Emilia Ferreiro, a Psicogênese da escrita.

Description

Flashcards on Emilia Ferreiro, a Psicogênese da escrita., created by Aline Henrique on 30/05/2020.
Aline Henrique
Flashcards by Aline Henrique, updated more than 1 year ago
Aline Henrique
Created by Aline Henrique about 4 years ago
33
0

Resource summary

Question Answer
Emilia Ferreiro nasceu na Argentina, em 1937. Licenciou-se em Psicologia na Universidade de Buenos Aires no ano de 1962. Segundo a pesquisadora, pertence à "primeira geração de psicólogos argentinos". Emilia Ferreiro, busca incessante pelo ensinar como ensinar respeitando o desenvolvimento da criança.
Nível pré-silábico 1: A criança tem traços típicos, como linhas e formas. Apenas quem escreveu sabe o que significa. Ainda não se pode distinguir desenho e escrita em seus registros, recorrendo à utilização de desenhos. A escrita deve possuir variedade de caracteres. A quantia de grafias para cada palavra deve ser constante (Picolli; Camini, 2013).
Nível pré-silábico 2: Para ler coisas diferentes deve haver diferença na escrita. Fixa-se a quantidade mínima de caracteres para escrever – os caracteres aparecem organizados linearmente nesse nível. A forma dos caracteres está mais próxima das formas das letras e podem aparecer junto com números (Picolli; Camini, 2013).
Nível silábico: a criança atribui um valor sonoro a cada sílaba das palavras que registra. As crianças relacionam a escrita à fala. Algumas crianças escrevem silabicamente, sem valor sonoro (Picolli; Camini, 2013). Começa um conflito entre a hipótese silábica e a quantidade mínima de letras exigidas para que a palavra possa ser lida. Ela utiliza duas formas gráficas para escrever palavras com duas sílabas, o que vai de encontro à ideia inicial de precisar no mínimo de três caracteres (Multieducação).
Nível silábico-alfabético: Passagem da hipótese silábica para a alfabética. A criança se aproxima de uma análise de fonema a fonema (Picolli; Camini, 2013). “Percebe que escrever é representar progressivamente as partes sonoras das palavras” (Multieducação).
Nível alfabético: A criança desenvolve uma análise fonética, produzindo escritas com hipóteses alfabéticas. Daqui para a frente, as crianças enfrentariam outros desafios, como, por exemplo, a ortografia (Picolli; Camini, 2013).
PSICOGÊNESE DA ESCRITA Foi desenvolvida por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. Através de estudos e pesquisas, da perspectiva piagetiana; as pesquisadoras chegaram a psicogênese da escrita: que se da ao início da escrita(origem da escrita), como a criança pensa, as hipóteses sobre o sistema de escrita, antes mesmo de chegar a compreender o sistema alfabético. Ferreiro e Teberosky (1999) deslocaram o eixo da discussão do "como se ensina" para "como se aprende"
Show full summary Hide full summary

Similar

NÍVEIS DA PSICOGÊNESE DA ESCRITA - EMÍLIA FERREIRO
SARAH *
Níveis da Psicogênese da escrita - Pedagogia
Silvana Sete
Psicogênese da Escrita
Larissa Nicasio
French Intermediate
PatrickNoonan
Korean Grammar Basics
Eunha Seo
Creative Writing
amberbob27
Summary of Definitions/Key Terms for the PMP Exam
Andrea Leyden
Unit 1: Business Studies GCSE
Libby Rose
“The knower’s perspective is essential in the pursuit of knowledge.” To what extent do you agree with this statement?
Lucia Rocha Mejia
Using GoConqr to study English literature
Sarah Egan
Theory of Knowledge Essay Preparation
Derek Cumberbatch