Created by Jorge Arevalo
about 8 years ago
|
||
Classificação Quanto ao Grau de DificuldadeAs questões objetivas podem ser classificadas de acordo com o grau de dificuldade. Adeterminação do grau de dificuldade de uma questão deve estar relacionada ao nível decomplexidade do questionamento e, correlacionada as habilidades e competências queestão sendo avaliadas. Esse grau de dificuldade é definido pela Taxonomia de Bloom,sendo o Comando da questão um fator determinante para definir o nível da questão.
Classificação das questõesQuestões de nível fácilPodem solicitar as seguintes domínios cognitivos (habilidades):- compreensão ou reconhecimento de um conjunto de informações ou um conceito;- definição de premissas ou conceitos;- Identificação ou interpretação de parâmetros;- descrição de conceitos ou do objeto do conhecimento.
Questões de nível médioPodem solicitar os seguintes domínios cognitivos (habilidades):- Analisar termos ou conceitos;- Analisar textos, tabelas ou imagens;- Prever o efeito de uma alteração provável em uma amostra;- Exemplificar ou explicar um conceito;- Aplicar um conhecimento.
Exemplos:ENADE ODONTOLOGIA/ 2013De acordo com os resultados encontrados no Projeto SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, a prevalência de pelo menos um dente incisivo afetado por traumatismoem crianças de 12 anos é de 20,5%.BRASIL. Ministério da Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Brasília, 2011. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/ >. Acesso em: 20 jul. 2013.Um cirurgião-dentista que atua em uma Unidade Básica de Saúde constata, na sua área deabrangência, prevalência de 32% de incisivos permanentes afetados por trauma emcrianças de 12 anos. Nesse caso, para reduzir esse índice, o profissional da Estratégia deSaúde da Família deveráI. elaborar um protocolo de atendimento, estabelecendo a metodologia a serutilizada para a definição dos tipos de traumatismos, as técnicas de tratamento e de monitoramento das eventuais sequelas.II. propor ações de promoção da saúde, com ações intersetoriais e de educação em saúde que visem assegurar medidas de proteção, prevenção de acidentes e comportamentos seguros.III. integrar os profissionais de saúde bucal com o restante da equipe de saúde naabordagem de fatores de risco comuns do traumatismo dentário e de outras lesõestraumáticas.IV. manter uma equipe de atendimento de urgência na Unidade Básica e estabelecer apossibilidade de encaminhamento de paciente ao centro de especialidades odontológicas ou hospital, de acordo com a gravidade e a extensão do trauma e as condições físicas do paciente.
ENADE MEDICINA / 2013 Na tabela abaixo, é apresentada a distribuição do número de empregos formais registrados em uma cidade brasileira, considerada as varáveis sobre setores e gênero, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
Questões de nível difícilPodem solicitar os seguintes domínios cognitivos (habilidades):- Sintetizar conhecimentos;- Planejamento de ações;- derivar relações abstratas;- Avaliação de dados;- Tomada de decisão;- Comparar situações;- Estabelecer a correspondência entre fundamentos e conclusões.
Exemplo:ENADE ODONTOLOGIA/ 2013Uma paciente com 40 anos de idade e portadora de diabetes mellitus frequenta o grupo dediabéticos na Unidade Básica de Saúde, perto de sua residência. A enfermeira da Equipede Saúde da Família (ESF) observa que a paciente apresenta dificuldade no controle daglicemia e a encaminha para avaliação médica, que confirma o quadro. Buscando evoluçãodo tratamento, o médico reitera o controle de dieta, uso diário de insulina,desenvolvimento de atividades físicas e solicita avaliação odontológica, pois observou halitose e gengiva sangrante na paciente. O diagnóstico bucal do cirurgião-dentista da ESF foi de doença periodontal avançada.Considerando o caso relatado, avalie as afirmações a seguir.I. O tratamento odontológico deve ser realizado sob antibioticoterapia profilática e anestesia local com adrenalina, droga de escolha para a hemostasia.II. A paciente deve ser instruída a fazer sua dosagem de insulina e a se alimentar normalmente antes do atendimento.III. A paciente deve ser agendada pela manhã, quando sua glicose está baixa e a atividadeinsulínica é alta.IV. Ocontroledadoençaperiodontalavançadada paciente irá contribuir no controle sistêmico da diabetes mellitus.V. O quadro de diabetes mellitus da paciente mantém estáveis os níveis de crescimento, proliferação e síntese da matriz pelos fibroblastos do ligamento periodontal e gengiva.
Tipos de Questões ObjetivasUma questão objetiva não diz respeito somente ao tipo de resposta que solicita. Esse tipode questão é considerada objetiva devido ao enunciado direto, sem rodeios e preciso. Aobjetividade da questão está relacionada a organização e a forma como o problema écontextualizado e apresentado para a análise do estudante.Existem diversos tipos de questões que podem ser utilizados. A escolha do tipo de questãodeve levar em consideração aspectos como: natureza do conteúdo, complexidade dahabilidade e do nível de competência a serem avaliados, bem como o tipo decontextualização e situação-problema utilizado na questão. Abordaremos alguns dosprincipais tipos de questão a seguir.
Questão de resposta únicaO questionamento é elaborado na forma de pergunta. A pergunta não deve dar margem amais de uma interpretação e a questão deve apresentar opções de resposta minimamenteplausíveis e relacionadas a pergunta.
Afirmação incompletaApresenta o enunciado (Contextualização, Situação-problema e Comando) como umaafirmação a ser completada.ENADE ODONTOLOGIA/ 2013Todo caminho da gente é resvaloso.Mas também, cair não prejudica demaisA gente levanta, a gente sobe, a gente volta!...O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,Sossega e depois desinquieta.O que ela quer da gente é coragem.Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria, E ainda mais alegre no meioda tristeza...ROSA, J.G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
Resposta múltiplaEsse tipo de questão apresenta uma situação contextualizada com afirmativas relacionadas a ela. A seguir, enuncia o problema ou situação problema na forma depergunta ou afirmação incompleta e apresenta uma chave de resposta. Recomenda-seesse tipo de item quando se quer avaliar vários tópicos de conteúdo utilizando uma únicaquestão.
ENADE ODONTOLOGIA/ 2013De um ponto de vista econômico, a globalização é a forma como os mercados de diferentespaíses interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A superação de fronteiras gerouuma expansão capitalista que tornou possível realizar transações financeiras e expandiros negócios para mercados distantes e emergentes. O complexo fenômeno da globalizaçãoresulta da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos e danecessidade de expansão do fluxo comercial mundial. As inovações nas áreas dastelecomunicações e da informática (especialmente com a Internet) foram determinantespara a construção de um mundo globalizado.Disponiv́el em: <www.significados.com.br>. Acesso em: 2 jul. 2013 (adaptado).
InterpretaçãoEsse tipo de questão utiliza textos, gráficos, tabelas, imagens e outras mídias para que o estudante possa fazer interpretações, críticas, inferências, conclusões e generalizações.ENADE ODONTOLOGIA/ 2013Um paciente do sexo masculino, com 40 anos de idade, tabagista, que relata o consumo de20 cigarros por dia há mais de 10 anos, apresenta lesão branca, como a ilustrada na figura.No exame e na abordagem clínica, verifica-se que essa lesão não pode ser removidafacilmente por raspagem.
Asserção e razãoENADE ODONTOLOGIA/2013Uma sociedade sustentável éaquela em que o desenvolvimento estáintegrado ànatureza,com respeito àdiversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequenteda cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas dedesenvolvimento.Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça comequidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim daexploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça,geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e àfelicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer comdignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.TAVARES, E. M. F. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br>. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
ReferênciasBRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Guia deElaboração e Revisão de Itens. Volume 1. Brasília, 2010.BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Prova demedicina. ENADE, 2010.TAXONOMIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida:Wikimedia Foundation, 2015. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Taxonomia_dos_objetivos_educacionais&oldid=42832373>. Acesso em: 24 ago. 2015.KHAN, S. Um mundo Uma escola – A educação reinventada. Editora Intrínseca, ed. 1, 2012.Realização:Fabrício de Melo GarciaE-mail: fabriciomgarcia@gmail.comFormatação, implantação de recursos didáticos (web designers)Equipe do Curso de Educação em Saúde
Want to create your own Notes for free with GoConqr? Learn more.