Anatomia - Conceitos iniciais

Description

Anatomia - Conceitos iniciais
Carlos Leite
Mind Map by Carlos Leite, updated more than 1 year ago
Carlos Leite
Created by Carlos Leite over 4 years ago
11
0

Resource summary

Anatomia - Conceitos iniciais
  1. Clínica (Aplicada)
    1. Inclui os métodos regional e sistêmico de estudo da anatomia e enfatiza a aplicação clínica. Costuma incluir a inversão ou reversão do processo de raciocínio normalmente seguido quando se estuda a anatomia regional ou sistêmica. Em vez de dizer “O nervo... é responsável pela inervação dessa área da pele”, a anatomia clínica pergunta “A dormência nessa área indica lesão de que nervo?”. O aprendizado da anatomia clínica é empolgante por causa de seu papel na solução de problemas clínicos.
    2. Regional
      1. Tem função topográfica (localizatória)
        1. Contempla a organização do corpo em partes principais ou segmentos: um corpo principal, formado por cabeça, pescoço e tronco (subdividido em tórax, abdome, dorso e pelve/períneo), um par de membros superiores e um par de membros inferiores. Podem ser subdivididas em áreas e regiões
          1. É o método de estudo da estrutura do corpo por concentração da atenção em uma parte (p. ex., a cabeça), área (a face) ou região (a região da órbita ou do olho) específica; das relações das várias estruturas sistêmicas (músculos, nervos, artérias etc.) em seu interior; e, depois, das regiões adjacentes em sequência ordenada.
            1. reconhece a organização do corpo em camadas: pele, tela subcutânea e fáscia profunda
              1. Anatomia de superfície
                1. Saber quais estruturas estão situadas sob a pele e quais são perceptíveis ao toque (palpáveis) no corpo vivo em repouso e em atividade. Exame físico e palpação.
                2. Também é possível atualmente por meio de imagens radiológicas e seccionais e da endoscopia.
                3. Sistêmica
                  1. é o estudo dos sistemas que atuam em conjunto para realizar funções complexas. Os sistemas básicos e a especialidade responsável pelo estudo ou tratamento de cada um (entre parênteses) são:
                    1. O tegumento comum (dermatologia) consiste em pele e anexos — pelos, unhas e glândulas sudoríferas, por exemplo — e na tela subcutânea situada logo abaixo dela. A pele, um órgão sensorial extenso, forma o revestimento protetor externo do corpo e seu receptáculo.
                      1. O sistema esquelético (osteologia) é formado por ossos e cartilagem; dá forma básica e sustentação do corpo e é sobre ele que o sistema muscular atua. Também protege os órgãos vitais.
                        1. O sistema articular (artrologia) é formado por articulações e seus ligamentos associados que unem as partes ósseas do sistema esquelético e são os locais em que ocorrem os movimentos.
                          1. Sistema ou aparelho locomotor (ortopedia)
                          2. O sistema muscular (miologia) é formado ou por músculos esqueléticos, cuja ação (contração) move ou posiciona as partes do corpo...ou por músculo liso e cardíaco que impulsiona, expele ou controla o fluxo de líquidos e substâncias contidas.
                            1. O sistema nervoso (neurologia) é formado pela parte central (encéfalo e medula espinal) e pela parte periférica do sistema nervoso (nervos e gânglios, juntamente com suas terminações motoras e sensitivas). Controla e coordena as funções dos sistemas orgânicos, possibilitando as respostas do corpo. Os órgãos dos sentidos, que incluem o órgão olfatório (olfato), o sistema ocular ou visual (oftalmologia), a orelha (audição e equilíbrio — otologia) e o órgão gustatório (paladar), costumam ser avaliados junto com o sistema nervoso na anatomia sistêmica.
                              1. O sistema circulatório (angiologia) é formado pelos sistemas cardiovascular e linfático, que têm ação paralela no transporte dos líquidos corporais.
                                1. O sistema cardiovascular (cardiologia)é formado pelo coração e vasos sanguíneos que impulsionam e conduzem o sangue pelo corpo, levando oxigênio, nutrientes e hormônios até as células e removendo seus resíduos.
                                  1. O sistema linfático é uma rede de vasos linfáticos que retira o excesso de líquido tecidual (linfa) do compartimento de líquido intersticial (intercelular) do corpo, filtra-o através dos linfonodos e o reconduz até a corrente sanguínea.
                                  2. O sistema digestório (gastrenterologia) é formado pelo tubo digestório, desde a boca até o ânus, com todos os órgãos e glândulas associados à ingestão, mastigação, deglutição, digestão e absorção de alimentos e eliminação de resíduos sólidos (fezes) após a absorção de nutrientes.
                                    1. O sistema respiratório (pneumologia) é formado pelas vias respiratórias e pulmões que fornecem ao sangue oxigênio para a respiração celular e retiram dele o dióxido de carbono. O diafragma e a laringe controlam o fluxo de ar pelo sistema, que também pode produzir o som na laringe, que depois é transformado em fala pela língua, dentes e lábios.
                                      1. O sistema urinário (urologia) é formado pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra, que filtram o sangue e, em seguida, produzem, transportam, armazenam e excretam urina de forma intermitente (resíduos líquidos).
                                        1. O sistema genital (ginecologia para mulheres; andrologia para os homens) é formado pelas gônadas (ovários e testículos), que produzem oócitos e espermatozoides, pelos ductos que os transportam e pelos órgãos genitais, que permitem sua união. Após a concepção, o sistema genital feminino nutre e dá à luz o feto.
                                          1. O sistema endócrino (endocrinologia) é formado por estruturas especializadas que secretam hormônios, inclusive glândulas endócrinas individuais sem ductos (como a glândula tireoide), células isoladas e aglomeradas nas paredes do intestino e dos vasos sanguíneos, bem como terminações nervosas especializadas. Os hormônios são moléculas orgânicas transportadas pelo sistema circulatório até células efetoras distribuídas por todas as partes do corpo. Assim, a influência do sistema endócrino é tão ampla quanto a do sistema nervoso. Os hormônios influenciam o metabolismo e outros processos, como o ciclo menstrual, a gravidez e o parto.
                                        Show full summary Hide full summary

                                        Similar

                                        Anatomia: sistema esquelético I
                                        Natália Abitbol
                                        Anatomia Artérias
                                        Filipe Brito
                                        ANATOMIA
                                        flavio.paulo
                                        Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
                                        vitorstoco
                                        51-100 - Anatomia 2015
                                        fergvz
                                        Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
                                        Ana Inês Kruecck Quintas
                                        Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
                                        Ana Inês Kruecck Quintas
                                        ANATOMOFISIOLOGIA - SISTEMA NERVOSO CENTRAL
                                        Keyla Lima
                                        Sistema Reprodutor Masculino
                                        Ana Inês Kruecck Quintas
                                        Patologias dos rins
                                        Celi cs
                                        O Reflexo Inato
                                        Brenda Oliveira Gama