A presença de DNA em uma estrutura celular pode ser detectada por meio de uma técnica de coloração conhecida por reação de Feulgen. Essa reação consiste basicamente em mergulhar o material que se quer submeter à análise em uma solução aquecida de ácido clorídrico e, em seguida, ao reativo de Schiff. O reativo de Schiff é uma solução de fucsina básica descorada pelo anido sulfuroso (SO2). A fucsina básica, por sua vez, é um composto orgânico de caráter básico (pH elevado) muito utilizado na preparação de diferentes corantes utilizados no estudo das células.
A reação de Feulgen é dita POSITIVA se aparecer a cor vermelha, significando que na estrutura analisada existe DNA. Essa reação é específica para o DNA, e a intensidade da cor vermelha que se forma é proporcional à concentração de DNA. Desse modo, pode-se fazer também um estudo quantitativo desse ácido. Como a reação de Feulgen só dá positiva para o DNA, este é dito Feulgen positivo, enquanto o RNA é Feulgen negativo.
Teste de
DNA
O DNA é portador das mensagens
genéticas. A função do RNA é
transcrever a mensagem genética
presente no DNA e traduzi-la em
proteínas.
Normalmente, a energia utilizada em atividades
celulares é proveniente da degradação do ATP em
ADP. A degradação do ADP em AMP, assim como a
degradação do AMP, é um recurso de que a célula
lança mão apenas em casos de extrema importância.
Annotations:
No metabolismo celular normal, moléculas de ATP estão constantemente sendo degradadas em ADP+Pi, liberando energia para as atividades. Por outro lado, usando energia proveniente, principalmente da respiração celular, moléculas de ATP estão constantemente sendo reconstituídas a partir da adição de um grupo fosfato ao ADP.
Vírus não possuem citoplasma
Nem célula
O DNA de qualquer
espécie é igual, já que
tem a mesma
composição para todos.
O número de bases púricas e pírimidicas
são equivalentes, tendo em vista que elas
se ligam. Portanto o quociente entre elas
é 1.
Isótopos Radioativos
Annotations:
Uma vez que a radioatividade pode ser facilmente detectada, os isótopos radioativos são usados como marcadores celulares. Para estudar a localização celular de ácidos nucleicos os pesquisadores utilizam nucleotídeos radioativos que são adicionados ao meio de cultura.
Bases nitrogenadas?
Annotations:
A diferença estrutural existente entre as moléculas de DNA consiste na sequência de bases nitrogenadas.