Loading [MathJax]/jax/output/HTML-CSS/fonts/TeX/fontdata.js

GEOGRAFIA

Description

Mapa mental sobre a América do sul.
Rafaela Conti Silva
Mind Map by Rafaela Conti Silva, updated more than 1 year ago More Less
Ju Greg
Created by Ju Greg almost 9 years ago
Ricardo l.
Copied by Ricardo l. almost 9 years ago
Rafaela Conti Silva
Copied by Rafaela Conti Silva over 7 years ago
1
0
1 2 3 4 5 (0)

Resource summary

GEOGRAFIA
  1. Vegetação
    1. VEGETAÇÃO LITORÂNEA: Ocupa a porção do Brasil voltada para o litoral nessa área existem muitos manguezais onde a vegetação se desenvolve em solos alagados. Com o processo de expansão urbana e com a industrialização essa paisagem vem sofrendo constante devastação..
      1. MATA ATLÂNTICA; Ocupava originalmente uma extensa área florestal. Atualmente é uma das florestas mais devastadas do Brasil. Cerca de 93% da Mara Atlântica já foi destruída. Grande parte do que restou está em unidades de conservação.
        1. MATA DOS COCAIS: Correspondente à vegetação existente entre a Floresta Amazônica e a Caatinga. Palmares do Babaçu, e de Carnaúba são espécies características da Mata dos Cocais. Essas são as espécies ricas em óleo utilizado na fabricação de diversos produtos.
          1. CERRADO:: Vegetação característica da região Centro-Oeste.. O Cerrado apresenta várias formações desde campos limpos e sujos (predomínio de gramínias praticamente sem árvores).. Até o Cerradão (onde de encontram árvores baixas geralmente de tronco retorcido).. Há uma grande diversidade de espécies no Cerrado..
          2. CAATINGA: É a vegetação presente nas áreas mais secas do Nordeste brasileiro. Formando uma das paisagens menos protegidas e conhecida. O clima semi-árido influência as características da vegetação e da vida animal.
            1. FLORESTA AMAZÔNICA: É uma das maiores florestas do planeta., Na Floresta Amazônica há um grande número de espécies vegetais. e animais que correspondem a cerca de 1/3 as espécies do planeta.
            2. CLIMA
              1. nas regiões de clima equatorial não existe uma estação seca definida e a temperatura do ar é elevada durante o ano inteiro,
                1. TROPICAL; Estes climas são típicos de regiões próximas do equador, não tendo estações do ano. As regiões que apresentam este clima tem em geral fraca variabilidade da precipitação ao longo do ano, (BIPOLAR)
                  1. SUBTROPICAL; Nas áreas de clima subtropical o verão costuma ser curto, porém com temperaturas elevadas. Já o inverno é bastante rigoroso com baixas temperaturas.
                    1. DESERTICO; O Clima desértico caracteriza-se por pequena quantidade de chuvas e grande amplitude térmica. Ocorre tanto em áreas tropicais como em áreas temperadas: norte da África (Saara), Oriente Médio (Neguev), oeste dos Estados Unidos e norte do México (Sonora), litoral do Chile e do Peru (Atacama), Austrália (Gibson), sudoeste da África (Kalahari) e noroeste da Índia (Tar).
                    2. HIDROGRAFIA; A maior parte da hidrografia se localiza em partes montanhosas, desaguando em 2 vertentes; atlântico e pacífico
                      1. REGIÕES DO BRASIL
                        1. OESTE; Cadeias montanhosas, planície e planaltos com altitudes elevadas,
                          1. REGIÃO NORDESTE:: região mais extensa e menos povoada do pais. A Floresta Amazônica e os numerosos rios que cortam toda essa região marcam as atividades econômicas e o modo de vida da população. .
                            1. REGIÃO NORTE:: A região norte ocupa quase metade do território brasileiro é a região mais extensa e menos povoada do pais. A Floresta Amazônica e os numerosos rios que cortam toda essa região marcam as atividades econômicas e o modo de vida da população. Possui 17 milhões de habitantes..
                            Show full summary Hide full summary

                            Similar

                            Feudalismo
                            Malu Miralha
                            Projeto Med 2015: História e Geografia
                            elisacoltro
                            O Clima - Geografia
                            GoConqr suporte .
                            Simulado Geografia
                            Marina Faria
                            Geografia do Brasil
                            JOISSE DE OLIVEIRA
                            Geografia - Mapa do Brasil
                            GoConqr suporte .
                            Blocos econômicos
                            Ighor Ferreira
                            CLIMA GEOGRAFIA
                            Alice Sousa
                            Revolução Industrial século XVIIl e XIX
                            izabelamendeslop
                            Geografia- ENERGIA
                            jpedrohenriques