Alienação Fiduciária

Description

Graduação Superior DIREITO EMPRESARIAL Flashcards on Alienação Fiduciária, created by Maroni Costa on 13/08/2017.
Maroni Costa
Flashcards by Maroni Costa, updated more than 1 year ago
Maroni Costa
Created by Maroni Costa over 7 years ago
15
0

Resource summary

Question Answer
QUEM PODE CONTRATAR A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA? Pode ser contratada por pessoa física ou jurídica, seja a venda feita através de financiamento bancário, ou diretamente, através de pagamento parcelado.
O QUE DEVE CONTER O CONTRATO DE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA? a) O total da dívida, ou sua estimativa; b) O prazo ou época do pagamento; c) A taxa de juros, se houver; d) As comissões permitidas, cláusula penal e a estipulação de correção monetária; e) Descrição do bem objeto da alienação fiduciária com elementos indispensáveis à sua identificação.
QUE FORMA SE REVESTE O CONTRATO DE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA? Contrato formal, devendo ser celebrado por escrito, através de instrumento público ou particular.
O QUE PODE TER POR OBJETO A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA? Pode ter por objeto bem móvel (infungível ou fungível) ou imóvel.
QUAL A CARACTERÍSTICA MARCANTE DO CONTRATO DE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA? É ao fato de ao fiduciário (credor) ser transferida a propriedade resolúvel e a posse indireta da coisa alienada. O devedor torna-se possuidor direto, podendo usá-la segundo a sua destinação, às suas expensas e risco.
DEFINA ALIENANTE OU FIDUCIANTE E FIDUCIÁRIO. Alienante ou fiduciante é a pessoa que recebe o financiamento e aliena o bem em garantia. Fiduciário, por sua vez, é o credor que recebe o bem em garantia.
EM QUE CONSISTE A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA? Consiste na operação em que, recebendo alguém financiamento para aquisição de bem móvel ou imóvel, aliena esse bem ao financiador, em garantia do pagamento da dívida contraída.
PARA QUE SURGIU A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA? Surgiu para reforçar as garantias de financiamentos realizadas através de sociedades financeiras para as quais as tradicionais garantias não eram suficientes.
COMO SURGIU A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA? Surgiu como uma forma de melhor amparar o crédito em vendas de bens móveis tendo sido introduzida no direito pátrio através da Lei nº 4.728/65.
QUAIS OS EFEITOS DA INADIMPLÊNCIA POR PARTE DO DEVEDOR DA OBRIGAÇÃO GARANTIDA POR ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA? Pode o credor, na qualidade de proprietário fiduciário, vender a coisa a terceiro e aplicar o preço no pagamento de seu crédito e das despesas decorrentes da cobrança, entregando ao devedor o saldo que houver.
EM CASO DE INADIMPLEMENTO QUAIS OS DIREITOS DO CREDOR? O credor tem o direito de requerer, contra o devedor ou terceiro que detenha a coisa alienada, a sua busca e apreensão, se móvel, ou a sua reintegração de posse, se imóvel.
Show full summary Hide full summary

Similar

Glossário de Direito Empresarial
Daniella Paulino
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Guia - 2ª Fase do Exame da Ordem
Alice Sousa
DIREITO EMPRESARIAL - Resumo do Livro Direito Comercial de Fábio Ulhoa - 24ª edição
Cláudio Henrique Cavalcante
Falência de Empresas lei 11.101/2005
galdinoarivan
Guia - 2ª Fase do Exame da Ordem
GoConqr suporte .
Ramos do Direito - Direito Privado
Pamela Mietto
Estabelecimento empresarial
Adhiel Bittencourt
Como calcular o CMV
Jizabely Atanasio
Quiz - Direito Empresarial I - 2017.1
Joao Milton Chaves