Created by Luciene Alice de Oliveira
over 4 years ago
|
||
Por que a discussão sobre fake news deve ser levada para a sala de aula. O que são Fake News? Notícias falsas. As Fake News tornaram-se populares em 2016, nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. (Donald trump foi eleito). Após dois anos o país ainda investiga se tais “Fake News”, com conteúdos mentirosos, influenciaram o resultado das eleições dos Estados Unidos. A falta de visão crítica das pessoas no meio digital aumenta os compartilhamentos de notícias falsas. Apesar de existirem contas automatizadas (bots) para replicar as mensagens nas redes sociais e influenciar parte da sociedade o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), revela que as falsas notícias são mais difundidas pela ação humana. Por isso Cristina Tardáguila, diretora da agência Lupa, vê a necessidade de conscientizar o jovem para perceber os limites da cidadania on-line. Como identificar notícias falsas (Fake News): Não ficar apenas na manchete da notícia. Verificar o site original da publicação. Verificar se outros endereços eletrônicos ou veículos de comunicação publicaram a notícia. Notícia antiga pode ser tida como atual, verificar a data e o contexto em que foi publicada
A escola tem papel importante para orientar os alunos que mesmo sendo nativos digitais, às vezes não conseguem distinguir notícias falsas das verdadeiras. Professores devem dialogar com os pais dos alunos para saber como e quando introduzir as tecnologias na vida das crianças e mediar esse processo. (Mônica Fantim). Formação Crítica Importante que a escola oferte formação mais abrangente para formação crítica dos jovens perante as mídias. Na Fake News as manchetes sensacionalistas apelam para o emocional. “Notícia falsa dialoga com crença e gostos” (Cristina Tardáguila). Por isso é importante que o aluno não deixe suas opiniões influenciar na avaliação dessas notícias. Existem cursos gratuitos que oferecem orientação: Plano de aula gratuito instituto Poynter e também o projeto Fake ou News da Agência Lupa e o Canal Futura. É fundamental mostrar para os alunos o valor das notícias verdadeiras e do bom jornalismo para a democracia. (Barbara McCormack). Fake News também pode ser usada para atacar qualquer informação ou noticia que não agrade a quem a consome. É importante a discussão sobre Fake News sobre um debate imprensa e política, especialmente em ano eleitoral. E unir a escola e para além dela no combate das notícias falsas. (Pedro Oliveira Simões). Referência: POR QUE a discussão sobre fake news deve ser levada para a sala de aula. Educação, 2018. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2018/03/28/por-que-discussao-sobre-fake-news-deve-ser-levada-para-sala-de-aula/ Acesso 07/05/2020.
Segue abaixo link do vídeo: Fake news: por que se espalham e como evitar? https://youtu.be/51Au5UCmqnE Referência: UAI Portal. Fake news: por que se espalham e como evitar? 2018. (2m09s). Disponível em: https://youtu.be/51Au5UCmqnE Acesso em: 08 maio. 2020.
Want to create your own Notes for free with GoConqr? Learn more.