A propaganda e a publicidade fazem uso recorrente de diversos instrumentos da linguagem. Todos os dias somos apresentados a inúmeras formas de apresentação de um produto. Qual a alternativa representa o recurso utilizado pelo autor para desenvolver a intertextualidade da imagem?
Todo indivíduo que vive em uma sociedade necessita desenvolver um conhecimento que o permita avaliar a intertextualidade da produção verbal ou não-verbal. Podemos considerar dois tipos de intertextualidade: implícita e explicita. No caso da intertextualidade há também o uso constante da paródia. Qual das alternativas explica a razão da figura 2 ser uma parodia da figura 1 (figura 1 – Mona Lisa de Leonardo da Vinci – figura 2 – Mônica Lisa de Mauricio de Souza):
A figura 2 utiliza as marcas principais da obra de Leonardo da Vinci e inseri em um outro contexto e na figura de uma personagem de quadrinhos.
As duas figuras mostram a mesma visão e constituem apenas uma paráfrase.
A alteração da figura não implica em uma nova leitura da obra e da visão que o individuo tem sobre a arte.
Há uma estilização, pois Mauricio de Souza acrescenta mudanças quando comparamos com a pintura de Leonardo da Vinci.
A figura 1 é uma paródia da figura 2, pois Mônica Lisa foi uma obra produzida antes da pintura de Leonardo da Vinci.
Question 3
Question
A leitura é um ato complexo e requer do individuo um conhecimento de informações para sua compreensão. Identificamos que os textos podem possuir informações explicitas e implícitas. O texto apresentado no quadrinho possui informações:
Menino Maluquinho: Vamos lá, Paizão! Subiu o salário mínimo e eu quero mais mesada!
Pai: Por que eu deveria te dar? O MEU salário não subiu....
Menino Maluquinho: Não?
Pai: A política econômica é assim!
Menino Maluquinho: Em que GOVERNO eu fui crescer!.
A figura 2 apresenta um exemplo de intertextualidade explícita, pois o autor utiliza parte da imagem fonte (figura 1) e altera as personagens.
A figura 2 apresenta um exemplo de intertextualidade explícita, pois o autor não utiliza a imagem fonte e cria um novo cenário.
A figura 2 apresenta um exemplo de intertextualidade implícita, pois o autor utiliza parte da imagem fonte (figura 1) e altera as personagens.
Observamos que a figura 2 corresponde a uma paródia, pois a figura 2 subverte a foto e deforma a ideia original da figura 1.
Observamos que a figura 2 corresponde a uma paráfrase, pois a figura 2 subverte a foto e deforma a ideia original da figura 1.
Question 5
Question
Nosso cotidiano é repleto de intertextualidade e nos jornais e revistas encontramos diversos exemplos. Qual a alternativa representa o recurso utilizado pelo texto B para desenvolver a intertextualidade com o texto A?
Texto A: Alfredo Bosi: “Não me parece que se sustente hoje a ideia de que haja uma cultura brasileira, nacional, única e homogênea. Seria necessário reconhecer a existência de tempos e espaços diferenciados: há uma cultura letrada ou erudita, uma cultura popular de cunho folclórico, uma cultura de massa ou indústria cultural, que atinge várias classes e, por hipótese, uma cultura criadora individualizada. Cada uma tem seu dinamismo próprio, embora as interações não sejam poucas” (Carta Capital, n. 734, 6 fev. 2013).
Texto B: Na visão de Alfredo Bosi, professor e acadêmico, não há uma cultura única no Brasil. Pelo contrário, o professor considera que há uma cultura popular e uma cultura letrada. Cada uma tem sua produção e ritmo próprio.