Question 1
Question
Conforme dispõe o art. 5º § 1º , inc. III, da LDB, zelar pela freqüência do aluno do ensino fundamental à escola é um dever:
Answer
-
do Poder Público, junto aos pais ou responsáveis;
-
exclusivo dos pais ou responsáveis;
-
dos pais ou responsáveis e das associações comerciais;
-
dos pais ou responsáveis e de entidades particulares;
-
dos pais ou responsáveis e dos órgãos auxiliares da escola.
Question 2
Question
O Programa “Mais Educação São Paulo” foi regulamentado conforme o Decreto nº 54.452, que institui o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, PORTARIA Nº 5.930, DE 14 DE OUTUBRO DE 2013. Tal Programa foi instituído com objetivo de promover a melhoria da qualidade social da Educação Básica e consequentemente dos indicadores de qualidade. Sendo assim assinale a alternativa correta que dispõe da forma pela qual a Secretaria Municipal de Educação juntamente com as Unidades Educacionais viabilizarão este programa.
Answer
-
através da metodologia sociointeracionista partindo da realidade social dos alunos da Rede Municipal
-
eficaz interação entre as diferentes etapas e modalidades com lógica, objetivos e ações que as articulem
-
construindo um Projeto Político-Pedagógico com participação da Equipe Escolar juntamente com a Comunidade
-
por meio das parcerias com o Programa Mais Educação do Governo Federal
Question 3
Question
O Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo tem como base a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais (2013), o Plano Nacional de Educação e outros documentos legais. Com base em nestes documentos, assinale a alternativa correta que indica os princípios e conceitos de uma educação de qualidade social.
Answer
-
Inclusão, trabalhar a realidade do aluno, respeito mútuo, atendimento educacional especializado, apoio pedagógico
-
Inclusão, diversidade, respeito e valorização da diferença, autonomia, participação, envolvimento das famílias, cooperação
-
Valores, cidadania, garantia de direitos, inclusão, diversidade, participação, envolvimento das famílias, cooperação
-
Valores, cidadania, garantia de direitos, inclusão, diversidade, respeito e valorização da diferença, autonomia, participação, envolvimento das famílias, cooperação
Question 4
Question
Os sistemas de ensino devem constituir e fazer funcionar um setor responsável pela educação especial, dotado de recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem e dêem sustentação ao processo de construção de educação inclusiva (parágrafo único, art 3º)
Nos termos da Resolução CNE/CEB nª02/2001, por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais,
Answer
-
E não tenham recursos para pagar um atendimento especializado.
-
Optando-se, sempre que possível, pela terminalidade específica do ensino fundamental
-
Excluídas as altas habilidades/superdotação, pela sua grande facilidade de aprendizagem
-
Em todas as etapas e modalidades da educação básica
-
Através de professores especializados em educação especial
Question 5
Question
A Educação Básica, nos termos do art. 21 da LDB, é formada:
Answer
-
pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;
-
pela educação infantil e ensino fundamental apenas;
-
pelo ensino fundamental e ensino médio apenas;
-
pela educação infantil apenas;
-
pelo ensino fundamental apenas.
Question 6
Question
As propostas do Programa Mais Educação São Paulo tem como referências a legislação e normas educacionais vigentes, especialmente:
Answer
-
Constituição Federativa 1988; Lei de Diretrizes e Bases Nacionais 9394/96 e Diretrizes Curriculares Nacionais, Declaração de Salamanca
-
Conferência Nacional de Educação; Plano Nacional de Educação; Diretrizes, Objetivos e Metas para Ed. Escolar Indígena como modalidade de ensino; Diretrizes Curriculares; Elementos conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental; Política Nacional de Educação Especial; Lei 11.645/08 que inclui ao currículo oficial da rede Municipal a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Programa de Metas para a Cidade de São Paulo e Plano de Governo – Um Tempo Novo para São Paulo.
-
Conferência Nacional de Educação, Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais, Elementos conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental, Lei 11.645/08 que inclui ao currículo oficial da rede Municipal a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; Programa de Metas para a Cidade de São Paulo.
-
Constituição Federativa 1988; Lei de Diretrizes e Bases Nacionais 9394/96 e Diretrizes Curriculares Nacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares
Question 7
Question
De acordo com o documento de referência Mais Educação São Paulo "os componentes da Educação Municipal, como a gestão escolar, a organização programática, a formação do profissional em educação, o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), por meio também da tecnologia assistiva, entre outros fatores devem estar organizados em torno de um princípio básico: melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos". Assinale a resposta INCORRETA em relação aos princípios deste Programa:
Answer
-
Valores, cidadania, garantia de direitos, inclusão e diversidade
-
Respeito e valorização da diferença, autonomia, participação, envolvimento das famílias e cooperação
-
Participação, envolvimento das famílias e acesso à informática
Question 8
Question
Na relação entre família e escola, deve-se levar em conta que:
Answer
-
ambas instituições são parceiras no processo educativo
-
são duas instituições com objetivos diferentes e, portanto, sua convivência não pressupõe interação
-
apesar de parceiras, há uma relação hierárquica entre elas, na qual as culturas escolares se sobrepõem às culturas familiares
-
a escola é um espaço destinado às crianças e, portanto, a família deve respeitá-lo e comparecer apenas quando for convocada para tratar de questões pertinentes
Question 9
Question
Para o Ensino Fundamental a proposta de reestruturação em 3 ciclos e a organização de formas de progressão continuada no interior dos dois primeiros ciclos afirmam o processo de construção de conhecimentos e habilidades como contínuo e sobre esse princípio deve estar fundada uma abordagem específica de avaliação. Qual a proposta de avaliação nos Ciclos, conforme o Programa Mais Educação São Paulo?
Question 10
Question
De acordo com os princípios e conceitos do "Mais Educação São Paulo", o ensino fundamental tem como base:
Answer
-
A educação integral desarticulada no currículo da educação básica; apoio pedagógico no turno de aula de acordo as necessidade de cada aluno; educação para as relações etnico-raciais, gênero e sexualidade; educação especial para alunos com necessidade educativas especiais; envolvimento da família; gestão democrática e participativa e princípio de autonomia na construção do Projeto Político-Pedagógico e regimento Educacional.
-
A educação integral articulada no currículo da educação básica; apoio pedagógico complementar de acordo as necessidade de cada aluno; educação para as relações etnico-raciais; educação especial; envolvimento da família; gestão democrática e princípio de autonomia na construção do Projeto Político-Pedagógico e Regimento Educacional e ampliação de vagas para educação infantil.
-
A educação integral articulada no currículo da educação básica; apoio pedagógico complementar de acordo as necessidade de cada aluno; educação para as relações etnico-raciais, gênero e sexualidade; educação especial; envolvimento da família; gestão democrática e participativa e princípio de autonomia na construção do Projeto Político-Pedagógico e Regimento Educacional.
-
Nenhuma das alternativas acima
Question 11
Question
Paulo é um aluno com deficiência e, como tal, está amparado por legislação nacional e municipal. Alguns de seus direitos no interior da escola estão apresentados nas afirmativas que se seguem:
I – O atendimento educacional de alunos com deficiência deve se dar nas classes comuns das escolas, no primeiro ciclo da educação fundamental.
II – O trabalho pedagógico deve envolver os mesmos materiais didáticos utilizados pelos demais alunos, evitando-se assim, qualquer tipo de discriminação.
III – Alunos que apresentam altas habilidades devem realizar atividades que favoreçam o aprofundamento e o enriquecimento dos aspectos curriculares.
IV – A avaliação deve variar segundo características das necessidades especiais do aluno e a modalidade de atendimento escolar oferecida.
É (São) correta(s) a (s) afirmativa(s):
Answer
-
IV, apenas
-
I e II, apenas
-
I e III, apenas
-
III e IV, apenas
-
II,III e IV, apenas
Question 12
Question
Para uma educação comprometida com valores, cidadania, garantia de direitos e inclusão deve promover um trabalho que desconstrua tais práticas de exclusão, violência e desrespeito à diversidade de gênero e sexual. Desta forma faz-se necessárias diferentes ações, considerando discussões acadêmicas, programas institucionais e governamentais e legislação. Assinale as ações para uma educação de qualidade social:
Answer
-
Ampliação dos espaços de diálogo e estudos sobre currículo, formação de educadores e de acompanhamento da aprendizagem articulados à realidade da educação pública do Município de São Paulo.
-
Formação de professores e gestão escolar
-
Proporcionar diálogo na sala de aula com os alunos e formação de educadores
-
Propiciar atividades lúdicas que envolvam todos alunos visando a diversidade cultural
Question 13
Question
O Programa Mais Educação São Paulo propõe o Ensino Fundamental em Ciclos de Aprendizagem dividido em:
Answer
-
Ciclo de Alfabetização; Ciclo Interdisciplinar e Ciclo Autoral
-
Ciclo para Alfabetização; Ciclo Interdisciplinar e Ciclo Autoral
-
Ciclo de Letramento; Ciclo Interdisciplinar e Ciclo Autoral
-
Ciclo de Alfabetização; Ciclo Interdisciplinar e Ciclo de Autoria
Question 14
Question
Por meio das interações, as crianças:
I - produzem culturas infantis;
II - recebem passivamente os conhecimentos transmitidos pelos adultos;
III - modificam continuamente as significações que constroem;
IV - se relacionam com seus parceiros, sem vínculo algum com as práticas sociais vivenciadas na vida adulta.
Estão corretos apenas os items:
Answer
-
I e II
-
II e IV
-
I e III
-
IV
Question 15
Question
O ciclo de aprendizagem, conforme o Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo é definido pelas aprendizagens como uma etapa da escolaridade associada a conteúdos de ensino e a níveis de domínio das competências visadas pelo conjunto do curso. Sendo assim as práticas pedagógicas deverão ser baseadas na:
Answer
-
Metodologia construtivista com objetivo de alfabetizar todos os alunos até o 3º ano do ensino fundamental.
-
Interdisciplinaridade, focando na integração curricular e entre os ciclos de aprendizagem, respeitando o tempo de aprendizagem de cada aluno da Rede Municipal
-
Organização dos tempos e espaços e das interações entre os diferentes sujeitos e objetos do conhecimento; construção/apropriação do conhecimento em períodos em que a singularidade dos estudantes seja respeitada em seus ritmos considerando sua condição social, cognitiva e afetiva; assegurar a formação básica comum e o respeito ao desenvolvimento de valores culturais, étnicos, artísticos, nacionais e regionais.
-
Integração curricular; interdisciplinaridade; nos ciclos de aprendizagem e na autoavaliação
Question 16
Question
Pela leitura dos arts. 205 a 210 da Constituição Federal, pode-se afirmar que:
Answer
-
a educação é um direito de todos e um dever apenas dos sistemas de ensino e do governo;
-
o ensino terá por base, entre outros princípios, o da garantia de padrão de qualidade;
-
o dever do Estado de atendimento em creches e pré-escolas diz respeito apenas a criança de 3 a 5 anos de idade;
-
a atuação da iniciativa privada no ensino é independente, não se condicionando em nada à atuação do Poder Público;
-
o ensino religioso, de matricula facultativa será ministrado no ensino fundamental fora do horário normal de aulas.
Question 17
Question
O currículo na Educação Infantil deve:
Answer
-
privilegiar o trabalho com a Linguagem Verbal, já que é através dela que as crianças aprendem a se comunicar
-
privilegiar o trabalho com a Linguagem Verbal e o Conhecimento Matemático, já que são as competências avaliadas nos testes de Q.I.
-
garantir a vivência de diferentes linguagens, já que todas são necessárias ao processo de construção do conhecimento pelas crianças
-
considerar que os bebês são incapazes de interagir, por ainda não terem aprendido a falar e, portanto, não têm a capacidade de se comunicar
Question 18
Question
Quais são os três princípios que alicerçam o trabalho na Educação Infantil?
Answer
-
Éticos, Políticos e Docentes
-
Políticos, Estéticos e Educacionais
-
Éticos, Estéticos e Públicos
-
Éticos, Políticos e Estéticos
Question 19
Question
Os eixos norteadores da Educação Infantil são:
Question 20
Question
A oferta da educação infantil em creches e pré-escolas, de acordo com o art. 11 da LDB, é incumbência dos:
Answer
-
Municípios, Estados e Distrito Federal da União;
-
Estados e Distrito Federal da União apenas
-
Municípios, Estados e Distrito Federal apenas;
-
Municípios apenas;
-
Estados e Distrito Federal apenas.
Question 21
Question
Um ensino fundamental para todos, direito subjetivo, exige que os Estabelecimentos de ensino:
Answer
-
eliminem as suas barreiras arquitetônicas e mantenham seus currículos sem reorientá-los, pois, garantido o acesso, cabe aos alunos alcançar os objetivos da escola;
-
eliminem as suas barreiras arquitetônicas e adotem métodos e práticas de ensino adequadas às diferenças dos alunos, em geral, oferecendo alternativas que contemplem a diversidade;
-
desenvolvam um movimento de reorientação curricular, não havendo a necessidade de rever os aspectos de acessibilidade do prédio;
-
adotem métodos e práticas de ensino adequadas às diferenças não havendo a necessidade de rever os aspectos de acessibilidade do prédio.
Question 22
Question
De acordo com o art. 205 da Constituição Federal, as três finalidades da educação são: o pleno desenvolvimento da pessoa, o seu preparo para o exercício da cidadania e a sua:
Answer
-
liberdade de aprender, ensinar e pesquisar;
-
formação intelectual, física e religiosa;
-
qualificação para o trabalho;
-
garantia ao direito a padrões de qualidade;
-
promoção física e intelectual.
Question 23
Question
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:
Answer
-
regulamenta tanto a educação escolar como a educação não intencional que ocorre fora da escola;
-
sistematizar os processos formativos das pessoas, existentes no ambiente familiar e no trabalho;
-
organizar a educação informal e a educação que se verifica nos agrupamentos humanos, em especial nas entidades de classe;
-
estruturar os relacionamentos humanos na sociedade, dos quais decorre a educação;
-
disciplinar a educação escolar que se verifica predominantemente através do ensino em instituições próprias.
Question 24
Question
Sobre a Educação Bilíngüe, considere as seguintes afirmativas:
I- Considera que o surdo deve ser exposto o mais precocemente possível a uma Língua de Sinais e, também deve ser ensinada a ele a língua da comunidade ouvinte na qual está inserido, principalmente, na modalidade escrita.
II – Tem por objetivo o desenvolvimento cognitivo-linguistico da criança surda equivalente ao verificado na criança ouvinte.
III – Considera a experiência visual do surdo no processo de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa correta:
Answer
-
Somente as alternativas I e II estão corretas.
-
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
-
As afirmativas I,II e III estão corretas.
-
Somente afirmativa I está correta.
-
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Question 25
Question
O registro do processo de aprendizagem, na Educação Infantil, deve:
Answer
-
Ser exclusivamente escrito e descritivo
-
Ser produzido apenas pelo professor
-
Abarcar uma multiplicidade de instrumentos
-
Ser apenas arquivado, pois é simplesmente um procedimento burocrático
Question 26
Question
A gratuidade do ensino fundamental em estabelecimentos oficiais de ensino é garantida constitucionalmente a alunos de:
Answer
-
até 14 anos;
-
qualquer idade;
-
até 16 anos;
-
até 18 anos;
Question 27
Question
Na intenção de proporcionar uma educação inclusiva eficiente torna-se necessário o conhecimento de elementos-chave para a orientação de um apoio consistente ao aluno:
I – a importância de um planejamento deliberado e contínuo e não apenas um evento anual ou semestral;
II – focalizar as potencialidades dos alunos.
III – incluir pais e alunos como membros participantes de apoio;
IV – dar enfoque contínuo ao atendimento.
Corretas as assertivas:
Answer
-
I,II,III,IV.
-
I,II,III
-
II e III.
-
I e IV.
-
I apenas.
Question 28
Question
(...) qual é a clientela alvo da educação inclusiva?
Pobres
Negros e brancos
Crianças e idosos
Mulheres
Homossexuais
Pessoas com deficiência física e intelectuais
Ou seja- a população desfavorecida economicamente é alvo de estigmas sociais de toda ordem.
Onde se encontra essa clientela-alvo? Geralmente, na periferia dos grandes centros urbanos e nas zonas. Através de que instituição a educação inclusiva terá exeqüibilidade? Sem dúvida, a escola pública, é tradicionalmente reconhecida como a escola dos excluídos.
Os professores estão preparados para esse empreendimento? Não, e é necessário, proceder à sua formação, começando com a informação e conscientização dos mesmos.
O que não se pode em termos de uma visão macro-social – é preparar professores e só depois (depois quando?) proceder a iniciativas de inclusão escolar.
O professor, como agente de mudança, deve ter em mente, sempre, a responsabilidade social que o cargo lhe confere e participar decisivamente do esforço de inclusão – apesar dele mesmo, enquanto categoria profissional, não receber reconhecimento, no Brasil, de sua importância na formação educativa da população.
De acordo com o texto, pessoas com necessidades educacionais especiais compõe a população alvo da educação inclusiva. Sobre a expressão “necessidades educacionais especiais”, considere as afirmativas a seguir:
I – surgiu para evitar os efeitos negativos de expressões utilizadas no contexto educacional, tais como “deficiente”,”retardado”, “anormal”;
II – tem o propósito de deslocar o foco do ensino para o comprometimento do aluno, garantindo seu aprendizado;
III – a concepção de “especial” está vinculada ao critério de diferença significativa daquilo que se oferece para a maioria dos alunos;
IV – o fracasso escolar é uma conseqüência de necessidades educacionais especiais e indica os problemas que devem ser encaminhados e solucionados fora da escola.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Answer
-
I e II
-
I e III
-
II e IV
-
I,III e IV
-
II,III e IV
Question 29
Question
A documentação pedagógica, dos alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, público da Educação Infantil possibilita:
Answer
-
Classificar os alunos de acordo com seu desempenho
-
Apontar os critérios de aprovação e retenção dos alunos
-
Desconsiderar o uso dos registros
-
Historicizar o processo de aprendizagem vivenciado por cada criança e pelo grupo
Question 30
Question
(...) qual é a clientela alvo da educação inclusiva?
Pobres
Negros e brancos
Crianças e idosos
Mulheres
Homossexuais
Pessoas com deficiência física e intelectuais
Ou seja- a população desfavorecida economicamente é alvo de estigmas sociais de toda ordem.
Onde se encontra essa clientela-alvo? Geralmente, na periferia dos grandes centros urbanos e nas zonas. Através de que instituição a educação inclusiva terá exeqüibilidade? Sem dúvida, a escola pública, é tradicionalmente reconhecida como a escola dos excluídos.
Os professores estão preparados para esse empreendimento? Não, e é necessário, proceder à sua formação, começando com a informação e conscientização dos mesmos.
O que não se pode em termos de uma visão macro-social – é preparar professores e só depois (depois quando?) proceder a iniciativas de inclusão escolar.
O professor, como agente de mudança, deve ter em mente, sempre, a responsabilidade social que o cargo lhe confere e participar decisivamente do esforço de inclusão – apesar dele mesmo, enquanto categoria profissional, não receber reconhecimento, no Brasil, de sua importância na formação educativa da população.
De acordo com o texto, considere as afirmativas a seguir:
I – As políticas inclusivas por si só são insuficientes para alavancar transformações estruturais na educação e nas escolas comuns;
II – a inclusão é um processo que rompe com as condições precárias de vida dos excluídos;
III – a inclusão implica a inserção da pessoa em espaço social já existente e excludente;
IV – para se efetivar, a inclusão deve ser gradativa, contínua, sistemática e planejada, a fim de sustentar modificações profundas que demandam ousadia, por um lado e prudência por outro.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Answer
-
I e II.
-
I e III.
-
II e IV.
-
I, III e IV.
-
II,III e IV.
Question 31
Question
(...) qual é a clientela alvo da educação inclusiva?
Pobres
Negros e brancos
Crianças e idosos
Mulheres
Homossexuais
Pessoas com deficiência física e intelectuais
Ou seja- a população desfavorecida economicamente é alvo de estigmas sociais de toda ordem.
Onde se encontra essa clientela-alvo? Geralmente, na periferia dos grandes centros urbanos e nas zonas. Através de que instituição a educação inclusiva terá exeqüibilidade? Sem dúvida, a escola pública, é tradicionalmente reconhecida como a escola dos excluídos.
Os professores estão preparados para esse empreendimento? Não, e é necessário, proceder à sua formação, começando com a informação e conscientização dos mesmos.
O que não se pode em termos de uma visão macro-social – é preparar professores e só depois (depois quando?) proceder a iniciativas de inclusão escolar.
O professor, como agente de mudança, deve ter em mente, sempre, a responsabilidade social que o cargo lhe confere e participar decisivamente do esforço de inclusão – apesar dele mesmo, enquanto categoria profissional, não receber reconhecimento, no Brasil, de sua importância na formação educativa da população.
Sobre os deveres do professor na escola inclusiva considere os itens a seguir:
I – Acompanhar e avaliar, por meio de estratégias e instrumentos, o desenvolvimento da criança.
II – Verificar e sugerir ações em relação à eliminação de barreiras arquitetônicas, atitudinais e curriculares.
III – Observar e diagnosticar as necessidades educacionais especiais dos alunos por meio de instrumentos padronizados de testagem
IV – Elaborar e executar planos para atendimento pedagógico do aluno com necessidades educacionais especiais, individualmente ou em grupo.
São deveres do professor na escola inclusiva apenas os contidos nos itens:
Answer
-
I e II
-
I e III
-
III e IV
-
I,II e IV
-
II,III e IV.
Question 32
Question
O processo de avaliação, na Educação Infantil, pode ser compreendido como um elo entre:
Answer
-
A frequência e as notas das crianças
-
As práticas cotidianas vivenciadas pelas crianças e o planejamento do educador
-
O trabalho da criança em comparação ao trabalho de seus colegas da mesma turma
-
O cuidar e o educar
Question 33
Question
Na Educação Infantil, a avaliação das práticas pedagógicas demanda:
I - sistematização e constância;
II - diagnóstico dos erros e acertos;
III - registro dos percursos individuais e do grupo;
IV - permanente replanejamento.
Estão incorretas apenas as questões:
Answer
-
I, III e IV
-
III e IV
-
II
-
IV
Question 34
Question
É INCORRETO afirmar sobre a Avaliação Institucional:
Answer
-
Na aplicação dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil deve haver representatividade das equipes docente, discente, gestora, de apoio, das famílias e da comunidade.
-
Pode ter o formato de autoavaliação ou de avaliação externa.
-
A avaliação da educação infantil leva em consideração o processo de aprendizagem individual de cada criança.
-
Visa a identificar e planejar intervenções necessárias ao aprimoramento do trabalho e à garantia de um trabalho de qualidade.
Question 35
Question
O processo de avaliação, na Educação Infantil, pode ser compreendido como um elo entre:
Answer
-
A frequência e as notas das crianças
-
As práticas cotidianas vivenciadas pelas crianças e o planejamento do educador
-
O trabalho da criança em comparação ao trabalho de seus colegas da mesma turma
-
O cuidar e o educar
Question 36
Question
De acordo com o documento "Brinquedos e Brincadeiras de Creches - Manual de Orientação Pedagógica", a introdução de brinquedos e brincadeiras nas creches depende de quatro condições prévias.
I - "Aceitação do brincar como um direito da criança";
II - "Compreensão da importância do brincar para a criança, vista como um ser que precisa de atenção, carinho, que tem iniciativas, saberes, interesses e necessidades";
III - "Criação de ambientes educativos especialmente planejados, que ofereçam oportunidades de qualidade para brincadeiras e interações";
IV - "Aproveitamento do tempo de brincar das crianças como momento propício para que o educador se dedique ao preenchimento e organização da documentação pedagógica";
V - "Desenvolvimento da dimensão brincalhona da professora".
Indique qual das opções acima não está incluída entre estas condições:
Question 37
Question
Segundo Vital Didonet, no que tange à avaliação em educação, devemos nos posicionar claramente com relação a alguns pontos concernentes às concepções teóricas e análises de práticas. Entre eles, está a distinção entre:
Question 38
Question
Anete Abramowicz destaca "conceitos da sociologia da infância francesa e inglesa que foram construídos e nos quais operamos". Assinale o item que não está entre eles:
Question 39
Question
De acordo com Maria Carmen Silveira Barbosa, na construção das rotinas na Educação Infantil há fatores condicionantes, como os horários de trabalho dos funcionários, de entrada e saída das crianças e de alimentação. Podemos afirmar sobre os fatores condicionantes:
Answer
-
Não é necessário considerá-los na construção das rotinas
-
É opcional levá-los em consideração na construção das rotinas
-
São os únicos fatores a serem levados em consideração na construção das rotinas
-
É necessário levá-los em consideração na construção das rotinas, mas nem por isso são determinantes
Question 40
Question
Ao falar sobre os projetos pedagógicos na Educação Infantil, Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn afirmam que o acesso dos pais aos registros:
Answer
-
É desnecessário, já que os mesmos não são compreensíveis ao público leigo
-
Possibilita a descoberta do processo cognitivo das crianças
-
É opcional, de acordo com a avaliação da equipe escolar
-
Pode ser prejudicial, pois incentiva o julgamento do trabalho das crianças