anestesiologia veterinária

Description

Mind Map on anestesiologia veterinária, created by Janaina Pimentel on 16/12/2022.
Janaina  Pimentel
Mind Map by Janaina Pimentel , updated more than 1 year ago More Less
TALITA  ALMEIDA
Created by TALITA ALMEIDA over 6 years ago
Janaina  Pimentel
Copied by Janaina Pimentel almost 2 years ago
0
0

Resource summary

anestesiologia veterinária
  1. Tem como vantagens: Baixo Custo, Dispensa equipamentos, Sofisticados, Não polui o ambiente.
    1. BARBITÚRICOS São derivados do ácido barbitúrico, que é a combinação entre o ácido malônico e uréia. Mecanismo de Ação: Induzem o aumento da condutância aos íons cloreto via GABA, promovem Hiperpolarização da membrana e redução da atividade elétrica do SNC. Exemplo: Tiopental e Pentobarbital.
      1. Alquil-Fenóis – Propofol Mecanismo de Ação: mecanismo exato ainda não esclarecido, mas é semelhante aos dos barbitúricos e benzodiazepínicos potencializando GABA.
        1. Sua farmacocinética é de Curta duração: 15 a 20 minutos (cães) e 30 minutos (gatos) e possui Baixa solubilidade em água.
          1. O Propofol possui Pobre poder analgésico, relaxamento muscular moderado, causam Efeitos mínimos função hepática e renal e são contraindicados quando há choque.
        2. Etomidato É Derivado Imidazólico Carboxilado, possui rápido período de latência e curta duração (10min), pouca ou nenhuma ação analgésica, sendo Indicado para cardiopatas, hipovolêmicos, traumatismos e neurológicos.Etomidato É Derivado Imidazólico Carboxilado, possui rápido período de latência e curta duração (10min), pouca ou nenhuma ação analgésica, sendo Indicado para cardiopatas, hipovolêmicos, traumatismos e neurológicos.
          1. Alto lipossolubilidade, Não cumulativo, Indução e Recuperação rápidas. Sua excreção se da 85% por via renal e 13% via biliar.
          2. Anestesia inalatória
            1. Deve ser inerte, com ponto de ebulição baixo, Não reagir com substâncias alcalina, ser estável em presença de ar, luz e em contato com metais, Não deve ser irritante, sendo necessário Promover rápida indução e rápida recuperação.
              1. Não ter efeitos cardiovasculares, Não deve possuir efeitos tóxicos renais e hepáticos, assim como toxicidade para quaisquer outros tecidos.
                1. Como efeitos: No SNC há Redução do metabolismo central: isofluorano (+) halotano (-) e Aumento do fluxo sanguíneo cerebral (vasodilatação) No sistema Cardiovascular os Anestésicos halogenados: diminuem a pressão arterial No Sistema Respiratório há Depressão da função respiratória No Sistema Neuromuscular o Halotano, enfluorano e o isofluorano causam relaxamento Da musculatura esquelética e Relaxamento da Musculatura uterina (parto)
              2. Na anestesiologia, a concentração alveolar mínima (CAM) é um conceito usado para comparar forças, ou potências, de anestésicos inalatórios. É definida como a concentração de vapor nos pulmões que é necessária para prevenir o movimento (resposta motora) em 50% dos indivíduos em resposta a um estímulo cirúrgico (dor).
                1. Fatores que elevam a CAM: idade (no paciente jovem a CAM é maior do que no idoso) e hipertermia Fatores que diminuem a CAM: MPA; hipoxemia; hipotermia; hipotensão; anemia e gravidez.
                2. Halotano Líquido pesado, não irritante, incolor e de cheiro adocicado; não-inflamável, mais potente pois possui CAM 0,87% - cão, causa perda de consciência suave e bastante rápida o que evolui para anestesia com abolição da dor.
                  1. Enfluorano Líquido claro, incolor com odor suave e adocicado, não-inflamável, tem potência moderada com CAM de 2,2% - cão, indução rápida e suave, recuperação e tranquila, não causa arritmias e não é hepatotóxico.
                    1. Isofluorano Possui odor mais penetrante do que o halotano, não irritante, a potência anestésica é alta com CAM de 1,41 – cão, pode provocar depressão respiratória progressiva e hipotensão e também potencializa a ação dos relaxantes musculares.
                      1. Sevofluorano Baixa solubilidade sanguínea, potência média com CAM de 2,36±0,46% - cão, rápida e suave indução, manutenção e recuperação. Contraindicação em cesarianas ou manipulações obstétricas.
                        1. Desfluorano Vaporizador pressurizado e temperatura controlada, Odor marcante, Menos potente de todos com CAM de 7 a 10%. Contraindicação em cesarianas ou manipulações obstétricas.
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        PATOLOGIAS DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
                        Jéssica Severo Dametto
                        Citoesqueleto
                        Danielle Ciliberto
                        Osteologia part. 1
                        Maíra Paula
                        HEMATOPOIESE
                        Lúh Beatriz
                        Tendinite / Desmite
                        Thais Nepomuceno
                        Sistema Digestório
                        Bruna Ramos
                        Cinomose Canina
                        Tamires Sanches
                        Patogenia Garrotilho
                        Victor Rossi De Souza Silva
                        Tenosinovites
                        Thais Nepomuceno
                        PATOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO SUPERIOR
                        Jéssica Severo Dametto
                        AINEs Medicina Veterinária
                        Alice Rodrigues