Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
O que Será avaliado
Tema
Tese
Argumento
Proposta de Intervenção
Nota
Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 (mil) pontos.
A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir:
fuga total ao tema;
não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
texto com até 7 (sete) linhas;
impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
desrespeito aos direitos humanos;
folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
Exigências para o desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo
precisão vocabular;
ausência de marcas de oralidade e de registro informal;
obediência às regras de: concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; pontuação; flexão de nomes e verbos; colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos); grafia das palavras (inclusive acentuação gráfica e emprego de letras maiúsculas e minúsculas); e divisão silábica na mudança de linha (translineação).
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a cons- trução da argumentação
Estruturação dos parágrafos – um parágrafo é uma unidade textual formada por uma ideia principal à qual se ligam ideias secundárias.
Estruturação dos períodos – pela própria especificidade do texto dissertativo-argumentativo, os períodos do texto são, normalmente, estruturados de modo complexo, formados por duas ou mais orações, para que se possa expressar as ideias de causa-consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras.
Referenciação – as referências a pessoas, coisas, lugares e fatos são introduzidas e, depois, retomadas, à medida que o texto vai progredindo.