As Referências conforme as Normas ABNT para Tese, TCC, Monografia, Artigo Científico, qualquer trabalho acadêmico precisam seguir um padrão único para que seja facilitado futuras pesquisas.
Normas da ABNT trazem uma exigência um tanto complexa quanto às referências. A dificuldade que muitas vezes ocorre em aplicá-las é devido ao fato de existirem formas específicas para cada tipo de referência feita, seja ela de Livros ou de Sites.
Esta Norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências.
Esta Norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.
Esta Norma destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros.
Esta Norma não se aplica às descrições usadas em bibliotecas, nem as substitui.
Os elementos essenciais são: autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação.
Quando se tratar de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.
Alguns pontos devem ser observados com relação às Referências:
Espaçamento – Apenas dois espaços simples devem separá-las.
Alinhamento- Alinhamento à esquerda
Ordenação- Devem ser ordenadas alfabeticamente de forma ascendente. Mas atenção: não devem ser considerados os artigos definidos e indefinidos, no momento de pôr em ordem alfabética.
Títulos e Subtítulos devem ser separados usando-se dois pontos.
Importância de fazer as Referencias ABNT
É preciso perceber a importância que esta atitude representa para seu estudo. Fazer referências significa indicar obra, autor e endereço completo de tudo o que foi usado para dar suporte à sua produção. Fazer citação é mencionar direta ou indiretamente, partes de obras de outros autores no decurso de seu trabalho.
Empregar estes recursos revela quanto o assunto foi pesquisado e investigado. Citar autores e criações já reconhecidas pela comunidade científica e acadêmica, têm diversas vantagens:
É uma forma de mostrar a seriedade e a veracidade de sua produção, já que está embasada em concepções anteriormente expostas ao julgamento de todos e reconhecidas como verdadeiras.
Seu projeto ganha crédito pois está pautado em autor legitimado como conhecedor daquele tema e considerado autoridade no assunto.
Dando crédito aos autores das obras consultadas você estará agindo com honestidade cientifico-acadêmica, já que reconhece o verdadeiro criador.
Estará também praticando um ato de justiça intelectual, pois faz jus ao verdadeiro dono daquela ideia.