Created by Be Calcerano
about 7 years ago
|
||
Costumes de família Muitas sociedades indígenas eram matrilineares, o que significa que a crianã ao nascer, recebia um nome que ligava à família de sua mãe. Em outros casos, o parentesco podia ser estabelecido a partir do pai. Os casamentos aconteciam entre membros de uma mesma tribo e, em certos grupos, os guerreiros tinham direito. Durante um ano e meio, mães e filhos não se separavam.
A guerra e o ritual antoprofágico A guerra era um valor central da cultura Tupi, servindo para vingar parentes mortos pelo inimigo. Associado à guerra estava o ritual da antropofágia. O prisioneiro era levado à aldeia, onde podia intregar-se á rotina do lugar. Ele devia sr bem tratado e alimentado por uma mulher que lhe era cedida como companheira temporária. Ser devorado era um ritual antoprofáfico, era um destino digno na vida de um guerreiro.
O contato com o "outro" Do lado dos portugueses o espanto foi grande. Eles surprenderam-se com a fauna e a flora locais e com a aparência dos índigenas. A meida que foram conhencendo os costumes nativos os portugueses ficaram ainda mais espantosos, especialmente com os rituais antoprofágicos.
Want to create your own Notes for free with GoConqr? Learn more.