célula que secreta polipeptídeo pancreático e está em pouca quantidade na ilhota? Célula PP
A amilina inibe a secreção de qual hormônio? Inibe a insulina
O que a somatostatina inibe no pâncreas? insulina e glucagon
Qual o principal estimulo para a secreção do glucagon? Queda da concentração da glicose sanguínea abaixo dos valores da homeostase.
Quais são os efeitos do glucagon sobre o metabolismo da GLICOSE? -Glicogenólise hepática -Gliconeogênese hepática ( formação de glicose a partir de aa.)
O que o glucagon, quando está em altas quantidades, pode fazer no metabolismo lipídico? -Ativar a lipase das células adiposas (liberação de energia a partir de ácidos graxos). -Inibição do armazenamento de triglicerídeos do fígado( impede a remoção de ácidos graxos do sangue).
Cite outros efeitos gerais do glucagon. Aumento de força de contração cardíaca, fluxo sanguíneo, da secreção de bile e inibição de ácido gástrico
O que acontece com o glucagon em casos de hipoglicemia? É secretado em grandes quantidades, aumentando débito hepático de glicose para corrigir a glicemia.
Após em uma refeição rica em proteínas o que acontece com o glucagon? É liberado, porque o glucagon promove a conversão rápida dos aminoácidos em glicose, disponibilizando glicose para os tecidos.
O que ocorre com o glucagon em uma situação de exercício? Há o aumento da concentração plasmática do glucagon, mesmo que não haja diminuição da glicemia.
V ou F: A insulina está relacionada com a abundância de nutrientes (principalmente carboidratos), por isso, desempenha papel muito importante no armazenamento desse excesso. V
Quais são os efeitos finais da insulina? -Aumento da captação de glicose nas células musculares e adiposas, mas não acontece na maioria dos neurônios -Aumento da permeabilidade da membrana a aminoácidos, íons potássio e fosfato -Modificação da atividade de muitas enzimas metabólicas intracelulares -Variação da velocidade de tradução dos RNAs nos ribossomos para formar novas proteínas e da transcrição do DNA, remodelando muito a maquinaria enzimática celular
V ou F: A insulina aumenta a captação de glicose, resultando em armazenamento de glicose nos músculos na forma de glicogênio muscular. V
Um dos mais importantes efeitos da insulina é promover o armazenamento da glicose hepática . Por que? Para que, no intervalo entre as refeições , essa glicose armazenada possa ser liberada para manter a glicemia normal.
Quais são o estímulos que fazem com que haja liberação de glicose pelo figado? -Diminuição da glicose sanguínea -Aumento de glucagon
V ou F A insulina promove a conversão do excesso de glicose em ácidos graxos (triglicerídeos e LDL) V
V ou F: A insulina estimula a gliconeogênese no fígado. F. Ela INIBE. Por reduzir as quantidades e as atividades das enzimas hepáticas envolvidas no processo e, também, por reduzir a liberação de aminoácidos( matéria prima para gliconeogênese) dos músculos e outros tecidos.
A insulina aumenta ou diminui o transporte de glicose para as células adiposas? AUMENTA! Fornecendo substrato ( acetil-coA, que é carboxilado pela acetil co-A carboxilase em malonil-coA) para a porção glicerol da molécula de gordura, ou seja, fornecendo a deposição de gordura nessas células.
O que acontece com a lipase hormônio sensível quando há insulina? Sua ação é INIBIDA, impedindo a liberação dos ácidos graxos do tecido adiposo para o sangue; promove o uso da glicose pelos tecidos poupando gordura.
O que acontece com o metabolismo proteico sob estímulo da insulina? Síntese e armazenamento de proteínas, além de impedir a degradação proteica. Ela estimula o transporte de muitos aminoácidos para as células, aumenta a tradução de RNAm para formar novas proteínas e a transcrição do DNA para formar mais RNAm e inibe catabolismo proteico e gliconeogênese poupando aa.
Cite 6 consequências da deficiência de INSULINA. -Lipólise de gorduras com liberação de ácidos graxos livres -Ácidos graxos passam a ser a principal fonte de energia -O excesso de ácidos graxos no sangue resulta no aumento da concentração de lipídios - principalmente o colesterol- provendo o desenvolvimento de aterosclerose. -Aumento nas quantias de ácidos graxos resulta em betaoxificação e liberação de cetoácidos, levando a cetoacidose. -Aumento do catabolismo proteico e diminuição da síntese proteica, resultando em fraqueza muscular. -Aumento da excreção de ureia na urina.
Insulina e GH funcionam de maneira sinérgica para haver crescimento , V ou F? V
Cite 9 fatores que aumentam a secreção de INSULINA. 1) aumento de glicose sanguínea 2)aumento de ácidos graxos livres no sangue 3)aumento de aa. no sangue 4)hormônios gastrointestinais( gastrina, colecistocinina, secretina, peptídeo inibidor gástrico) 5)Glucagon, hormônio do crescimento e cortisol 6)estimulação parassimpática; acetilcolina 7)estimulação b-adrenérgica 8)resistência insulínica; obesidade 9)medicamentos do grupo sulfonilureia
Cite 6 fatores que diminuem a secreção de INSULINA? 1)diminuição da glicose sanguínea 2)jejum 3) somatostatina 4)atividade alfa-adrenérgica 5)leptina
V ou F: O rim funciona como importante sistema tampão de glicose sanguínea. F. É o FÍGADO! Pois ele armazena a glicose quando a glicemia está elevada e libera glicose pela glicogenólise e gliconeogênese quando a glicemia está abaixo do normal.
Na hipoglicemia grave, o efeito direto dos baixos níveis de glicose sanguínea estimulam o que no hipotálamo? Estimula o SNSimpático, que resulta em liberação de epinefrina pelas adrenais, aumentando a liberação de glicose pelo fígado.
O que o hormônio do crescimento e o cortisol fazem em resposta a hipoglicemia? Diminuem a utilização de glicose pela maioria das células do organismo, ao aumentarem a utilização de gorduras.
Qual é a importância de regular a glicemia? A glicose é o único nutriente utilizado pelo encéfalo, retina e epitélio germinativo das gônodas, por isso é importante manter os níveis suficientemente elevados.
Quais os motivos que justificam o fato de que a glicemia não pode elevar demasiadamente ? 1)o aumento da glicemia, aumenta a pressão a pressão osmótica no LEC, provocando desidratação celular 2)resulta em glicosúria e diurese osmótica 3)pode levar a lesões teciduais
O que é Diabetes Mellitus? É uma síndrome do metabolismo defeituoso de carboidratos, lipídios e proteínas.
Quais são as 3 sequelas principais da Diabetes Mellitus? 1)aumento da glicose sanguínea 2)utilização de lipídios com fonte de energia para a formação de colesterol no fígado 3)depleção de proteínas
Cite alguns achados encontrados na Diabetes mellitus. -Glicosúria -Poliúria -desidratação intra e extracelular -alterações estruturais dos tecidos ( como neuropatias periféricas, disfunção renal e consequente hipertensão) -disfunção do SNA( diminuição da sensibilidade das extremidades, alteração dos reflexos cardiovasculares, deterioração do controle vesical)
Por que há nos casos de diabetes mellitus caso de acidose metabólica grave( cetoacidose diabética)? Pois a alteração do metabolismo dos carboidratos para o metabolismo dos lipídeos aumenta a liberação de cetoácidos no plasma até que a presença deles ultrapasse a capacidade dos tecidos de captá-los e oxidá-los.
Como o diabético costuma compensar a cetoacidose diabética? -Respiração profunda e rápida(aumenta a expiração de CO2) -Redução da excreção de bicarbonato
Por que o diabético tem risco de aterosclerose? Devido a existência de altos níveis de colesterol e outros lipídios circulantes.
Por que o portador de diabetes não tratado tem perda de peso e astenia, apesar de haver polifagia(aumento da ingestão de alimentos)? Pois a incapacidade de utilização de glicose como fonte de energia leva ao aumento da utilização e à diminuição do estoque de proteínas, assim como lipídios.
Quantos tipos de diabetes existem? Quais são? Dois tipos. -Diabetes tipo I ( dependente de insulina) -Diabetes tipo II ( não-dependente de insulina)
Qual a principal causa da diabetes tipo I? Ausência de secreção de insulina pela células B-pancreáticas.Geralmente, há lesão dessas células por distúrbios autoimunes ou infecções virais.
Como também é conhecida a diabetes tipo I? Diabetes mellitus juvenil. Costuma começar por volta dos 14 anos e o tratamento requer a administração de insulina.
Quais são as principais causas da diabetes tipo II? Diminuição da sensibilidade dos tecidos ao efeito metabólico da insulina( resistência insulínica), e consequentemente, hiperinsulinemia compensatória. Nos estágios mais avançados, as células B já estão ou exauridas ou lesadas e acabam sendo incapazes de produzir insulina suficiente para impedir a hiperglicemia grave.
É mais comum diabetes tipo I ou II? Tipo II (95% dos casos). Maioria dos casos começam depois dos 30 anos, e mais frequentemente entre os 50 e 60 anos. Está profundamente ligada a obesidade.
A resistência insulínica faz parte dos Distúrbios metabólicos. Por o que ele é composto? Obesidade, resistência insulínica, hiperglicemia de jejum, anormalidade lipídica (aumento de triglicerídeos e redução do HDL) e hipertensão.
Quais outros fatores podem levar a resistência insulíinica? Síndrome do Ovário Policístico, síndrome de Cushing e acromegalia.
Como deve ser tratada a diabetes tipo II? No início: exercícios, restrição calórica e redução de peso. Pode haver associação de fármacos no tratamento.
Como é feito o diagnóstico da diabetes? Pode ser feito por meio de testes bioquímicos realizados na urina e no sangue. -Glicemia de jejum -Níveis de insulina -Teste de tolerância a glicose -EQU -Hemoglobina glicada
Show full summary Hide full summary

Similar

Fisiologia Humana
Felipe Penha
DIgestão enzimas e processos.
rosana soares
SISTEMA DIGESTÓRIO
Cleudineia Martins
Anatomia e Fisiologia Humana
Patrick do Nascimento
Sistema Digestório
Fisiologia Odonto
Sistema Neuromuscular
Fisiologia Odonto
Fisiologia da secreção salivar
Fisiologia Odonto
Fisiologia da gustação
Fisiologia Odonto
Sistema Respiratório
Fisiologia Odonto
Sistema Endócrino: Glândulas e Hormônios
Guilherme Nisiyama
SISTEMA MUSCULAR
Jennifer Santos