Constitui-se no processo de aprendizagem necessário ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas para buscar e usar a informação.
Como surgiu o conceito?
Surgiu como conceito ligado à sociedade da informação. Como prática, desenvolveu-se inicialmente no escopo da atividade bibliotecária, no processo de educação dos usuários de bibliotecas e na orientação à bibliografia.
Quais são as barreiras para sua disseminação?
Falta de compreensão do conceito, fragmentação de iniciativas e interesses, terminologia e abrangência não uniformes, sub-utilização do conceito, carência de ações sistêmicas, subestimação da sua importância por educadores, administradores, bibliotecários e profissionais da educação.
Preocupação com a competência informacional
Foco no usuário
Abrangência
Reconhece as necessidades informacionais, localiza, avalia, aplica e cria informações em diferentes contextos.