AGRICULTURA NO BRASIL O território brasileiro por se estender na direção norte-sul e apresentar variações regionais de precipitação, nele são cultivadas plantas de clima tropical e clima temperado.
A PECUÁRIA BRASILEIRA o maior destaque da pecuária é a criação de gado bovino, sendo o maior exportador de carne do mundo. Pratica- se no Brasil o sistema extensivo, semextensivo e intensivo.
O avanço da pecuária bovina no norte do Mato Grosso, Rondônia e Pará têm causado o desmatamento de grandes áreas.
CULTURAS ESPECIALIZADAS São aqueles que condicionadas principalmente pelo clima e solo, encontram em certas regiões do território brasileiro. Um exemplo é a juta, planta originária da Ásia.
GRANDES CULTURAS COMERCIAS diferentemente das culturas especializadas, as grandes culturas comerciais ocorrem em vastas áreas do território nacional. Utilizam-se técnicas agrícolas avançadas, colocando o Brasil em posição de destaque como maior produtor.
A QUESTÃO AGRÁRIA (1)
HISTÓRIA DO ACESSO À TERRAS Desde o início do processo de colonização, o espaço geográfico brasileiro foi transformado e criado prioritariamemte segundo as necessidades do mercado externo. A partir de 1530 iniciou-se o regime da grande propriedade rural, com a introdução do cultivo da cana-de-açúcar com a sesmaria, havia também os posseiros e mais a frente a Lei de terras surgiu em 1850.
No começo do século XX, a economia do Brasil estava calcada em um mprelo agroexportador e sua estrutura fundiária era a mesma do século anterior. O acesso a terra continuava sendo um grande problema, ao longo da história do Brasil houve diversas manifestações, com a revolução de 30 a oligarquia rural foi enfraquecida. Na década de 50 conseguiram criar a liga dos camponeses, acentuando-se a discussão sobre o acesso de terras.
ESTATUTO DA TERRA criado em 1964, o Estado tem a obrigação de garantir o direito ao acesso à terra para quem nela vive e trabalha. É a forma como legalmente se encontra disciplinado o uso, ocupação e relações fundiárias no Brasil.
Com a intenção de aumentar a produção e a produtividade da agricultura nos países, na época, chamados de Terceiro Mundo, promovendo o uso de sementes híbridas, máquinas e tratores, fertilizantes e defensivos agrícolas. Foi o que ficou conhecido como revolução verde.
ETR e MST
O Estatuto do Trabalhador Rural surgiu no governo Goulart. Os trabalhadores rurais conquistaram: • estabilidade no trabalho após dez anos de serviços prestados • salário mínimo • férias remuneradas • décimo terceiro salário • repouso semanal remunerado e etc
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, cujo principal objetivo era e ainda é o de promover uma reforma agrária no país.
Terminando o "ciclo militar" em 1985 e instalada a Nova República, a situação econômica-social do Brasil era de desemprego, inflação alta, conflitos sociais no Campo e nas cidades. Em 1985 lançaram o Plano Nacional de Reforma Agrária, sendo o fracasso por assentar apenas 82.690 famílias.
Em 1993 prosseguiram os debates sobre a reforma agrária. Utilizou o modelo fiscal para definir e classificar os imóveis rurais.
No início do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, a questão agrária ficou obscurecida pela política de estabilização da economia e combate à inflação. Não tardou para que a questão do acesso à terra retomasse um lugar de destaque, principalmente após uso de violência policial, esses dois acontecimentos levaram o governo a criar em 1996, o Ministério Extraordinário de Política do Desenvolvimento Agrário.