Bambu é o nome que se dá às plantas da sub-família Bambusoideae, da família das gramíneas. Essa sub-família se subdivide em duas tribos, a Bambuseae (os bambus chamados de lenhosos ) e a Olyrae (os bambus chamados herbáceos).
Existem cerca de 1250 espécies de bambu, divididas em 90 gêneros. Espalhados por todo continente da terra com exceção da Antartida e da Europa. O Brasil é o país com maior diversidade de Bambu.
O corpo do bambu, caule, lenho ou vara, é o chamado “colmo”, que é caracterizado por nós bem marcados e entrenós distintos
A produção de biomassa renovável semelhante a de eucalipto. A diferença e vantagem do bambu é que ele pode ser cortado, já apresentando alta resistência mecânica e estrutural com três anos de idade, ao ponto que o eucalipto precisa de cerca de sete anos para atingir o ponto mínimo ideal de corte.
PROPRIEDADES MECÂNICAS
Externamente os colmos dos bambus se apresentam longos e flexíveis, e suas paredes possuem uma considerável resistência à compressão, em bambus maduros pode ser maior que a do concreto.
Mas a resistência à tração é a característica de maior destaque uma vez que pode ser comparada à resistência do aço usado na construção civil.
Na parte externa
do bambu, em sua superfície há um composto de sílica e cera que são
análogos à casca de árvores, e que conferem uma camada protetora para
retenção da umidade interna e proteção físico-mecânica de sua estrutura.
O corpo do bambu é bastante esguio e longo e devido a esta característica os referidos vasos e veios têm um tecido de reforço, o esclerênquima, que aumenta suficientemente a resistência de suas estruturas
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS E FÍSICAS
RIZOMAS: São caules subterrâneos que crescem, reproduzem-se e afastamse do bambu para colonizar novos territórios.
COLMO: É um tipo de caule encontrado nas gramíneas. É um tipo de caule em que nós e entrenós são bem visíveis, e podem ser ocos ou cheios
GALHOS: A galharia dos bambus se forma a partir dos brotos, presentes nos entrenós dos colmos, alternando de um lado para outro a cada nó sucessivamente.
FOLHAS CAULIARES: Dão a proteção aos brotos nos entrenós até que os colmos do bambu atinjam o crescimento completo, e os galhos comecem a crescer.