Question 1
Question
Com relação ao que dispõe a Constituição Federal acerca da assistência à saúde, julgue os seguintes itens.
Conforme o texto constitucional, são de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito público e privado.
Question 2
Question
As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
Question 3
Question
Compete aos sistema único de saúde, além de outras atribuições, fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano.
Question 4
Question
É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas sem fins lucrativos.
Question 5
Question
Compete aos sistema único de saúde incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação.
Question 6
Question
As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.
Question 7
Question
Julgue os itens a seguir, acerca da Lei n° 8.142/1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.
Para receberem os recursos, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com: Fundo de Saúde; Conselho de Saúde, plano de saúde; relatórios de gestão; contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento; Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).
Question 8
Question
Julgue os itens a seguir, acerca da Lei n° 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.
O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção, recuperação e reabilitação.
Question 9
Question
Lei n° 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.
As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.
Question 10
Question
Lei n° 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.
A articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades: alimentação e nutrição; saneamento e meio ambiente; vigilância sanitária e farmacoepidemiologia; recursos humanos; ciência e tecnologia;
Question 11
Question
Decreto Presidencial n° 7.508, de 28 de junho de 2011.
Conforme o decreto, rede de atenção à saúde é um conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde em razão de agravo ou de situação laboral.
Question 12
Question
Decreto Presidencial n° 7.508, de 28 de junho de 2011.
O acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde será ordenado pela atenção primária e deve ser fundado na avaliação da gravidade do risco individual e coletivo e no critério cronológico, observadas as especificidades previstas para pessoas com proteção especial, conforme legislação vigente.
Question 13
Question
Decreto Presidencial n° 7.508, de 28 de junho de 2011.
O processo de planejamento da saúde será ascendente e integrado, do nível local até o federal, ouvidos os respectivos Conselhos de Saúde, compatibilizando-se as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos financeiros.
Question 14
Question
Os sistemas de informação são instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados. Julgue os itens a seguir sobre os sistemas de informação em saúde.
O sistema de informações de agravos de notificações (Sinan) é um sistema informatizado de base de dados, gerenciado pela vigilância epidemiológica, alimentado principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam na lista nacional de doenças de notificação compulsória.
Question 15
Question
Os sistemas de informação são instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados. Julgue os itens a seguir sobre os sistemas de informação em saúde.
O sistema de informação de mortalidade (SIM) possibilita o conhecimento da distribuição dos óbitos por faixa etária, sexo, causa e outras informações. A Declaração de Óbito é o documento-base do SIM. É composta de três vias auto-copiativas, pré-numeradas sequencialmente, fornecida pelo MS e distribuída pelas SES e SMS conforme fluxo padronizado para todo o país.
Question 16
Question
Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e suas resoluções, julgue os itens subsequentes.
É dever dos profissionais de enfermagem comunicar formalmente ao Conselho Regional de Enfermagem e aos órgãos competentes fatos que infrinjam dispositivos éticos-legais e que possam prejudicar o exercício profissional e a segurança à saúde da pessoa, família e coletividade.
Question 17
Question
Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e suas resoluções, julgue os itens subsequentes.
É dever recusar-se a executar prescrição de Enfermagem e Médica na qual não constem assinatura e número de registro do profissional prescritor, inclusive em situação de urgência e emergência.
Question 18
Question
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), por meio da Resolução COFEN n° 358/2009, passou a exigir que o processo de enfermagem seja realizado de modo deliberado e sistemático.
Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte prático que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções de enfermagem; e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.
Question 19
Question
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), por meio da Resolução COFEN n° 358/2009, passou a exigir que o processo de enfermagem seja realizado de modo deliberado e sistemático.
Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Ao enfermeiro incumbe a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados, cabendo-lhe, privativamente, o diagnóstico de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas, face a essas respostas.
Question 20
Question
Em fevereiro de 2006, foi publicado, por meio da Portaria/ GM nº 399, o Pacto pela Saúde, no qual se inclui Pacto pela Vida. Neste documento, a Saúde do Idoso aparece como uma das seis prioridades pactuadas entre as três esferas de gestão, desencadeando ações de implementação de diretrizes norteadoras para reformulação da Política Nacional de Atenção à Saúde do Idoso. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
A referida política prevê a inclusão nos currículos escolares de disciplinas que abordem o processo do envelhecimento, a desmistificação da senescência, como sendo diferente de doença ou de incapacidade, valorizando a pessoa idosa e divulgando as medidas de promoção e prevenção de saúde em todas as faixas etárias.
Question 21
Question
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Resolução do COFEN 311/2007, capítulo II, do sigilo profissional, assinale a alternativa que apresenta uma proibição.
Answer
-
O sigilo profissional permanece mesmo quando o fato seja de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.
-
Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo.
-
O profissional de enfermagem, intimado como testemunha, deverá comparecer perante a autoridade e, se for o caso, declarar seu impedimento de revelar o segredo.
-
Franquear o acesso a informações e documentos para pessoas que não estão diretamente envolvidas na prestação da assistência, exceto nos casos previstos na legislação vigente ou por ordem judicial.
-
Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
Question 22
Question
De acordo com a resolução COFEN N° 0527/2016, que atualiza e estabelece parâmetros para o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem nos serviços/locais em que são realizadas atividades de enfermagem, para efeito de cálculo, devem ser consideradas como horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas:
Answer
-
10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intermediário.
-
10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado semi-intensivo.
-
6 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado mínimo.
-
18 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado semi-intensivo.
-
2 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado mínimo.