e o fenômeno relacionado ao aparecimento de uma corrente elétrica em um condutor imerso em um campo magnético com a variação do fluxo que o atravessa.
Hans Christian Oesrterd
descobriu que a passagem de uma corrente em um condutor mudava a direção da agulha de uma bússola.
A partir disso mais estudiosos começaram a pesquisar para descobrir uma relação entre o magnetismo e a eletricidade
Em 1831 Michael Faraday com base em resultados experimentais descobriu a indução eletromagnética.
Em seu experimento utilizou um anel feito de ferro e enrolou um fio de cobre em uma metade de anel e outro fio de cobre na metade
Ligou as extremidades do primeiro enrolamento conectou a um outro pedaço de fio de forma que passasse por uma outra bússola colocada a uma certa distância do anel .
No momento da ligação da bateria , identificou que a bússola variava sua direção , voltando a observar o mesmo quando desligava a ligação .
Contudo quando a corrente a permanecia constante permanecia constante não havia movimento na bússola
Ao fazer um experimento movimentando um imã cilíndrico dentro de uma bobina , ele pôde identificar o movimento da agulha do galvanômetro ligado a bobina .
Faraday concluiu que o movimento de um imã gera uma corrente elétrica em um condutor , ou seja ,descobriu a indução eletromagnética .
Lei de Lenz
Em 1834 o físico russo Heinrich Lenz , propôs uma regra para a definição do sentido do sentido da corrente induzida .
A Lei de Lenz enuncia que o sentido da corrente induzida é tal que o campo que ela produz se opõem à variação d fluxo magnético que a produziu
Aplicação da indução eletromagnética , geradores de corrente alternada ,transformadores , tvs , rádios etc....
A Lei de Faraday enuncia que quando houver variação do fluxo magnético através de um circuito , surgirá nele uma força eletromotriz .