Qual o motivo de receitar um explosivo para esse tratamento?
O fato é que a nitroglicerina melhorava os sintomas da angina e reduzia a pressão arterial, trazendo conforto ao paciente.
Apenas em 1988 o EDRF, fator relaxante liberado pelo endotélio foi identificado como sendo óxido nítrico.A nitroglicerina funciona doando NO, é um nitrovasodilatador.
Como esse nitrovasodilatador funciona?
As células do endotélio, formadoras das paredes dos vasos, possuem uma enzima (constitutiva) chamada óxido nítrico sintetase, esta enzima irá catalizar a transformação do aminoácido L-arginina em L-citrulina e NO
Esta catálise será ativada pelo aumento do fluxo de cálcio para o interior da célula, o cálcio e a calmodulina (proteína de baixo peso molecular, que funciona como co-fator para ativar a NOS), irão ligar-se a óxido nítrico sintetase.
Esta ligação irá ativá-la e a 19 catálise da transformação L-arginina em L-citrulina e NO irá ocorrer
Será produzida uma pequena quantidade de NO, porém suficiente para difundir-se para a musculatura lisa.
O NO não precisa de transportadores específicos e nem de canais específicos.
Ao difundir-se para a musculatura lisa o NO irá ligar-se ao ferro do grupo prostético heme da enzima guanilato ciclase solúvel (GC), e dessa forma a reação da guanosina trifosfato (GTP) em guanosina monofosfato cíclica (cGMP) irá acontecer.
A cGMP é responsável pelo relaxamento da musculatura lisa e consequente aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos, levando ao aumento do fluxo sangüíneo e redução da pressão arterial.
Em A, o aumento da pressão ou ativação de receptores do endotélio vascular por bradiquinina ou acetilcolina resulta no aumento do fluxo de cálcio para o interior da célula. Como conseqüência a NOS é estimulada. O NO formado da L-arginina por esta enzima difunde para as células da musculatura lisa próxima, que estimula a enzima guanilato ciclase solúvel, resultando no aumento da síntese de cGMP da guanosina trifosfato (GTP). Este aumento de cGMP nas células da musculatura lisa leva a sua relaxação.
Nitrovasodilatadores como nitroprussiato e nitroglicerina liberam NO, espontaneamente ou através de reações enzimáticas. A liberação de NO estimula a GC na célula da musculatura lisa vascular, resultando na relaxação.
A interação de citocinas com seus receptores nas células endoteliais e da musculatura lisa resulta na indução da óxido nítrico sintetase independente de cálcio. Esta indução é inibida por glucocorticóides. Uma vez induzida, a NOS produz NO continuamente, resultando em ativação continuada da GC e levando à relaxação prolongada, com redução à resposta a vasoconstritores e possível dano aos tecidos.