O filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) escreveu vários estudos filosóficos influentes que envolviam o tema [blank_start]do poder[blank_end]. Ele buscou compreender o poder manifesto nas relações que se fixaram nas instituições sociais, como a família, o hospital, a igreja, a polícia, a escola, etc. Por isso, discordava da perspectiva mais tradicional que tratava o poder como algo [blank_start]centralizado no Estado[blank_end]. No lugar dessa perspectiva, defendia uma rede de influências onde as pessoas estariam o tempo todo tentando satisfazer suas vontades, impondo-as [blank_start]aos outros[blank_end], e realizando um jogo de forças buscando criar uma estabilidade de sua força, ou seja, estabelecer [blank_start]uma relação de poder[blank_end].
Answer
do poder
do amor
da fé
centralizado no Estado
que surgia por acidente radioativo
aos outros
a si mesmas
uma relação de poder
uma relação ética
uma situação de igualdade
aos estrangeiros
Question 3
Question
A luta contra a violência sobre as mulheres põe em cheque a relação de homens e mulheres que tendem a dar privilégios aos homens. Marque TODAS as opções que refletem a luta das mulheres para se libertarem do poder dos homens sobre elas:
Muitas mulheres aceitam aquilo que seus parceiros determinam por medo.
A denúncia das violências é um ato de coragem.
A criação da Lei Maria da Penha.
Passeatas feministas.
O parceiro escolhe qual roupa a mulher deve usar.
Question 4
Question
TEXTO:
O que faz com que o poder se mantenha e que seja aceito é simplesmente que ele não pesa só como uma força que diz não, mas que de fato ele permeia, produz coisas, induz ao prazer, forma saber, produz discurso. Deve−se considerá−lo como uma rede produtiva que atravessa todo o corpo social muito mais do que uma instância negativa que tem por função reprimir. (Foucault. Microfísica do Poder)
O texto acima ressalta que o poder:
Answer
instaura-se a partir do peso da autoridade, por isso, é o mais importante na definição do poder.
se torna eficaz por causa da capacidade de repressão; sendo a repressão seu elemento mais importante.
produz saberes, práticas e discursos que envolvem os indivíduos e molda seus comportamentos.
persegue e elimina saberes, práticas e discursos contrários aos seus interesses.