Flashcards
Ossos Maxila e Mandíbula
Cards in this deck (56)
- 1Forame infra-orbitalMaxila: exteriorização do feixe vásculo-nervoso infra-orbital em ramalhete cruciforme.
- 2Canal infra-orbitalMaxila: dá passagem ao feixe vásculo-nervoso infra-orbital
- 3Fossa caninaMaxila: presta inserção ao músculo levantador do ângulo da boca.
- 4Canal alveolar anteriorMaxila: canal colateral ao canal infra-orbital, dá passagem ao feixe vásculo-nervoso alveolar anterior, destinados aos dentes anteriores.
- 5Eminência caninaMaxila: saliência devido o grande volume da raiz do dente canino, presta inserção ao levantador do ângulo da boca.
- 6Fóvea incisivaMaxila: presta inserção de origem ao músculo abaixador do septo nasal
- 7Sulco infra-orbitalMaxila: permite a passagem do feixe vásculo-nervoso infra-orbital
- 8Túber da maxilaEminência que corresponde à parede posterior do seio da maxila.
- 9Forames alveolares posterioresMaxila: permitem a passagem de feixe vásculo-nervoso alveolar posterior.
- 10Parede medial da face infratemporalMaxila: corresponde à parede anterior da fossa pterigopalatina.
- 11Parede lateral da face infratemporalMaxila: corresponde à parede anterior da fossa infratemporal.
- 12Face superior do processo palatinoMaxila: contribui para constituição do assoalho da fossa nasal.
- 13Face inferior do processo palatinoMaxila: contribui para a constituição da abóbada palatina.
- 14Margem maxilarSe articula com a margem maxilar do processo palatino da maxila oposta, constituindo a sutura intermaxilar.
- 15Sutura intermaxilarUnião entre as maxilas, além de se articular, pelo lado da fossa nasal, com a margem maxilar do osso vômer.
- 16Semi-espinha nasalMaxila: se completa com a semi-espinha da maxila oposta, formando a espinha nasal anterior.
- 17Espinha nasal anteriorMaxila: insere a porção inferior da cartilagem do septo da fossa nasal.
- 18Semi-canal incisivoMaxila: se completa com o semi-canal incisivo da maxila oposta formando o canal incisivo, que dá passagem ao nervo nasopalatino e artéria esfenopalatina.
- 19Margem anterior da face nasalMaxila: contribui para formar o orifício anterior da fossa nasal.
- 20Margem palatina da face nasalMaxila: se articula com a margem maxilar da lâmina horizontal do osso palatino.
- 21Sulco lacrimalMaxila: se completa com o sulco lacrimal do osso lacrimal, constituindo o canal lacrimonasal.
- 22Canal lacrimonasal.Maxila: aloja o saco lacrimal.
- 23Hiato maxilarCorresponde à abertura do seio da maxila.
- 24Processo frontalMaxila: se articula com o osso frontal.
- 25Processo zigomáticoMaxila: se articula com o osso zigomático.
- 26Processo alveolar da maxilaPossui alvéolos dentários que alojam as raízes dos dentes. ICS: 1, ILS: 1, CS: 1, 1PMS: 2, 2PMS: 1, 1MS: 3, 2MS: 3, 3MS: 3.
- 27Forame incisivoMaxila: permite a passagem do nervo nasopalatino e artéria esfenopalatina, destinados à mucosa da região de caninos.
- 28Forame palatino maiorMaxila: dá passagem ao feixe vásculo-nervoso palatino maior, destinado à mucosa da região de molares.
- 29Forame palatino menorMaxila: dá passagem ao feixe vásculo-nervoso palatino menor, destinado ao palato mole.
- 30Sínfise da mandíbulaVestígio da união das duas hemi-mandíbulas.
- 31Protuberância mentualMandíbula: presta inserção ao músculo mentual.
- 32Tubérculo mentualMandíbula: presta inserção ao músculo mentual.
- 33Forame mentualMandíbula: permite a passagem do feixe vásculo-nervoso mentual.
- 34Linha oblíquaMandíbula: presta inserção, por fora, ao músculo abaixador do ângulo da boca, ao músculo platisma, e, por dentro, ao músculo abaixador do lábio inferior.
- 35Espinha geniana superiorMandíbula: presta inserção ao músculo genihioglosso.
- 36Espinha geniana inferiorMandíbula: presta inserção ao músculo genihioideo.
- 37Fóvea submandibularMandíbula: aloja a glândula submandibular.
- 38Fóvea sublingualMandíbula: aloja a glândula sublingual.
- 39Linha milohioideaMandíbula: presta inserção ao músculo milohioideo.
- 40Sulco milohioideoMandíbula: aloja o nervo milohioideo, que leva inervação motora ao músculo milohioideo e ao ventre anterior do músculo digástrico.
- 41Margem alveolar da mandíbulaPossui alvéolos dentários que alojam as raízes dos dentes. ICI: 1, ILI: 1, CI: 1, 1PMI: 1, 2PMI: 1, 1MI: 2, 2MI: 2, 3MI: 2.
- 42Fossa digástricaMandíbula: presta inserção ao ventre anterior do músculo digástrico.
- 43Canal facialMandíbula: dá passagem à artéria facial
- 44Rugosidades massetéricasMandíbula: prestam inserção terminal ao músculo masseter.
- 45Forame da mandíbulaDá passagem ao feixe vásculo-nervoso alveolar inferior.
- 46LíngulaMandíbula: presta inserção terminal ao ligamento esfenomandibular.
- 47Rugosidades pterigoideasMandíbula: prestam inserção terminal ao músculo pterigoideo medial.
- 48Processo coronoideMandíbula: presta inserção terminal ao músculo temporal.
- 49Incisura da mandíbulaDá passagem ao feixe vásculo-nervoso massetérico
- 50Cabeça da mandíbulaArticula-se ao túber articular e com a fossa mandibular propriamente dita do osso temporal, constituindo a articulação temporomandibular (ATM).
- 51Fóvea pterigoideaMandíbula: presta inserção terminal ao músculo pterigoideo lateral.
- 52Margem parotídea (posterior) do ramo da mandíbulaAloja a glândula parótida e na sua porção média presta inserção terminal ao ligamento estilomandibular.
- 53Margem inferior do ramo da mandíbulaPresta inserção terminal ao músculo masseter.
- 54Crista temporalMandíbula: presta inserção terminal ao músculo temporal.
- 55Trígono retromolarMandíbula: ponto de referência para anestesias tronculares inferiores, principalmente para extração de dentes molares inferiores.
- 56Ângulo da mandíbulaEncontro das margens posterior e inferior do ramo da mandíbula. Ponto craniométrico: gônio
Information
- Description
- Flashcards dos acidentes anatômicos dos ossos Maxila e Mandíbula. Baseado na apostila da disciplina de Anatomia Odontológica, do curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba.
- Created by
- Morais Filho
- Views
- 123
- Tags
- Rating