Created by Lucinalva de Souza
about 7 years ago
|
||
Conceito Sist. Reprodutor Ciclo Menstrual Prof.ª Lucinalva
Sexualidade é um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta. O termo “sexualidade” nos remete a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal. Pode-se dizer que é traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas pelo mesmo. A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque, atração por outras pessoas, com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, é diretamente ligada e dependente de fatores genéticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um.
O sistema reprodutor humano é importante para a manutenção da vida na Terra. O ser humano apresenta a reprodução sexuada e é por meio dela que existe uma troca de material genético entre indivíduos da mesma espécie. Através da junção do óvulo com os espermatozoides , pode-se criar um novo ser humano. Sistema Reprodutor Masculino Principais órgãos: Testículos; Epidídimos; Ductos ou canais deferentes; Uretra; Pênis. Glândulas: Próstata; Glândulas bulbo-uretrais. Sistema genital feminino Principais órgãos: Ovário; Tubas uterinas; Útero; Vagina.
O ciclo menstrual normal dura, em média, 28 dias, tendo início no primeiro dia de menstruação e terminando quando a menstruação do mês seguinte se inicia. Cada ciclo é dividido em 3 fases: 1. Fase folicular: Esta é a primeira fase do ciclo, que se inicia no primeiro dia da menstruação e, dura entre 5 a 12 dias. 2. Fase ovulatória: Nesta fase, o óvulo mais maduro sai do ovário, que é quando ocorre a ovulação, geralmente, por volta do dia 14 do ciclo. 3. Fase lútea: Esta fase acontece, em média, nos últimos 12 dias do ciclo e, durante esses dias, o folículo, deixado pelo óvulo dentro do ovário, começa a produzir progesterona em maior quantidade, para continuar preparando o revestimento do útero para o caso de uma possível gravidez. Quando a fecundação não acontece, o revestimento do útero é eliminado, dando início à menstruação e ao próximo ciclo menstrual. Já se existir fecundação, o óvulo fica grudado nas paredes do útero e o corpo começa a produzir HCG, hormônio que mantém mantém o revestimento do útero até à formação da placenta.
Want to create your own Notes for free with GoConqr? Learn more.