Loading [MathJax]/jax/output/HTML-CSS/fonts/TeX/fontdata.js

Filosofia Medieval

Description

Flashcards on Filosofia Medieval, created by Raquell Costa on 21/08/2017.
Raquell Costa
Flashcards by Raquell Costa, updated more than 1 year ago More Less
rmamicucci
Created by rmamicucci almost 10 years ago
Raquell Costa
Copied by Raquell Costa over 7 years ago
0
0
1 2 3 4 5 (0)

Resource summary

Question Answer
Patrística Filosofia responsável pela elucidação progressiva dos dogmas cristãos e pela Tradição Católica.
Dogmas Doutrina imposta, que não admite contestação.
Escolástica Método de aprendizagem que nasceu nas escolas monásticas cristãs a modo de conciliar a fé com o pensamento racional.
Argumento do Movimento No mundo, algumas coisas são movidas. Tudo o que é movido é movido por outro, não se pode preceder até ao infinito nos moventes e movidos, logo, é necessário um primeiro motor, que é Deus.
Teoria da iluminação do Santo Agostinho A fé vem de dentro e ilumina a razão
Argumento cosmológico As coisas são como são, mas poderiam ser completamente diferentes. Como elas não são diferentes, comprova a existência de uma inteligência superior - Deus. Tomás de Aquino.
Argumento dos Graus Existentes Parâmetros comparatórios. No mundo, as coisas têm diferentes graus de perfeição. Os graus de perfeição atribuem-se em relação à proximidade do grau máximo, o grau máximo de um gênero é a causa de todas as coisas desse gênero. Logo, há algo que é a causa da existência para todas as coisas, que é Deus.
Finalidade do ser Devido ao tamanho e a diversidade de coisas presentes no mundo, não é possível observar a harmonia e ordem do mundo e a finalidade específica presente em cada coisa carente de inteligência sem pensar na possibilidade de haver uma inteligência por trás de tudo.
Show full summary Hide full summary

0 comments

There are no comments, be the first and leave one below:

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE