A TEORIA HISTÓRICO CRÍTICO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS NA APAE DE GASPAR .
PRÁTICA SOCIAL INICIAL:
CONHECER O ALUNO, IDENTIFICAR SUAS PECULIARIEDADES . APLICAR AVALIAÇÃO DE HABILIDADES, SEGUINDO A PROPOSTA DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL. A PARTIR DE UM DIÁLOGO INFORMAL, IREMOS ELENCAR A PROPOSTA DA TURMA, VOLTADA PARA O MERCADO DE TRABALHO.
PROBLEMATIZAÇÃO:
ELENCAR O PEI (PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO). APÓS É REPASSADO PARA EQUIPE MIULTIDICISPLINAR, SE FOR O CASO SÃO ACRESCENTADO ADENOS. EM SEGUIDA, É SOCIALIZADO COM A FAMÍLIA, PARA JUNTOS REALIZARMOS UM TRABALHO FAMÍLIA E ESCOLA DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE APRENDIZAGEM DO ALUNO. O PEI É ELABORADO E AVALIADO A CADA TRIMESTRE.
INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Para se efetivar o trabalho pedagógico, serão desenvolvidas seguindo essas linhas de trabalho: Pscicomotoras, contação de história, teatro, musicalização, artesanato (confecção de jogos e decoração), passeios em lugares públicos e privados na cidade de Gaspar ou no entorno da escola (internos e externos), visita a cafeteria especial, atividades de avds, jogos, brincadeiras,dinâmicas em grupos e individual, show de talentos, exposições de desenhos, exposição de fotos, desfile de moda, painel de poesias, jogral, projetos sociais, Leitura de textos, culinária, apresentações ao grande grupo.
CATARSE:
Proporcionar aos aprendizes a participação de conhecer uma indústria (cafeteria) conduzida por Síndromes de Down é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertorio cultural do individuo, permite uma enorme sucessão de idéias e de aprendizados onde podemos citar como exemplos; a socialização, integração, o empoderamento do Eu, ampliação do vocabulário e muitos outros. Este trabalho foi pensado especificamente nesta turma, partindo da proposta de trabalho que inclui o conceito Quem sou eu? Minha relação com o outro, Meu lugar na sociedade. Tal proposta esta fundamentada na metodologia do Currículo Funcional Natural, que segundo Suplino aploud LeBlanc, os objetivos centrais da aplicação do Currículo Funcional/Natural são, “tornar o aluno mais independente e produtivo e também mais aceito socialmente.’’(1992). Dando inicio a uma nova forma de planejar e pensar na educação especial, voltada para a criticidade e reflexão de todos os atos intencionais realizados no cotidiano, transformando-o em estratégias metodológicas simples, mas ao mesmo tempo muito abrangentes e funcionais. Esta proposta de trabalho, vem ao encontro de múltiplas interpretações que envolvem todos os elementos do mundo e da humanidade. Diante disso, promover o desenvolvimento pessoal de jovens por meio de sua inserção no mercado de trabalho,sociedade e comunidade estimulando-os a aproveitar oportunidades, e assumir riscos e a transformar projetos em realidade.
PRÁTICA SOCIAL FINA:
A avaliação deste projeto se dará a partir da averiguação de habilidades da avaliação trimestral do PEI (plano educacional individualizado). E também de acordo com o desenvolvimento diário de acordo com o planejamento e atividades realizadas, como também uma auto-avaliação por meio de expressão oral de cada aluno abordando seus conhecimentos e socializando com o grande grupo.