Hepatite B - HBV

Description

Mapa Mental em Hepatite B - HBV, criado por josue jorge em 03-04-2018.
josue jorge
Mind Map by josue jorge, updated more than 1 year ago
josue jorge
Created by josue jorge over 6 years ago
46
0

Resource summary

Hepatite B - HBV
  1. VÍRUS HBV (Família Hepadnaviridae, envelopado, tropismo hepático, 47 nm de diâmetro, invólucro externo com antígeno de superfície, estrutura interna com antígeno nuclear da hepatite B (AgHBe), DNA viral com fita dupla e a proteína DNA polimerase.)
    1. Ciclo de vida
      1. 1º Infecção da célula.
        1. 2º ligação com o hepatócito através da glicoproteína de superfície pré-S1 e um receptor do hepatócito.
          1. 3º Ataque a membrana da célula.
            1. 4º liberação do conteúdo de DNA viral e de DNA polimerase no núcleo das células.
              1. 5º Produção de RNA mensageiro e de Proteínas.
                1. 6º liberação de cópias do vírus.
                  1. 7º Liberação dos vírus para a corrente sanguínea.
    2. Um terço da população global, 350 milhões de portadores crônicos
      1. Problema mundial
      2. Transmissão
        1. Vias parenteral, da mãe para o filho, no nascimento; sexual; por meio de ferimentos cutâneos, compartilhamento de seringas e agulhas, por transfusão de sangue e em acidentes com material biológico; exposições percutâneas; uso compartilhado de utensílios cortantes.
        2. Efetivo em um terço dos pacientes que o recebem, porém, em determinados pacientes, o transplante de fígado parece ser o único tratamento viável.
          1. Tratamento antiviral
            1. A eliminação do HBV na infecção aguda está associada a uma resposta vigorosa, policlonal e multiespecífica dos linfócitos T CD4+ e T CD8+ aos epítopos do HBV.A ativação prolongada de linfócitos T causada por altos níveis de antígenos virais podem resultar num esgotamento de células T e até mesmo deleção clonal. A extensão dessas vias imunes inibitórias pode definir o curso da hepatite crônica de estado imunotolerante a imunoativo e estado de portador sadio à cirrose.
              1. Aspectos imunológicos
            2. Vacina, crianças, a partir do seu nascimento, nas primeiras 12-24h de vida, esquema de zero, um mês e seis meses.
              1. Prevenção
              2. Infecção aguda, geralmnte benigna; Dois terços apresentam formas assintomáticas e evolui para cura; Um terço tem manifestações clínicas, desses, apenas 10% tornam-se portadores crônicos do vírus, podendo evoluir para hepatite crônica, cirrose hepática e hepatocarcinoma.
                1. HISTÓRIA NATURAL DA HEPATITE B
                2. Fase replicativa precoce com doença hepática ativa; Fase tardia com baixa replicação viral e remissão histológica da doença; 1 a 2% dos casos agudos podem apresentar formas graves como hepatite fulminante ou necrose sub-fulminante
                  1. HEPATITE B CRÔNICA
                    1. FATORES: Idade em que ocorreu a infecção; Tempo de infecção; Idade atual do paciente.) progressão da Hepatite vai depender do equilíbrio entre o sistema imune do paciente e atuação do vírus no organismo.
                      1. Fases
                        1. Sistema imune reconhece o vírus e passa a tolerá-lo, geralmente na infância e em pacientes com menos de 40 anos de idade. O sistema imunológico pouco agressivo em relação ao vírus. Danos ao fígado, pequenos ou quase inexistentes. Exames de sangue de rotina não demonstram alterações. Resultados dos testes HBsAg, HBeAg e DNA positivos. Tem duração de 20 a 30 anos, observa-se melhor em pacientes infectados após os 40 anos, que são casos raros.
                          1. 1º imunotolerante
                            1. Após período de 10 a 40 anos, sistema imunológico deixa de ignorar a infecção e começa a tentar eliminar o vírus de forma rápida. prejudica as células do fígado, pois ao tentar atacar o vírus, ele atacará também a célula que o hospeda. Exames de sangue podem apresentar resultados alterados, especialmente nas transaminases.
                              1. 2° imunoativa
                                1. Depois de ficar um tempo variável de liberação viral, infecção volta a ficar inativa. Os resultados nos níveis virais serão muito baixos e os exames rotineiros praticamente normais, não ocasionando inflamação ou progressão da fibrose. Resultado do HBsAg sempre positivo e indicando presença da infecção. Indicadores de replicação viral (HBeAg e DNA) negativos e, um anti-HBe positivo indicará menor risco de transmissão da Hepatite B. Vírus pode se reativar, fato que ocorre devido ao desequilíbrio entre o sistema imunológico e a convivência com o vírus, podendo resultar em uma cirrose.
                                  1. 3º não replicativa.
                          2. Primeiro detectar-se o antigénio HBs, q persistente entre um e três meses. Posteriormente surge o antigénio HBe, sinal multiplicação do agente infeccioso. Fase com elevado risco de contágio. Surgem os anticorpos, primeiro o anti-HBc; em seguida, o anti-HBe culminando em uma seroconversão, a multiplicação do vírus diminuiu, desaparece o antigénio HBs e surge o anticorpo anti-HBs, que permanece no organismo para o resto da vida e confere imunidade. A presença do antigénio HBe, além das oito semanas, indica que a hepatite está progredindo para a fase crónica. A permanência do antigénio HBs, por mais de seis meses confirma a passagem ao estagio crónico. Biopsia hepática necessária em organismo que apresenta o vírus por mais de seis meses para avaliar a gravidade das lesões do fígado.
                            1. Diagnóstico
                            2. MANIFESTAÇÕES EXTRA-HEPÁTICAS
                              1. GLOMERULONEFRITE. Doença renal, em que ocorre lesão dos Glomérulos ou pequenos vasos sanguíneos nos rins. O principal mecanismo patogênico na doença glomerular associada ao HBV é através da deposição de imunocomplexos no glomérulo.
                                1. POLIARTERITE NODOSA é uma vasculite necrosante sistemática caracterizada pela presença de um processo inflamatório agudo e necrose fibrinóide das artérias de pequeno e médio calibre. Os processos imunológicos responsáveis pela PAN, em geral, começam seis meses após o início da infecção, de forma súbita e a doença costuma ser severa desde o início.
                                  1. SÍNDROME SEMELHANTE À DOENÇA DO SORO ocorre 1 a 6 semanas antes dos sintomas clínicos da hepatite. a síndrome é caracterizada por poliartralgias ou artrite com edema nas articulações e inchaços indistinguíveis de artrite reumatóide aguda.
                                    1. CRIOGLOBULINEMIA MISTA ESSENCIAL é uma doença sistêmica, imunomediada, causada pela precipitação de imunocomplexos a baixas temperaturas. Crioglobulinas mistas isoladas do sangue consistem de IgG, IgM, ocasionalmente IgA, e componentes do sistema complemento. A síndrome clínica é caracterizada pela tríade de artrite recorrente, púrpura e fraqueza, seguida por uma eventual glomerulonefrite, doença pulmonar e vasculite generalizada.
                                      1. SÍNDROME DE GIANOTTI-CROSTI É uma erupção cutânea com início rápido, a qual algumas vezes é pruriginosa e afeta crianças de 1 a 6 anos. As lesões são localizadas nas palmas e dorso das mãos, sola dos pés, pernas, antebraços, cotovelos, joelhos, face e nádegas. Anti-HBs não é detectado durante a fase de dermatite, por isso tem sido postulado que esse anticorpo tem um papel na recuperação
                                      Show full summary Hide full summary

                                      Similar

                                      Macbeth cards
                                      gregory.rolfe
                                      Exchange Surfaces and Breathing Quiz
                                      gordonbrad
                                      The Norman Conquest 1066-1087
                                      adam.melling
                                      John Montague
                                      David Caprani
                                      GCSE Science - B1 - You and Your Genes - Genes, Chromosomes and DNA
                                      GeorgeHaines
                                      Unit 2 flashcards
                                      C R
                                      GCSE Computing: Hardware
                                      Yasmin F
                                      Geography Section 1 (Rivers and Coasts)
                                      Beth Goodchild
                                      Ratios
                                      Sharon Yates
                                      Diabetes Mellitus
                                      Kirsty Jayne Buckley
                                      Passing Dark Colored Urine
                                      Batool Aldaher