É o vínculo existente entre um grupo de organismos de um ecossistema. Este vínculo é regulado pela relação "predador/presa". É através da cadeia alimentar, ou cadeia trófica, que é possível a transferência de energia entre os seres vivos.É a unidade fundamental da teia trófica.
Tipos de cadeias
Iniciadas a partir das plantas fotos-sintetizantes
Iniciadas a partir da matéria orgânica animal e vegetal morta
Produtores: São organismos capazes de produzirem seu próprio aatravés de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, gás carbônico e luz
Consumidores primários - São os animais que se alimentam dos produtores, ou seja, são as espécies herbívoras.
CONSUMIDORES SECUNDÁRIOS - São os animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira ca-tegoria de animais carnívoros.CONSUMIDORES TERCIÁRIOS - São os grandes predadores como os tubarões, orcas e leões, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia. Tem como característica, normalmente, o grande tamanho e menores densidades populacionais.
DECOMPOSITORES OU BIOREDUTORES - São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente. Os decompositores, representados pelas bactérias e fungos, são o último elo da cadeia trófica, fechando o ciclo. A seqüência de organismos relacionados pela predação constitui uma cadeia alimentar, cuja estrutura é simples, unidirecional e não ramificada.