Nessa metodologia, o aluno é o principal responsável pela sua educação em que ele recebe apenas orientações em sala do que estudar e sozinho, esse busca formas de aprender da melhor forma, sem depender de um orientador, fazendo o comprometedor com seu objetivo. É baseada na andragogia, na qual busca orientar adultos e jovens a estudarem sozinhos.
Tipos de metodologia
PBL= método centrado no aluno, onde o problema é o elemento motivador de estudo e conhecimento.
TBL= é o método de ensino implantado por Einsten, voltada para melhoria e desempenho do aluno.
Aprendizado baseado em problemas (ABP)= busca organização temática baseada na resolução de problemas, integração interdisciplinar, combinação de elementos teóricos e práticos. Dá ênfase no desenvolvimento cognitivo e intelectual. O aluno deve aprender por si próprio.
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)= foca em vivencias praticas, levando uma maior participação do aluno durante o aprendizado. Cria experiências em sala de forma mais envolventes que gera impactos positivos para os estudantes.
Sala invertida= tem a função de promover aulas completamente diferentes das padrões, invertendo o modelo de ensino e promovendo aulas menos expositivas, mais produtivas e mais participativas, engajando o aluno no conteúdo, utilizando melhor o tempo e o conhecimento do professor. No método, o aluno faz a leitura da aula antes dela ser ministrada pelo professor, aumentando 40% a participação dos alunos com a implantação do modelo.
METODOLOGIA TRADICIONAL
Na metodologia tradicional, as aulas são ministradas pelo professor de forma que os alunos precisem 100% deles. Os alunos dependem de anotações e suas escritas em sala para que possam estudar e entender a aula, já que o professor escreve e ministra a aula em quadro para que esses alunos copiem e entendam o assunto. O professor é o protagonista do sistema, em que é priorizado o mecanismo verbal de ensino. A relação de professor e aluno é marcada pelo autoritarismo do professor, na qual o silêncio e o respeito por ele é o principal.
O principal pilar da ABP é, portanto, a organização da proposta pedagógica em torno da resolução de problemas e não com a separação de disciplinas a que estamos habituados.
Além disso, há a preocupação com o ato de lecionar a teoria e fazer com que a classe aplique os conteúdos vistos imediatamente, fixando o aprendizado e explorando os conceitos mais profundamente.
o benefício mais facilmente observado desse tipo de metodologia é o maior engajamento dos alunos em relação ao ensino.
Depois, uma das vantagens mais marcantes é o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes.
Ao estudante, reduzido a expectador da aula, cabe apenas memorizar e reproduzir os saberes. Nesse modelo, em geral, há a adoção de testes e provas padronizadas e as diferenças individuais não são levadas em conta.
Educação bancaria, paradigma instrucionista, educação colonizadora (alguns nomes que são conhecidos)
History GCSE AQA B: Modern World History - International Relations: Conflict and Peace in the 20th Century - Topic 2: Peacemaking 1918-19 and the League of Nations