Desenvolvimento Normal da Infância (Domínios)
- Primeira Infância: 0 até 2 anos (alguns autores subdividem esta fase em Neonatal - nascimento até 28a. dia;
- Pré-escolar: 2 aos 5 anos;
- Escolar: 5 aos 11 anos:
- Adolescência: 12 aos 18 anos.
Desenvolvimento Cognitivo: foca nas mudanças e crescimento dos processos mentais internos, como o pensamento e raciocínio concreto e abstrato, capacidade de resolução de problemas, memorização, planejamento, imaginação e criatividade. Relacionado à capacidade de desenvolver habilidades de comunicação, desenvolver a linguagem, a estrutura de uma sentença.
Desenvolvimento social/emocional e marcos do comportamento: envolve o desenvolvimento das relações com o outro e o aprendizado das normas sociais e costumes, assim como a habilidade de identificar, entender, expressar e modular os sentimentos.
0 a 2 anos
- a relação do bebê com o cuidador principal, é um importante catalisador do desenvolvimento cognitivo, linquístico, emocional, social e de comportamento. As mudanças na primeira infância são rápidas, por isso é dividida entre os seguintes domínios:
- Nascimento - 6 meses;
- 7a. aos 12 meses;
- 13 meses aos 18 meses;
- 19 meses aos 24 meses.
0 a 6 meses
Desenvolvimento Cognitivo
O crescimento ocorre pela utilização dos sentidos (tato, audição, paladar, cheiros). A linguagem tem relação com a iteração com o cuidador principal. Reconhece sons, facies da mãe (cuidador principal), expressões faciais.
No nascimento o bebê tolera ser segurado por várias pessoas, mas por volta dos 6 meses podem chorar quando segurados por estranhos.
Os bebês preferem a interação face-a-face e está apto a reconhecer e imitar expressões adultas faciais.
O choro é uma via normal de comunicar desconforto, necessidades básicas (fome, sede, calor, colo), raiva, dor.
Desenvolvimento Social/emocional e marcos comportamentais
Estão aprendendo a regular a emoção e o comportamento (são ruins) - parte está relacionada a auto-regulação dos pais na parte da fome e sono. Rotinas são importantes, durante o estimulo eles podem ter aversão a algo exagerado (é uma reação normal de evitar uma superestimulação e modular a excitação).
Seis semanas: sorriso social
3 - 4 meses: risada por resposta à risada do cuidador.
No sexto mês a frustração, a raiva e a tristeza ficam distinguíveis.
Pais percebem a existência do temperamento.
7 a 12 meses
Desenvolvimento Cognitivo
A capacidade sensório-cognitiva e linguística continua a crescer, embora a memória nestes estágios dependa da criança e do cuidador (interação com brinquedos). O marco deste período de desenvolvimento é a permanência do objeto (inicia com 8 meses), a compreensão de que o objeto (ou pessoa) existe ali, mesmo que não esteja no campo de visão. O bebês balbuciam sons para pegar algum objeto.
Com 1 ano a criança: aponta para objetos, reconhece seu nome e responde com o olhar (com o cuidador principal).
Desenvolvimento Social/emocional e marcos comportamentais
Relação de apego, e a ocorrência da ansiedade de separação e a desconfiança.
Apego seguro X Apego inseguro (desdobra-se em apego de evitação, apego resistente e apego desorganizado).
Referencia social: antes de reagir a uma situação nova e inusitada, a criança olha para seu cuidador principal e observa sua reação.
O bebê começa a perceber a diferença entre si e o outro, assim como os desejos e sentimentos dos outros.
Entre 9 e 10 meses, o bebê desenvolve a habilidade de seguir orientações simples dadas pelos outros.
13 a 18 meses
Desenvolvimento Cognitivo
Procuram objetos escondidos do seu campo de visão (permanência do objeto) e também o procura em diferentes locais.
Capacidade de memória observada por imitar as ações dos cuidadores tardiamente.
Primeiras palavras. O vocabulário pode aumentar até 200 palavras durante este período (ambiente como variável: suporte cultural e status sócio-econômico são variáveis de maior impacto no desenvolvimento da linguagem.
Desenvolvimento Social/emocional e marcos comportamentais
Sinais mais concretos do desenvolvimento da autoconsciência (do corpo, das emoções, do comportamento separado do cuidador). Perceber a si mesmo (olhar no espelho) - diferentes culturas com diferentes reações.
Empatia: capacidade de sentir e refletir as emoções demonstradas por outra pessoa.
19 meses a 2 anos
Desenvolvimento Cognitivo
O desenvolvimento cognitivo avança nas áreas da memória, resolução de problemas e atenção (função executiva). Os bebês conseguem brincar e interagir (aos 10 meses um bebê não consegue sustentar um brincar compartilhado). Aos 20 meses o bebê consegue brincar de faz-de-conta, envolvendo o imitar de outras ações: comer, cozinhar, dormir, alimentar os cachorros (há diferença entre as culturas).
Há avanço significativo da linguagem: combina duas ou mais palavras, há aumento do vocabulário (pode haver troca de vogal e consoante)
Desenvolvimento Social/emocional e marcos comportamentais
O bebê inicia a consciência dos nomes de vários estados emocionais e outros comportamentos para regular sua expressão emocional. Emoções complexas como culpa, vergonha (ligadas à resposta emocional do outro em relação ao comportamento da criança), iniciam nesta fase.
A ansiedade de separação diminui em intensidade neste estágio e o bebê mostra habilidades na regulação das emoções, como a espera na gratificação.