Created by maria eduarda claudio dos santos
about 2 years ago
|
||
CAPITULO 26 . . . {os desafios do crescimento urbano} . . . AS VANTAGENS DE VIVER NO ESPAÇO URBANO ; oferece mais serviços de saúde (hospitais, farmácias…)} de lazer (teatros, cinemas, museus, galerias de arte, jardins, parques, infantis)} maior oferta de emprego o que possibilita melhores condições de vida aos seus habitantes.} E um fato interessante é que mais da metade da população mundial mora em áreas urbanas para ser mais exata seria equivalente a 86% no Brasil. . . . o crescimento do percentual da população rural foi impulsionado por fatores repulsão do campo} como a concentração de terras nas mãos de reduzido numero de proprietários, a mecanização das atividades e a vulnerabilidade da produção agrícola em relação a fenômenos como chuvas torrenciais, nevascas e secas, que podem comprometer a qualidade e volume do plantio.
Os principais problemas urbanos. VIOLENCIA. CRESCIMENTO DESORDENADO. INCHANÇO DAS CIDADES. MORADIA EM LUGARES INADEQUADOS. HOSPITAIS SUPERLOTADOS. TRANSPORTE COLETIVO INSUFICIENTE. EDUCAÇÃO DE BAIXA QUALIDADE. DESIGUALDADE SOCIAL. PRODUÇÃO DE LIXO EXAGERADA. DIVERSOS TIPOS DE POLUIÇÃO. ENTRE OUTROS... entre os principais problemas enfrentados pelo espaço urbano estâo aqueles relacionados a habitaçao, a mobilidade urbana e o saneamento basico, alem dos problemas ambientais como; ILHAS DE CALOR. POLUIÇÃO HIDRICA E ATMOSFERICA.
problemas de habitaçao . . . Em muitas cidades ao redor do mundo, milhares de pessoas vivem em habitaçoes precarias, onde nao a abastecimento agua e coleta de esgoto adequadas, conforto, condiçoes adequadas de higiene nem espaço auado para dormir, cozinhar, fazer refeiçoes, tomar banho etc... Mas por que muitas pessoas vivem assim? voce deve ter pensado isso nao è mesmo? bom as pessoas nao vivem assim porque querem vivem assim por falta de opçao, seja pela superlotaçao do espaço urbano, seja por escassez de renda, oque as impossiblita de viver em condiçoes adequadas. Favelas, palafias, e os cortiços jurgem da nessesidade de sobrevivencia social.
MOBILIDADE URBANA}: . . . A mobilidade urbana se refere aos meios que as pessoas tem para transitar pelas cidades, nos quais se incluem desde os meios de transportes particulares ( como carros, e mocicletas e coletivos (trem, metro, onibus etc) ate transportes alternativos (patinetes, bicicletas, entre outros.) Ela é muito importante para o planejamento da cidade, pois influencia na vida das pessoas.
PROBLEMAS AMBIENTAIS } o espaço urbano está sujeito a uma serie de problemas ambientais derivados das intensas alterações provocadas pela atividade humana no espaço geográfico por exemplo esses: Desmatamento Mudanças climáticas Poluição do ar Poluição da água Degradação do solo Geração de resíduos Superpopulação Extinção de espécies Modificação genética . . . POLUIÇAO ATMOSFERICA, SONORA E VISUAL} A queima de combustíveis fósseis, tais como o carvão mineral, o petróleo e seus derivados (gasolina, diesel e querosene), é um dos fatores que mais contribuem para a poluição do ar. Os poluentes podem ser oriundos de usinas termelétricas, que usam esses combustíveis para gerar energia, de fábricas ou do escapamento de automóveis.} Os veículos automotivos, além de lançarem muitos poluentes na atmosfera, contribuem para a poluição sonora. Dessa forma, o barulho excessivo e a poluição visual - gerada pelo excesso de cartazes e painéis publicitários - podem potencializar problemas como estresse, ansiedade e irritabilidade.} . . . O serviço de saneamento básico é responsável pelo tratamento do esgoto, além da drenagem e da limpeza urbana, da coleta de resíduos sólidos e da distribuição de água potável. Para que esse serviço esteja disponível para toda a população, são necessários constantes investimentos na ampliação da rede subterrânea de canos, responsáveis por levar a água tratada até os domicílios e por coletar o esgoto in natura, e em centrais de tratamento de água e esgoto. O esquema a seguir explica as principais etapas do processo de tratamento de água e esgoto.} . . . Além do investimento na rede subterrânea, a atividade de saneamento básico precisa constantemente expandir as áreas atendidas pela coleta de lixo, bem como construir aterros sanitários e usinas de reciclagem e de biogás. Como as cidades produzem diariamente grande quantidade de lixo, a coleta e a destinação final adequada dos resíduos sólidos devem ser rigorosas, pois quando eles são depositados em qualquer lugar e sem os devidos cuidados (como ocorre nos lixões), a saúde da população e o meio ambiente ficam comprometidos.} Atualmente, o serviço de saneamento básico deficiente é uma realidade para muitas pessoas ao redor de todo o mundo. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que 4,2 bilhões de pessoas - 55% da população mundial - não possuem acesso a serviços adequados de saneamento.} . . .
Want to create your own Notes for free with GoConqr? Learn more.