Flash Cards de Evolução

Description

Olá pessoal! O objetivo desse Flash Card é revisar o conteúdo de Evolução por meio de imagens e definições. Vamos lá?
Márcia Eduarda
Flashcards by Márcia Eduarda, updated more than 1 year ago
Márcia Eduarda
Created by Márcia Eduarda over 2 years ago
43
1

Resource summary

Question Answer
Flash Cards de Evolução O objetivo desse Flash Card é revisar o conteúdo de Evolução, por meio de definições e imagens. Vamos começar?
Ciência É uma forma de investigação que envolve o método científico, em que o conhecimento foi adquirido por meio de estudo ou prática.
Método Científico É um conjunto de procedimentos que o pesquisador utiliza para guiar sua pesquisa até obter resultados, sejam eles positivos ou negativos.
Etapas do Método Científico que se a plica na MAIORIA das pesquisas
Religião É a crença na existência de um poder ou princípio superior, no qual, as pessoas manifestam a sua fé por meio de rituais ou doutrinas.
Fato Fenômeno observável por qualquer pessoa, com ou sem o auxílio de instrumentos.
Lei É a descrição generalista de um fenômeno. Por meio dela é possível descrever como ocorre o fenômeno estudado, tal descrição pode ocorrer por meio de uma formula matemática, como a Lei da Gravitação Universal.
Teoria Científica É uma explicação robusta de um fenômeno com provas e evidencias, que possui grande respaldo.
Fixismo É a ideia de que cada espécie surgiu de forma independente, permanecendo sempre com as mesmas características ao longo dos anos.
Evolução São alterações na frequência alélica ou genotípica de uma população ao longo do tempo.
Teoria da Evolução São explicações de como a evolução biológica ocorreu. Exemplo: Lamarckismo, Darwinismo, Neodarwinismo.
Algumas evidências da evolução - Fósseis - Estruturas Homologas - Órgãos Vestigiais - Evidências Moleculares - Embriologia Comparada
Fósseis É qualquer indício da presença de organismos que viveram em tempos remotos na Terra, tais evidencias ficam soterrados no solo, profundezas dos mares, oceanos, lagos ou vales, normalmente são esqueletos mineralizados.
Estruturas Homologas São aquelas que apresentam a mesma origem embrionária e semelhanças anatômicas, mas realizam funções diferentes.
Órgãos Vestigiais São aqueles que, em alguns organismos, são de tamanho reduzido ou atrofiado, mas que em outro organismo, são maiores ou mais desenvolvidos, exercendo uma função.
Evidências Moleculares Podemos estabelecer o grau de parentesco evolutivo entre as espécie por meio da comparação do DNA, RNA ou proteínas, que são moléculas presentes em todos os seres vivos.
Embriologia Comparada O estudo comparado da embriologia de diversos vertebrados mostram a grande semelhança de padrão de desenvolvimento inicial. A medida que o embrião se desenvolve, surgem características individualizantes e as semelhanças diminuem.
Embriologia Comparada
Espécie Biológica Indivíduos semelhantes que se reproduzem entre si, dando origem a descendentes férteis.
Lamarck Lamarck foi um dos primeiros pesquisadores a apresentar uma teoria complexa que explica-se a evolução biológica.
Lamarckismo Nessa ideia, as espécies evoluíram de forma progressiva, em que ocorria uma transformação direta e positiva, nos seres vivos ao longo do tempo por meio de dois mecanismos: Lei do uso de desuso e Lei da herança dos caracteres adquiridos.
Lei do Uso de Desuso Nessa lei, um órgão se desenvolve conforme o seu uso e atrofia com o seu desuso, beneficiando a espécie.
Lei da Herança dos Caráteres Adquiridos Nela é descrito que o caractere adquirido por meio da Lei do Uso e Desusos seria transferida ao seu descendente, promovendo o melhoramento da espécie.
Charles Darwin Foi um dos primeiros a propor a ideia de ancestralidade comum. Os indivíduos poderiam gerar novas espécies e compartilhar um ancestral comum.
Alfred Russel Wallace Foi um cientista inglês, que embora não muito comentado, também chegou as mesmas conclusões de Darwin por meio de uma pesquisa independente.
Teoria de Darwin- Wallace A teoria de ambos consiste em: - Todos os organismos descendem, com modificações, de ancestrais comuns; - A seleção natural atua sobre as variações individuais, favorecendo as mais aptas.
Neodarwinismo É a teoria mais aceita para explicar a Evolução, em que junta as ideias de Darwin- Wallace com estudos sobre genética, demonstrando que existe vários mecanismos que podem provocar a evolução, como a Seleção, Mutação, Migração, Deriva genética.
Mecanismos da Evolução - Seleção Natural, Artificial e Sexual; - Mutação; - Migração (Fluxo gênico); - Deriva Genética;
Seleção Natural O ambiente seleciona características com base na interação entre genótipo e o meio, em que os mais aptos sobrevivem e deixam seus descendentes.
Seleção Artificial Processo em que os seres humanos selecionam espécies de animais ou vegetais com características desejáveis para se reproduzirem. Exemplo: raças de cachorros, como Dálmatas.
Seleção Sexual São características selecionadas pelos parceiros sexuais, que foram transmitidas aos seus descendentes, que favorecem a sua reprodução. Exemplo: a calda do pavão.
Mutações As moléculas do material genético podem sofrer modificações ao longo do tempo. É o único mecanismo capaz de gerar característica nova. OBS: Nem toda mutação traz benefícios, a maioria NÃO TEM EFEITO, e algumas podem ser prejudiciais.
Migração (Fluxo Gênico) Consiste na entrada ou saída de espécies de uma população, isso pode induzir uma maior ou menor variabilidade genética. Geralmente em populações grandes, não há alterações significativas na frequência gênica, mas em populações menores, pode.
Deriva Genética É um processo aleatório que provoca a redução de uma população, em que nem sempre permanece os indivíduos mais aptos a sobrevivência ou a reprodução. Em populações pequenas esse efeito é influente. Exemplo: queimadas em florestas.
Efeito Gargalo É a redução de uma população ocasionada pela deriva genética, tal redução proporciona o surgimento de populações menores que provavelmente não terão as mesmas variabilidades genéticas da população original.
Referências Bibliográficas LINHARES, S.; GEWANDSNAJDER, F. Biologia. Volume único. 1a ed. São Paulo: Editora Ática, 2011. LOPES, S.; ROSSO, S. Biologia. Volume 3. 3a ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016.
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos