Educadores de escolas vêm expressando inquietações sobre o que ensinar e aprender, sobre que práticas educativas privilegiar nas escolas, nos congressos de professores e nos dias de estudo e planejamento. Que diálogo é possível entre a teoria acumulada e as propostas e práticas de reorintação curricular?
Os currículos não nascem prontos: são
uma construção e seleção de
conhecimentos influenciados pela
realidade social, política, cultural,
intelectual e pedagógica.
Textos
Currículo e desenvolvimento humano
Annotations:
A construção e o desenvolvimento dos conceitos se realizam progressivamente e de forma recorrente nos processos de desenvolvimento e aprendizagem.
Educandos e Educadores: seus direitos e o currículo
Annotations:
Necessidade do mapeamento das imagens e concepções dos envolvidos no trabalho coletivo, para subsidiar o debate sobre os currículos.
O texto faz crítica ao aprendizado desenvolvido por competências e habilidades como balizadores da catalogação dos alunos desejados e aponta o direito à educação, entendido como direito à formação e ao desenvolvimento humano pleno.
Currículo, conhecimento e cultura
Annotations:
Aborda a recente preocupação dos pesquisadores sobre as relações entre currículo e conhecimento escolar para as relações entre currículo e cultura.
Diversidade e Currículo
Annotations:
Há uma estreita relação entre o olhar e o trato pedagógico da diversidade e concepção de educação que informa as práticas educativas.
Currículo e Avaliação
Annotations:
A avaliação não pode ser considerada isoladamente, mas deve ocorrer em consonância com os princípios de aprendizagem adotados e com função que a educação escolar tenha na sociedade.
Indagações
Annotations:
Educadores e educandos se vendo e sendo reconhecidos como sujeitos de direitos, colocando os currículos, o conhecimento, a cultura, a formação, a diversidade, o processo de ensino-aprendizagem e a avaliação, os valores e a cultura escolar e docente, a a organização dos tempos e espaços em um novo referente de valor: o referente ético do direito.
Direito a Educação
Recuperar o direito à cultura
Diversidade como dado positivo
Organização
de espaços e tempos
Annotations:
ver o currículo como uma opção específica por uma organização temporal e espacial que condiciona a organização da escola, dos processos de ensinar-aprender.
do trabalho docente e discente
Avaliação
O que se avalia
e como se avalia
Condicionado pelas
competências,
habilidades e
conhecimentos
privilegiados pelo
Currículo
Tempos diferentes de aprendizagem
marcada pela lógica da inclusão, do
diálogo, da autonomia, da mediação, da
responsabilidade com o coletivo.