Created by Wellington Pessoa
about 6 years ago
|
||
LEI DE OHM É A LEI QUE RECEBE O NOME DO SEU CRIADOR, ELE ESTABELECE A LEI QUE INTER-RELACIONA AS GRANDEZA D.D.P. (DIFERENCIAL DE POTENCIA), CORRENTE E RESISTÊNCIA. FÓRMULA LEI DE OHM FÓRMULA: V=R x I ONDE: V = D.D.P EM VOLTS R = RESISTÊNCIA EM OHMS (COULOMBS) I = INTENSIDADE DE CORRENTE (CONHECIDO COMO CORRENTE) EM AMPÈRES. OU TAMBÉM V=TENSÃO (V) R= RESISTÊNCIA (OHMS) I= CORRENTE (A) POTÊNCIA ENTENDENDO; DEVEMOS LEMBRAR QUE U=R x I E QUE P= U x I , LOGO U = R x I E TAMBÉM U=P / I, ENTÃO PODEMOS DIZER QUE R x I = P/I OU QUE P= I² x R, NO MESMO RACIOCÍNIO TEMOS QUE P=E²/R. RESUMINDO: P= I² x R E TAMBÉM, P= E²/R CIRCUITO SÉRIES OS CIRCUITOS SÉRIES SÃO AQUELES QUE A MESMA CORRENTE PERCORRE TODOS OS SEUS ELEMENTOS. PARA SE TER A RESISTÊNCIA EQUIVALENTE DE UM CIRCUITO EM SÉRIE DE TRÊS RESISTÊNCIAS R1, R2 E R3 USAMOS A SEGUINTE FÓRMULA: Rt=R1+R2+R3. RESISTÊNCIA TOTAL É A SOMA DE TODOS OS RESISTORES. EX: CONTEMOS QUE CADA RESISTÊNCIA IRÁ VALER 5 OHMS, ENTÃO Rt=5+5+5, OU SEJA Rt=15 OHMS. A RESISTÊNCIA TOTAL SEMPRE SERÁ MAIOR QUE O MAIOR RESISTOR, QUANDO FOR CIRCUITO EM SÉRIE.
CIRCUITO EM PARALELO SÃO OS MAIS UTILIZADOS NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. PARA CALCULAR A RESISTÊNCIA TOTAL USAMOS: LEMBRE-SE QUE EM CIRCUITO PARALELO, A RESISTÊNCIA TOTAL SERÁ MENOR QUE O MENOR RESISTOR. QUANDO TODOS OS RESISTORES SÃO IGUAIS: Rt=R/NR A RESISTÊNCIA TOTAL SERÁ A DIVISÃO DO VALOR DE QUALQUER RESISTÊNCIA (JÁ QUE SÃO TODAS IGUAIS KKK) PELA QUANTIDADE DE RESISTÊNCIAS (TIPO, SE TIVER 3, DIVIDE POR 3, SE TIVER 4 POR 4 E ASSIM POR DIANTE). QUANDO HOUVEREM 2 RESISTORES DIFERENTES: Rt=R1*R2 / R1+R2 A NOSSA RESISTÊNCIA TOTAL SERÁ A MULTIPLICAÇÃO DAS DUAS RESISTÊNCIAS DIVIDIDO PELA SOMA DELAS, MOLEZINHA... LEMBRE-SE, QUANDO HOUVEREM 2 RESISTORES, SE FOREM MAIS EXISTE UM OUTRO MÉTODO. QUANDO HOUVEREM MAIS DE DOIS RESISTORES DIFERENTES: SE LIGA HEIN, ESSA É MEIO COMPLICADA! VOCÊ IRÁ PEGAR OS DOIS ÚLTIMOS RESISTORES FAZER O MÉTODO 2 ACIMA, DEPOIS SUBSTITUÍ-LO PELO RESULTADO. E IRA FAZER DE NOVO E DE NOVO. EX: TEMOS UM CIRCUITO EM PARALELO ONDE R1=5 OHMS R2= 6 OHMS R3=7 OHMS ENTÃO FAREMOS O SEGUINTE: R3*R2 / R3+R2 (SEMPRE OS ÚLTIMOS, MAS A ORDEM DOS FATORES NÃO ALTERA O RESULTADO, ASSIM SÓ FACILITA). 42 / 13 = 3,23 OHMS (AGORA DEVEMOS SUBSTITUIR O R2 E O R3, E NO LUGAR DELES COLOCAMOS APENAS ESSE VALOR E TEREMOS 2 RESISTORES DIFERENTES. VAMOS CHAMAR ESSE RESULTADO DE R4, ENTÃO R4 = 3,23. SOBRARAM APENAS R1 E R4 ( POIS SUBSTITUÍMOS O R2 E R3 PELO R4) . R1*R4 / R1+ R4 ENTÃO 5*3,23 / 5+3,23 , ASSIM 16,15 / 8,23 QUE É IGUAL A 1,96 OHMS NOSSA RESISTÊNCIA TOTAL É SEMPRE MENOR QUE O MENOR RESISTOR, CASO SEJA CIRCUITO PARALELO.
CIRCUITO MISTO É A COMBINAÇÃO DOS CIRCUITOS EM SÉRIE E O CIRCUITO MISTO. NÃO EXISTE UMA FÓRMULA PARA CIRCUITOS MISTOS, O BIZU É IR IDENTIFICANDO SEPARADAMENTE OS RESISTORES E AVALIANDO SE ELES SÃO EM SÉRIE OU EM PARALELO, ASSIM VAMOS APLICANDO AS REGRINHAS DOS DOIS. PARA UM EXEMPLO, CONSIDERE A IMAGEM ABAIXO:
SUPONHAMOS QUE O VALOR DE R1E R3 SEJAM O MESMO, 6 OHMS. E O VALOR DE R2 E R4 SEJAM 4 OHMS; OS VALORES FORAM ESCOLHIDOS ALEATORIAMENTE. SE ANALIZARMOS SEPARADAMENTE, R3 E R4, PODEMOS ENXERGAR UM CIRCUITO EM SÉRIE. ASSIM APLICAMOS A FÓRMULA DO CIRCUITO EM SÉRIE R3+R4 = 6+4 = 10 OHMS. FORMAMOS UM NOVO RESISTOR, VAMOS CHAMÁ-LO DE RA=10 OHMS.RA OCUPARÁ O LUGAR DE R3 E R4. AGORA TEMOS R2 E RA, QUE FORMAM UM CIRCUITO EM PARALELO R2=4 OHMS, RA=10 OHMS. PARA RESISTORES PARALELOS DIFERENTES USAMOS R2*RA / R2+RA, ENTÃO 4*10 / 4 +10, LOGO 40/14 = 2,86 OHMS. TEMOS UM NOVO RESISTOR QUE CHAMAREMOS DE RB = 2,86 OHMS, ESSE TOMARÁ O LUGAR DE R2. ASSIM SOBROU R1 E RB, QUE FICARAM EM SÉRIE, RESISTORES EM SÉRIE APENAS SOMAMOS, 6+2,86 = 8,86. NOSSA RESISTÊNCIA É DE APROXIMADAMENTE 8,86 OHMS.
Want to create your own Notes for free with GoConqr? Learn more.