Zoologia Invertebrados II- Echinodermos, Moluscos e Anelídeos

Description

Biologia Flashcards on Zoologia Invertebrados II- Echinodermos, Moluscos e Anelídeos, created by Matheus Carneato on 10/04/2023.
Matheus Carneato
Flashcards by Matheus Carneato, updated more than 1 year ago
Matheus Carneato
Created by Matheus Carneato over 1 year ago
40
0

Resource summary

Question Answer
Que problemas foram identificados no conceito biológico de espécie? AUSENCIA DE DIMENSÃO TEMPORAL EXPLICITA: Torna difícil traçar a dimensão temporal de uma linhagem ao longo da sua história. AMBIGUIDADE NA DEFINIÇÃO: Proponentes do CBE frequentemente discordam sobre o grau de isolamento reprodutivo necessário para considerar duas populações como espécies separadas CONTROVÉRSIAS NA OCORRÊNCIA DE HIBRIDIZAÇÃO: Ocorrência de hibridização em áreas geográficas limitadas podem gerar controvérsias na definição de espécie uma vez que diferentes autores podem interpretar os dados de forma diferente. EXCLUSÃO DE ESPÉCIES ASSEXUADAS: O CBE enfatiza o intercruzamento como critério de comunidade reprodutiva, o que exclui a possibilidade de descrever espécies que se reproduzem assexuadamente.
Qual a diferença entre grupos monofiléticos, parafiléticos e polifiléticos? MONOFILÉTICO: Grupo taxonômico que incluem um ancestral comum e todos os seus descendentes. Ex: felidae PARAFILÉTICO: Grupo taxonômico que incluem um ancestral comum e alguns mas não todos dos seus descendentes ex: Reptilia POLIFILÉTICO: Grupo taxonômico que incluem diferentes linhagens evolutivas mas não incluem o ancestral comum mais recente, agrupados com base em características convergentes. EX: Animais alados.
Explique como a acidificação do oceano afeta os moluscos. Descreva os efeitos a longo prazo desse processo nas economias humanas. A acidificação da água do mar reduz a disponibilidade de carbonato de cálcio que nos moluscos resulta em: Conchas mais finas e frágeis e desenvolvimento de larvas anormais. Com isso atividades econômicas baseadas em moluscos podem ter impactos negativos.
Quais características de Mollusca o distinguem de outros filos? Concha, pé muscular, massa visceral, rádula, sistema circulatório aberto, respiração variada.
Descreva como os cefalópodes nadam e como eles se alimentam Propulsão a jato: expeli água vigorosamente da cavidade do manto através de um funil ou sifão ventral, funil móvel e controla a direção do movimento. Predadores ativos, usam seus tentáculos ou braços especializados equipados com ventosas e ganchos para captura de presas.
Descreva brevemente como se alimenta um bivalve típico e como ele se enterra. FILTRAÇÃO: Possui brânquias especializadas para capturar partículas de alimentos suspensas na água, possui cílios que criam correntes de água, as partículas são transportadas para a boca onde são ingeridas. Se enterram no substrato utilizando seus pés musculares em forma de língua, que é estendida para fora do invólucro do bivalve, o pé é inserido no sedimento e usado para cavar.
Quais outros grupos de invertebrados são prováveis de se constituir em parentes mais próximos dos moluscos? Quais evidências sustentam e/ou contradizem essas relações? Os anelídeos apresentam um padrão de desenvolvimento embrionário muito similar ao dos moluscos mas seu corpo é metamerizado enquanto nos moluscos não há segmento verdadeiro, ambos são protostômios e celomados, opiniões diferem se os moluscos derivam de um ancestral vermiforme independentemente dos anelídeos, se compartilham um ancestral com os anelídeos após o surgimento do celoma ou se compartilham um ancestral comum com os anelídeos.
Descreva as maneiras pelas quais as sanguessugas obtêm alimento Hematófagos, carnívoras, detritívoras e parasitas.
Explique como o esqueleto hidrostático ajuda os anelídeos a escavar. Como a eficiência na escavação aumenta com a segmentação? A contração muscular de uma parte do animal atua antagonicamente nos músculos de outra parte pela transmissão da força de contração de um volume constante de fluido no celoma fechado. A eficiência aumenta pois com a segmentação aumenta-se a flexibilidade, reduz o atrito e melhora o controle de movimento.
Descreva o plano corporal dos anelídeos, incluindo a parede do corpo, os segmentos, o celoma e seus compartimentos e o revestimento do celoma. Uma parede do corpo composta por varias camadas, músculos circulares e longitudinais, um celoma dividido por septos transversais e um revestimento do celoma chamado peritônio.
Qual o conjunto de características que os equinodermos têm e que não ocorrem em nenhum outro filo? Endo esqueleto de grandes placas ou pequenos ossículos espalhados, sistema hidrovascular, pedicelárias, brânquias dérmicas, simetria radial em adultos.
Como se sabe que equinodermos derivam de um ancestral com simetria bilateral? O registro fóssil contém formas bilateralmente simétricas e suas larvas são bilaterais.
Diferencie os seguintes grupos de equinodermos entre si: Crinoidea, Asteroidea, Ophiuroidea, Echinoidea, Holothuroidea. CRINOIDEA: Lírios do mar ASTEROIDEA: Estrelas do mar OPHIUROIDEA: Serpentes do mar ECHINOIDEA: Ouriços do mar HOLUTHUROIDEA: Pepinos do mar
Sucintamente, explique o mecanismo de ação do pé tubular de uma estrela-do-mar. Funciona através de contrações musculares que geram pressão hidrostática nos pés tubulares, permite que eles se estendem e fixem a ventosa num substrato após a fixação relaxam e encurtam permitindo que a estrela se mova.
Defina o seguinte: pedicelárias, madreporito, árvore respiratória, lanterna de Aristóteles, pápulas, túbulos de Cuvier. PEDICELÁRIAS: Estruturas calcárias na superfície da maioria dos equinodermos diferentes formatos e tamanhos. Defesa contra predadores. MADREPORITO: Placa perfurada localizada na face aboral de Asteroideos, permite entrada de água para o sistema ambulacrário. ÁRVORE RESPIRATÓRIA: Presente em pepinos do mar, permite a troca gasosa com o ambiente formada por ramificações do sistema ambulacrário. LANTERNA DE ARISTÓTELES: Presente em ouriços do mar utilizadas para raspar algas e outros materiais. É composta por cinco dentes articulados em uma estrutura semelhante a uma esfera. PÁPULAS: Pequenas protuberâncias dos holoturideos, regulam pressão interna e troca gasosa. TÚBULOS DE CUVIER: Presente em alguns Holoturideos, se conectam ao sistema ambulacrário e podem ser ejetados do corpo como mecanismo de defesa.
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos