Question 1
Question
(UFU MG/2013)
Desafio o mais acalorado defensor da reconciliação a apresentar uma única vantagem que este continente possa colher da sua ligação à Grã-Bretanha. Repito e desafio: não se tira disso uma só vantagem. O nosso trigo receberá o seu preço em qualquer mercado da Europa, e as nossas mercadorias importadas terão de ser pagas, compremo-las onde quer que queiramos. Os homens de espírito passivo encaram com certa leviandade as ofensas da Grã-Bretanha e são capazes de exclamar: “vinde, vinde, seremos novamente amigos apesar de tudo”.
PAINE, Thomas. Senso Comum. In. WEFFORT, Francisco Correia
(org.) Os Pensadores. Jefferson, Federalistas, Paine,
Tocqueville. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Adaptado)
Escrito em fevereiro de 1776 na Filadélfia, o panfleto Senso Comum revela
Answer
-
a prevalência dos conflitos internos que inviabilizaram a independência neste período.
-
a tentativa empreendida por Paine de promover o desenvolvimento econômico das colônias.
-
a desvantagem, para as colônias, dos princípios liberais expressos no pensamento inglês.
-
a existência de projetos políticos divergentes em relação ao futuro das 13 colônias.
Question 2
Question
(UFU MG/2002)
Sobre o processo histórico da emancipação política das colônias hispano-americanas, é correto afirmar que:
I– Influenciados pelas idéias iluministas, os movimentos de independência na América hispânica definiram-se ideologicamente pela implantação de sociedades democráticas, em que o voto universal, a liberdade e igualdade de todos foram garantias para o fortalecimento das repúblicas federativas em todo o continente.
II– As populações indígenas, que constituíam o campesinato escravizado pelos espanhóis, viram esses movimentos como libertação da exploração a que eram submetidas. Por isso, foram a principal base de sustentação dos movimentos de independência liderados pelos criollos.
III– no México, o caráter social e étnica, assumido inicialmente pelo movimento de independência, deve-se à organização e mobilização das populações camponesas e indígenas, que lutaram para eliminar os privilégios da aristocracia criolla e espanhola.
IV– A independência política das colônias hispano-americanas está relacionada à invasão da Península Ibérica pelas tropas de Napoleão Bonaparte, que depuseram o rei espanhol, criando, assim, um vazio de poder. Esse vazio de poder foi preenchido pelas Juntas Governativas, que assumiram o direito de autogovernar-se.
Assinale a alternativa correta.
Answer
-
Apenas III e IV
-
Apenas I e II
-
Apenas II e IV
-
Apenas II e III
Question 3
Question
(UFU MG/1996)
Sobre a história norte-americana nos séculos XVIII e XIX, assinale a alternativa INCORRETA.
Answer
-
A Declaração de Independência norte-americana de 1776, representou a concretização dos ideais iluministas em defesa dos interesses burgueses (direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade).
-
A Independência dos Estados Unidos é considerada a primeira revolução americana. Ela foi um marco na crise do Antigo Regime porque rompeu a unidade do sistema colonial.
-
Na base do conflito da Guerra de Secessão (1861–1865) estava a questão da escravidão. No conjunto, tratava-se de um verdadeiro choque de civilizações entre o Norte, industrializado, protecionista e o Sul, essencialmente rural, dominado por uma aristocracia de ricos plantadores.
-
a Marcha para o Leste (1830–1860) reuniu imigrantes japoneses e ingleses, além de trabalhadores americanos insatisfeitos com a lei do direito de propriedade e tinha como objetivo a busca de pedras preciosas e terras virgens.
Question 4
Question
(PUCCamp SP/2016)
Os homens reunidos em sociedade (relevem-me este tom meio pedante) estão virtual e tacitamente obrigados a obedecer às leis formuladas por eles mesmos para a conveniência comum. Há, porém, leis que eles não impuseram, que acharam feitas, que precederam as sociedades, e que se hão de cumprir não por uma determinação de jurisprudência humana, mas por uma necessidade divina e eterna. Entre essas, e antes de todas, figura a da luta pela vida (...)
(ASSIS, Machado de. Obra completa.
Rio de janeiro: Nova Aguilar, 1986, p. 432)
A imposição, pelas metrópoles, de leis severas às populações de suas colônias, contribuiu para acirrar movimentos pela independência nas Américas. Isso pode ser constatado ao examinarmos o impacto
Answer
-
da aprovação da Reforma Bourbônica nas colônias hispânicas, instituindo leis que reforçavam o pacto colonial e o poder da igreja, por meio da Companhia de Jesus, causando, assim, revoltas populares cujo alvo era a figura do Rei da Espanha.
-
da imposição da Lei do Chá, nas Treze Colônias (atuais Estados Unidos), coroando uma sequência de leis consideradas intoleráveis pelos colonos por restringirem a liberdade de comércio e aumentarem a taxação de impostos.
-
da instituição de uma monarquia independente na Nova Espanha (atual México) por sua própria metrópole, a fim de manter elos coloniais sob nova roupagem e sem a interferência da Igreja, causando violenta reação popular.
-
de medidas segregacionistas de cunho racista em Saint Domingue (atual Haiti) pela França, cujo governo censurou os ideais da Revolução Francesa nessa sua colônia caribenha.
Question 5
Question
(FGV/2014)
(...) Nós temos essas verdades como evidentes por si mesmas: que todos os homens nascem iguais; que o seu Criador os dotou de certos direitos inalienáveis, entre os quais a Vida, a Liberdade e a procura da Felicidade; que para garantir esses direitos, os homens instituem entre eles Governos, cujo justo poder emana do consentimento dos governados; que, se um governo, seja qual for a sua forma, chega a não reconhecer esses fins, o povo tem o direito de modificá-lo ou de aboli-lo e de instituir um novo governo, que fundará sobre tais princípios e de que ele organizará os poderes segundo as formas que lhe parecem mais próprias para garantir a sua Segurança e a sua Felicidade.
(Declaração de Independência dos Estados Unidos da América do Norte,
04 de julho de 1776 apud Gustavo de Freitas, 900 textos de História. p. 60)
Segundo o documento, é correto afirmar que
Answer
-
a separação das 13 colônias inglesas da metrópole foi ilegítima, uma vez que os sagrados laços coloniais não foram rompidos, isto é, o Antigo Sistema Colonial assimilou os princípios iluministas.
-
o rompimento dos laços políticos e econômicos com a metrópole baseou-se nos princípios iluministas e deu às ex-colônias o direito de serem Estados livres, com o consentimento dos governados.
-
a quebra das relações entre as 13 colônias e a metrópole tem a sua legitimidade baseada nos princípios do Antigo Sistema Colonial, isto é, na Igualdade, na Liberdade e na Felicidade.
-
os princípios iluministas fundados na Vida, Liberdade e procura da Felicidade sustentam os novos Estados livres e independentes com o consentimento da elite da metrópole.
Question 6
Question
(Mackenzie SP/2013)
A respeito do processo de independência das 13 Colônias, julgue os itens a seguir.
I. Inseriu-se no contexto de crise do Antigo Sistema Colonial, combatendo tentativas de imposição do “Pacto Colonial”, por parte de sua metrópole.
II. Inaugurou a época das lutas pelas independências na América, sendo seguida, quase que ao mesmo tempo, pela independência brasileira.
III. Baseou-se nos princípios liberais do Iluminismo, adotando o federalismo, a tripartição dos poderes e o sufrágio universal para alfabetizados.
IV. Resultou na promulgação de uma Constituição, em 1787, que, apesar de práticas liberais, manteve a escravidão e o poder político nas mãos de certos grupos.
V. Teve na religião católica seu substrato ideológico, por isso, o puritanismo rapidamente espalhou-se pelo país e o “Destino Manifesto” originou a sua expansão territorial.
Estão corretas
Answer
-
III e IV, apenas.
-
I, II, III e IV.
-
I, III e IV, apenas.
-
I e IV, apenas.
Question 7
Question
(UNIUBE MG/2013)
Leia o fragmento com atenção:
“Nós, o povo dos Estados Unidos, com vistas a formar uma união mais perfeita, ordenamos e estabelecemos a presente Constituição para os Estados Unidos da América. Artigo I Secção I – Todos os poderes legislativos concedidos pela presente lei serão confinados a um Congresso dos Estados Unidos, que se comporá de um Senado e duma Câmara dos Representantes. Artigo II Secção I – O poder executivo é conferido a um Presidente dos Estados Unidos da América. Ficará em funções durante um período de quatro anos, e será eleito (...) Artigo III Secção I – O poder judicial dos Estados Unidos será confiado a um Tribunal e aos tribunais inferiores que o Congresso julgue necessário criar e estabelecer (...)”
Constituição dos Estados Unidos da América. In: FREITAS, Gustavo.
900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano Ed. 1976, v.III, p.64.
O fundamento da divisão de poderes da Constituição dos Estados Unidos da América é:
Question 8
Question
(FGV/2012)
“Consideramos (...) que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que para garantir esses direitos são instituídos entre os homens governos que derivam os seus justos poderes do consentimento dos governados; que toda vez que uma forma qualquer de governo ameace destruir esses fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir um novo governo, assentando a sua fundação sobre tais princípios e organizando-lhe os poderes da forma que pareça mais provável de proporcionar segurança e felicidade.”
A Declaração de Independência dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004, p. 53.
Sobre a Declaração de Independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que:
Answer
-
Defendia o princípio da igualdade de direitos dos seres humanos, mas condenava o direito à rebelião como uma afronta à ordem social.
-
O radicalismo da sua formulação, com respeito ao direito de rebelião dos escravos, provocou forte reação dos proprietários de escravos em toda a América.
-
Sua formulação foi baseada no ideário liberal-iluminista e acabou influenciando outros movimentos políticos na América e na Europa.
-
Influenciada pelos tratadistas espanhóis, a declaração defendia a origem do poder divino e condenava a desobediência dos subordinados.
Question 9
Question
(PUC RJ/2012)
Do século XV ao XIX, uma enorme quantidade de africanos foi alocada pelo tráfico negreiro nos territórios americanos que se encontravam sob o controle dos impérios europeus. Por causa dessa imigração forçada, cerca de 400 mil cativos foram enviados para as colônias da América inglesa, 1,6 milhão para a América espanhola e 3,6 milhões para a América portuguesa. Levando-se em conta a intermitente ação do contrabando, chega-se a um total de 10 milhões de pessoas. Sabe-se, entretanto, que a escravatura sobreviveu ao mundo colonial e ajustou-se às formas de governo que, com a independência, dois Estados americanos politicamente soberanos – Estados Unidos e Brasil – adotaram para si.
Analise as afirmativas abaixo que relacionam escravidão e estado-nação independente.
I. Embora a República norte-americana, por princípio, pregasse a ampliação da igualdade política, modificações sutis feitas na Carta Constitucional de 1787 expressaram os arranjos políticos entre os estados escravistas e os estados livres.
II. No Brasil, a escravidão foi defendida apenas pelos cafeicultores fluminenses e mineiros, mas o poder de ambos junto ao Imperador mostrou-se suficiente para mantê-la até o final do Segundo Reinado.
III. Ordem monárquica ou ordem republicana importaram pouco para os escravos naquelas sociedades e para os libertos, que continuaram sendo segregados pela cor e tiveram sua mobilidade social igualmente dificultada.
IV. A aceitação da existência de “diferentes condições de gente” pela Monarquia brasileira e a manutenção de privilégios para alguns cidadãos, contribuíram para tornar a escravidão fenômeno naturalizado aos olhos de muitos contemporâneos.
São afirmativas corretas:
Answer
-
I, II, III e IV.
-
III e IV, apenas.
-
I e III, apenas.
-
I e IV, apenas.
Question 10
Question
(UNIRIO RJ/1996)
O processo de independência das 13 colônias da América do Norte, que culminou com a Declaração de Independência em 1776, relaciona-se à
Answer
-
adoção de uma política liberal pelo Parlamento Inglês, que favoreceu o desenvolvimento colonial ao encerrar o monopólio comercial da Companhia da Índias Orientais sobre a venda do chá (1773).
-
intensificação do controle sobre as colônias da América do Norte, devido à crise econômica inglesa ao final da Guerra dos Sete Anos (1756-63).
-
proibição da cobrança do “imposto do selo”, decretada pela Inglaterra, o que extinguiu a principal fonte de renda do governo colonial americano (1763)
-
sublevação dos colonos, frente às decisões do Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, que reforçava o controle político da metrópole inglesa sobre as 13 colônias (1774).