Question 1
Question
O regime republicano brasileiro, instalado em 1889, passou por diversas mudanças ao longo de seus quase 130 anos. Os anos iniciais foram de graves conflitos e a jovem República necessitava de uma Constituição para se consolidar, a qual foi promulgada dois anos depois. Marque a alternativa que descreve corretamente o modelo político da Constituição de 1891.
Answer
-
Eleições diretas para os cargos do poder Legislativo e indiretas para o poder Executivo; fim da exigência de renda mínima para o exercício do voto; exclusão de analfabetos e mulheres do direito de voto; voto fechado.
-
Eleições diretas para todos os cargos dos poderes Legislativo e Executivo; fim da exigência de renda mínima para o exercício do voto; inclusão de mulheres do direito de voto (desde que alfabetizadas e autorizadas pelos maridos); exclusão dos analfabetos; voto aberto.
-
Eleições diretas para todos os cargos dos poderes Legislativo e Executivo; fim da exigência de renda mínima para o exercício do voto; exclusão de analfabetos e de mulheres do direito de voto; voto aberto.
-
Eleições diretas para os cargos dos poderes Legislativo e Executivo; exigência de renda mínima para o exercício do voto; exclusão de analfabetos do direito de voto; inclusão do voto de mulheres casadas (obedecendo os critérios de renda mínima, idade e de autorização do cônjuge); voto aberto.
-
Eleições diretas para todos os cargos dos poderes Legislativo e Executivo; fim da exigência de renda mínima para o exercício do voto; inclusão de analfabetos e exclusão das mulheres do direito de voto; voto secreto.
Question 2
Question
O conflito ocorrido no final do Século XIX, caracterizado pelo caráter messiânico (religioso) e de contestação social, foi a
Answer
-
Guerra do Contestado.
-
Revolta da Armada.
-
Revolta Federalista.
-
Revolta da Vacina.
-
Guerra de Canudos.
Question 3
Question
Nas três primeiras décadas da república, o Brasil era um país tipicamente agrário. Calcula-se que cerca de 70% da população habitava o campo nesse período. A maioria dos trabalhadores não era proprietária de terra ou vivia da pequena lavoura de subsistência, não tendo acesso à assistência médica e à educação. Esse cenário desfavorável contribuiu de forma significativa para a eclosão de agitações sociais que ocorreram na zona rural durante a Primeira República.
(BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 2013. V. 3: Do avanço imperialista no século XIX aos dias atuais, cap.2: O Brasil na Primeira República, p. 29.)
São exemplos de movimentos sociais rurais no período citado:
Answer
-
Guerra de Canudos e Cangaço.
-
Revolta Federalista e Revolta da Vacina.
-
Ligas Camponesas e Revolta da Armada.
-
Guerra do Contestado e Revolta da Chibata.
Question 4
Question
“Em que pese os centralistas, o verdadeiro público que forma a opinião e imprime direção ao sentimento nacional é o que está nos Estados. É de lá que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam, agitadas, as ruas da Capital Federal.”
CAMPOS SALLES, Manuel Ferraz de. Da propaganda à presidência.
Brasília: UNB, 1983, p. 127.
Nessa passagem, o presidente Campos Salles (1898-1902) sintetiza a estrutura de funcionamento político formulada em seu governo para a Primeira República brasileira. Sobre essa estrutura, assinale a alternativa correta:
Answer
-
O comando da política republicana estava exclusivamente nas mãos dos coronéis que controlavam os municípios de acordo com seus interesses particulares.
-
A despeito dos acordos políticos inerentes ao pacto oligárquico, o livre exercício do voto e a participação eleitoral possibilitavam a constante alternância de poder.
-
Os últimos anos foram marcados por diversas tensões e sérios conflitos como a Revolta da Armada e a Revolução Federalista ocorrida no Rio Grande do Sul.
-
Os debates e as articulações políticas na Capital Federal foram incentivados, valorizando-se, assim, um dos princípios republicanos fundamentais.
-
A concessão de verbas somada às interferências no processo eleitoral garantiam a perpetuação das oligarquias estaduais e seu apoio à política do governo federal.
Question 5
Question
“Análises recentes das sucessões presidenciais na Primeira República (1889-1930) mostram que a famosa aliança entre Minas Gerais e São Paulo, chamada de política do ‘café com leite’, não controlou de forma exclusiva o poder republicano. Havia outros quatro estados, pelo menos, com acentuada importância no cenário político: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.”
VISCARDI, Cláudia. Além do café com leite. In: FIGUEIREDO, Luciano. (Org.). História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013, p. 165.
No referido período, a organização política da República
Answer
-
controlou o resultado das eleições por meio do pacto estabelecido entre diferentes estados.
-
incentivou práticas sociais de mobilização dos trabalhadores em torno das revoltas urbanas.
-
revelou a livre participação dos cidadãos brasileiros na escolha de seus representantes na presidência.
-
apresentou características democráticas com a divisão igualitária do poder entre as elites regionais.
Question 6
Question
O Voto de Cabresto relaciona-se a um modelo político no qual
Answer
-
o voto secreto possibilitava o controle do eleitorado pelos políticos, na República Velha.
-
a soberania mantinha-se inalterada, visto que os eleitores submetiam-se voluntariamente à pressão dos políticos.
-
a Política dos Governadores, apoiada no voto aberto, manteve-se inalterada até a eclosão da Revolução de 1930.
-
os estados menores do Nordeste alcançavam o mesmo peso e importância política dos grandes estados do Sudeste.
-
os eleitores, homens e mulheres, eram obrigados, por lei, a votar nos candidatos de seus respectivos estados.
Question 7
Question
Em agosto de 2016, completaram-se 100 anos do fim da Guerra do Contestado e o ano de 2017 marcará os 120 anos da queda de Canudos, ocorrida em outubro de 1897, frente à poderosa expedição militar enviada pelo Estado republicano brasileiro.
Sobre esses dois eventos, é correto afirmar que
Answer
-
se caracterizam pela oposição dos senhores de terra ao novo modelo político da República que implantara o fim do escravismo e a igualdade legal entre os brasileiros.
-
marcam reações negativas dos setores médios da população urbana contra as mudanças promovidas pela modernização e pela República, que reduziram seus privilégios.
-
demonstram a capacidade do Estado brasileiro daquela época em lidar com questões sociais, como a distribuição de terras e riquezas, de forma pacífica e integradora.
-
se caracterizam pelo messianismo de seus líderes, aliado aos descontentamentos em relação às condições concretas de vida das populações rurais exploradas.