Edificações - Engenharia Civil - Concurso Publico

Description

Edificações, Engenharia Civil para Concurso Publico
Valdecy junior
Flashcards by Valdecy junior, updated about 2 months ago
Valdecy junior
Created by Valdecy junior about 2 months ago
0
0

Resource summary

Question Answer
Para valor da massa específica do concreto armado, o valor da massa específica do concreto simples, acrescido de um valor, em kg/m3 , que varia entre Quando se conhecer a massa específica do concreto utilizado, pode-se considerar para valor da massa específica do concreto armado aquela do concreto simples acrescida de 100 kg/m3 a 150 kg/m3 .
A NBR 6118:2007 (Projetos de estruturas de concreto) estabelece uma relação entre a dimensão máxima característica do agregado graúdo (dmax) e a espessura nominal do cobrimento (cnom) A dimensão máxima característica do agregado graúdo (dmáx) utilizado no concreto não pode superar em 20% a espessura nominal do cobrimento, ou seja: dmax =< 1,2 * cnom
As estruturas de concreto armado devem atender aos requisitos mínimos de qualidade, classificados em grupos pela NBR 6118:2014 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento). Explique os requisitos: 5.1.2.1 Capacidade resistente: 5.1.2.2 Desempenho em serviço: 5.1.2.3 Durabilidade ============================== 5.1.2.1 Capacidade resistente: Consiste basicamente na segurança à ruptura. ================================ 5.1.2.2 Desempenho em serviço: Consiste na capacidade de a estrutura manter-se em condições plenas de utilização, não devendo apresentar danos que comprometam em parte ou totalmente o uso para o qual foi projetada. 5.1.2.3 Durabilidade Consiste na capacidade de a estrutura resistir às influências ambientais previstas e definidas em conjunto pelo autor do projeto estrutural e o contratante, no início dos trabalhos de elaboração do projeto.
Uma estrutura em concreto armado que serve de suporte para uma dutovia está apresentando um processo de deterioração denominado LIXIVIAÇÃO. Com o objetivo de prevenir sua ocorrência, a NBR 6118:2014 (Projeto de estruturas de concreto Procedimento) recomenda: ================================= 6.3.2 Mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto ================================ 6.3.2.1 Lixiviação É o mecanismo responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras, carbônicas agressivas, ácidas e outras. Para prevenir sua ocorrência recomenda-se restringir a fissuração, de forma a minimizar a infiltração de água, e proteger as superfícies expostas com produtos específicos, como os hidrófugos.
Fale sobre: 11.3 Ações permanentes 11.3.2 Ações permanentes diretas 11.3.3 Ações permanentes indiretas ================================ NBR 6118/2014: 11.3 Ações permanentes 11.3.1 Generalidades ================================ Ações permanentes são as que ocorrem com valores praticamente constantes durante toda a vida da construção. Também são consideradas permanentes as ações que aumentam no tempo, tendendo a um valor-limite constante. 11.3.2 Ações permanentes diretas As ações permanentes diretas são constituídas pelo peso próprio da estrutura, pelos pesos dos elementos construtivos fixos, das instalações permanentes e dos empuxos permanentes. 11.3.3 Ações permanentes indiretas As ações permanentes indiretas são constituídas pelas deformações impostas por retração e fluência do concreto, deslocamentos de apoio, imperfeições geométricas e protensão.
Com relação à NBR 6118, especificamente sobre a abertura de fissuras, quais os limites para fissuração ? A abertura máxima característica wk das fissuras, desde que não exceda valores da ordem de 0,2 mm a 0,4 mm, (conforme Tabela 13.4) sob ação das combinações frequentes, não tem importância significativa na corrosão das armaduras passivas.
NBR 6118 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento), Sobre a junta de dilatação parcial, qual a porcentagem da redução da seção de concreto? Redução da espessura igual ou maior que 25% da seção de concreto.
a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Nessa Norma, fixou-se que a dimensão máxima característica do agregado graúdo, utilizado no concreto, NÃO pode superar a espessura nominal do cobrimento em: 20% 25% 30% 35% 40% 7.4.7.6 A dimensão máxima característica do agregado graúdo utilizado no concreto não pode superar em 20 % a espessura nominal do cobrimento, ou seja: dmáx ≤ 1,2 cnom
Como é feito a ancoragem de armaduras passivas? Quais tem gancho? quais sem grancho? ================================ 9.4.2 Ancoragem de armaduras passivas por aderência ================================= 9.4.2.1 Prolongamento retilíneo da barra ou grande raio de curvatura ================================ As barras tracionadas podem ser ancoradas ao longo de um comprimento retilíneo ou com grande raio de curvatura em sua extremidade, de acordo com as condições a seguir: a) obrigatoriamente com gancho (ver 9.4.2.3) para barras lisas; b) sem gancho nas que tenham alternância de solicitação, de tração e compressão; c) com ou sem gancho nos demais casos, não sendo recomendado o gancho para barras de φ > 32 mm ou para feixes de barras. As barras comprimidas devem ser ancoradas sem ganchos. ________________________________________ RESUMO ________________________________________ Com gancho: Barras Lisas (tração) Sem gancho: Barras compridas Alternância de solicitação ( tração e compressão) Barras com bitola maior que 32mmm (tração) Feixe de barras( tração)
NBR 6118:2014 (Projetos de estruturas de concreto – Procedimentos) Segundo a referida Norma, quais são e para que serve cada espessura minima das lajes? 13.2.4 Lajes ================================= 13.2.4.1 Lajes maciças ================================ Nas lajes maciças devem ser respeitados os seguintes limites mínimos para a espessura: a) 7 cm para cobertura não em balanço; b) 8 cm para lajes de piso não em balanço; c) 10 cm para lajes em balanço; d) 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN; e) 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN; f) 15 cm para lajes com protensão apoiadas em vigas, com o mínimo de l 42 para lajes de piso biapoiadas e l 50 para lajes de piso contínuas; g) 16 cm para lajes lisas e 14 cm para lajes-cogumelo, fora do capitel.
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) para lajes nervuradas. a) para lajes com espaçamento entre eixos de nervuras menor ou igual a 65 cm: pode ser dispensada a verificação da flexão da mesa, e para a verificação do cisalhamento da região das nervuras, permite-se a consideração dos critérios de laje;
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) para lajes nervuradas. b) para lajes com espaçamento entre eixos de nervuras entre 65 cm e 110 cm, exige-se a: verificação da flexão da mesa, e as nervuras devem ser verificadas ao cisalhamento como vigas; permite-se essa verificação como lajes se o espaçamento entre eixos de nervuras for até 90 cm e a largura média das nervuras for maior que 12 cm;
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) para lajes nervuradas. c) para lajes nervuradas com espaçamento entre eixos de nervuras maior que 110 cm: a mesa deve ser projetada como laje maciça, apoiada na grelha de vigas, respeitando-se os seus limites mínimos de espessura.
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) para lajes nervuradas. < 65cm ? de 65cm a 110cm? 110cm > ? < 65cm Dispensa verificação de flexão da mesa e para verificar o cisalhamento considera os critérios de laje. de 65cm e 110cm Verifica a flexão, e verifica as nervuras ao cisalhamento como vigas, vai verificar como laje se o espaçamento entre eixos for até 90cm e largura das nervuras >12cm. 110> Deve ser projetada como laje maciça, apoiada na grelha de vigas
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Agressividade do ambiente: Classe I Classe I: Agressividade: FRACA Rural: INSIGNIFICANTE Submersa: INSIGNIFICANTE OBS: Em area rural o risco de agressividade é quase nula, e quando submerso sem contato com o ar a agressividade é baixa ou fraca.
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Agressividade do ambiente: Classe II Classe II: Agressividade: MODERADA Urbana: PEQUENO (risco)
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Agressividade do ambiente: Classe III Classe III: Agressividade: FORTE Marinha: GRANDE (risco) Industrial: GRANDE (risco)
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Agressividade do ambiente: Classe IV Classe IV: Agressividade: MUITO FORTE Industrial: ELEVADO (risco) Respingos de Maré: Elevado (risco)
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Qual é a menor classe de resistência para concreto estrutural da NBR 6118? A menor classe de resistência para concreto estrutural da NBR 6118 é 20 MPa, restrita ao uso em áreas classe de agressividade ambiental fraca Conforme tabela 7.2 da nbr 6118:2014, a menor resistência para um concreto ESTRUTURAL é a C20 (20Mpa). Conforme item 8.2.1, admite-se resistência C15, mas APENAS para obras provisórias ou SEM FINS ESTRUTURAIS.
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Qual a relação agua/cimento para concreto estrutural? Conforme a tabela 7.1, quanto maior a classe de agressividade, maior é a resistência do concreto necessária e menor a Relação A/C admissível. E é coerente que quanto maiores as agressividades, estas requeiram um concreto de melhor qualidade. OBS: Quanto maior a Classe de agressividade, maior a resistência do concreto e menor a relação A/C. Parta protendido, por causa da sensibilidade a corrosão, os valores refletem em valores superiores ao do concreto armado.
NBR 9452: Qual a periodicidade de inspeção subaquática? No caso de estruturas subaquaticas, são partes integrantes da inspeção especial ou extraordinária em estruturas com mais de 10 anos submersas.
Explique a diferença de MANTA ASFALTICA e MEMBRANA ASFALTICA MEMBRANA ASFÁLTICA: APLICAÇÃO: é uma pintura, feito a frio, é uma membrana continua, aplicada de forma liquida ou semissólida, que se adere ao substrato após a secagem. EMENDAS: Não tem emendas por ser pintada homogeneamente TEMPO: Tempo maior pois tem que esperar uma camada secara para fazer a próxima ESPESSURA: Tem espessura não homogênea, por ser sobreposições de camadas é mais difícil manter o controle ONDE USAR: Impermeabiliza lajes, piscinas e subsolos. ================================ MANTA ASFÁLTICA: APLICAÇÃO: Uma folha pré-fabricada de material asfáltico, é aquecido e aplicado sobre a superfície EMENDAS: Tem emendas entre as folhas TEMPO: Tempo menor pois não precisa esperar secar para fazer mais camadas. ESPESSURA: Homogênea, mais fácil controlar por causa da sua fabricação prévia, contribui pra aplicação mais consistente. ONDE USAR: mais utilizado em coberturas de teclados, lajes e áreas sujeiras a umidade.
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Fale sobre as armaduras em obras de CONCRETO SIMPLES Podem ter armadura de distribuição, que NÂO pode ser considerada no cálculo dos ESFORÇOS RESISTENTES, mas que pode ser considerada para diminuir o efeito da fissuração.
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Como os elementos de concreto com armadura menor que a mínima devem ser dimensionados? Devem ser dimensionados como de CONCRETO SIMPLES. isto não se aplica à armadura usada para transferir esforços a elementos de concreto simples.
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Na ancoragem por aderência, devem ser confinadas por armaduras transversais ou pelo próprio concreto quando o cobrimento da barra ancorada for: Quando for maior ou igual a 3.∅ e a distância entre barras ancoradas for maior ou igual a 3.∅.
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Como devem ser calculados os pilares de concreto simples? Devem ser calculados da mesma maneira que os PILARES-PAREDES e na ausência de ações laterais, a carga atuante deve estar dentro ou no limite do núcleo central de inercia da seção. Se houver ações laterais atuando concomitantemente, como vento, as seções são verificadas sem considerar a resistência Á tração do concreto. Nesse caso, a parte comprimida da seção deve conter o centro de gravidade.
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Qual a menor dimensão de pilares? A menor dimensão de pilares deve ser 20cm ou 1/10 de sua altura.
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Como deve ser constituída as armaduras destinadas a resistir aos esforços de tração provocados por torção? Deve ser constituída por estribos normais ao eixo da viga, combinados com barras longitudinais paralelas ao mesmo eixo.
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Como deve ser os estribos para torção? Devem ser fechados em todo contorno, envolvendo as barras das armaduras longitudinais de tração, e com as extremidades adequadamente ancoradas por meio de ganchos em ângulo de 45º
Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimentos) Como deve ser as barras longitudinais de torção? Podem ter arranjo distribuído ou concentrado ao longo do perímetro interno dos estribos, espaçados no máximo em 350mm.
Show full summary Hide full summary

Similar

ENGENHARIA CIVIL
Nayara Gil
Perícia na Engenharia Civil
joaoneto alves
Engenharia
robson kuskowski
Introdução a Engenharia
ismael-airoso
6 ESTRATEGIAS AUDACIOSAS PARA SER UM PROFISSIONAL REQUISITADO NO MERCADO DA CONSTRUCAO CIVIL DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E DESIGNER DE INTERIORES
Nataniel Neto
Mapa Conceitual - Engenharia - Empreendedorismo e Inovação
Nathan Kaiser
Planejamento e Engenharia
Rodrigo Luiz
Novas Tecnologias aplicadas a Engenharia Civil
brunna-cm
Desenvolvimento da engenharia e seus materiais.
luizmax10
Engenharia Econômica
Lucas Danilo
Produto de TI para Empresa de Engenharia
andreylopes