O estado apresneta dois padrões: As formações folestadas- com florestas densas de terra firme, floresta de Várzea, manguezais e Mata de Igapó.
Formações Campestres: Cerrados e Campos de Várzea inundáveis ou aluvionais (lagos).
Formações Florestadas: Floresta de terra firme, floresta de Várzea, manguezais e matas de Igapó
Floresta de terra firme: Ocupa 70% do Espaço Amapaense. Faz contato com o Cerrado em forma de transição ou, abruptamente, com a planície litorânea ao norte, e com ambientes flúvio-lacustres ao sul. Ocorrem tipologias neste ecoasistema como: floresta densa de baixos platôs e sub-mantana.
Floresta de Várzea: Ambiente Florestal de alto porte em plantas trepadeiras e epífitas, segundo maior ambiente florestado do Estado, aqui se planta açaí, bacaba,. Ocorre em toda área fluvional (orla do Rio Amazonas) representa 4,8% do estado. Ocasião de movimentos das MARÉS.
Manguezal: Ocupa 2% do Estado. Presença de bosques, vegetação com raízes aéreas, com solos halófilos (sal), ocorre na costa amapaense devido ao oceanos Atlântico, participa intensamente no aumento de produtividade primária dos mares e estuário, constituindo o berçário de espécies marinhas, crustáceos, aves,. Área de predominância: região norte, noreste e leste.
Mata de Igapó: Regime de alagamento permanente ou pelo alto grau de encharcamento do solo. Conhecidas popularmente no estado como: Áreas de Ressaca
Formações campestres: Cerrados e Campos de Várzea inundáveis ou aluvionais (Lagos)
Cerrados: De natureza campestre e ocupa 6,5% do estado em uma faixa norte-sul. Está concentrada a plantação de soja, milho e eucalipto do Amapá
Campos de Várzea: Ambiente influenciado pelo regime pluvional sazonal e de MARÉS Ciclicas, possui macrófitas aquáticas. Compõe o cenário de áreas deprimidas interligados por uma intensa rede de canais com inúmeros pequenos lagos temporários ou permanentes. maior ocorrência: Na região que vai do Rio Araguari até o Cabo Orange.