Question 1
Question
01. (UCS - RS) À medida que a Terra vai realizando o movimento de translação, ela ocupa diferentes posições, o que faz com que a incidência dos raios solares não seja a mesma na superfície do planeta, no decorrer do ano.
Observando a representação do movimento de translação e as estações do ano, na figura, identifique e relacione os desenhos I e II, respectivamente, às estações do ano, no Hemisfério Sul.
Answer
-
inverno, primavera
-
verão, outono
-
outono, primavera
-
inverno, outono
-
verão, inverno
Question 2
Question
(UFPR) - Os movimentos de rotação e translação decorrentes da posição relativa da Terra ao Sol são responsáveis, além da sucessão do dia e da noite e do ano solar, por diversos outros fenômenos. Com relação a tais fenômenos, numere a coluna II de acordo com a coluna I.
COLUNA I
1. Rotação
2. Translação
COLUNA II
( ) Movimento aparente do Sol.
( ) Afélio e periélio.
( ) Desvio dos ventos alísios.
( ) Horários diferenciados (delimitados pelos fusos).
( ) Estações do ano.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna II, de cima para baixo.
Answer
-
1 - 1 - 2 - 2 - 2
-
2 - 2 - 1 - 1 - 1
-
1 - 2 - 2 - 1 - 1
-
1 - 2 - 1 - 1 - 2
-
2 - 1 - 1 - 1 - 2
Question 3
Question
(UP - PR) - Considere a figura, que contém informações relacionadas ao movimento de rotação da Terra, e julgue os itens com F - falso ou V - verdadeiro.
A rotação da Terra...
( ) é realizada de Leste para Oeste.
( ) tem por consequência a sucessão dos dias e das noites.
( ) interfere na circulação das correntes marítimas e massas de ar.
( ) influi nos fusos horários.
( ) apresenta velocidade tangencial que diminui com o aumento da latitude.
De cima para baixo, a ordem correta dos julgamentos é:
Answer
-
F, V, V, V, V
-
F, F, F, V, V
-
F, V, F, F, F
-
F, V, F, V, F
-
V, V, V, F, V
Question 4
Question
(ACAFE - SC) - Dentre os diversos movimentos que nosso Planeta realiza no espaço, o de translação é muito importante, pois trata-se do movimento que a Terra faz ao se deslocar em torno do Sol, em uma órbita elíptica e com duração de aproximadamente 1 ano. Há quatro momentos específicos na translação da Terra que são utilizados para marcar a mudança de estações, ou seja, mudança no ângulo de incidência dos raios solares que trazem luz e calor para a superfície do Planeta.
Sobre este assunto, é correto afirmar:
I. O dia 21 de março corresponde à noite mais longa do ano para quem mora no Hemisfério Sul da Terra, pois marca o início do outono neste Hemisfério.
II. No dia 21 de junho o Sol encontra-se sobre o Trópico de Capricórnio.
III. Os equinócios correspondem às épocas do ano em que os Hemisférios Norte e Sul são igualmente iluminados, correspondendo ao início do outono e da primavera.
IV. No dia 23 de setembro o Sol encontra-se sobre o Trópico de Câncer.
V. O dia 21 de dezembro marca o solstício de verão no Hemisfério Sul.
As afirmativas corretas são:
Answer
-
I, II e IV
-
I e IV
-
III e V
-
I, III e IV
-
II, III e IV
Question 5
Question
(UERN) - A partir da ilustração e considerando o conhecimento relativo aos movimentos da Terra, assinale a
alternativa correta:
Answer
-
O movimento de rotação da Terra explica suas diferentes posições em relação ao Sol e, portanto, as diferentes estações do ano. O movimento se completa ao longo de um ano e a trajetória da Terra descreve um formato de elipse.
-
Os equinócios mostrados na ilustração indicam uma maior variação da duração dos dias e das noites, nas diferentes localizações da Terra. A longitude dos locais em análise deve ser levada em consideração, para que se possa entender melhor as variações de luminosidade.
-
O início do verão no Hemisfério Sul está indicado pela posição 4 da Terra na imagem. Durante três meses, os dias se apresentam longos no Hemisfério Sul e menores no Hemisfério Norte. A variação dos dias depende também da posição latitudinal dos locais em análise.
-
Devido à inclinação do eixo da Terra nos solstícios, os Hemisférios Norte e Sul recebem quantidades iguais de luz e calor. Os solstícios marcam o início da primavera ou do outono, dependendo do Hemisfério em questão.
Question 6
Question
(UCPEL - RS) A impressão que temos em nossa vida cotidiana é de que o planeta Terra está parado. Entretanto, a Terra realiza diversos movimentos no espaço. Os movimentos que mais afetam a vida na Terra são os de rotação e o de translação. Sobre os movimentos da Terra no espaço, é correto afirmar que:
Answer
-
a inclinação do eixo da Terra, de 23º 27’ em relação ao plano de sua órbita ao redor do Sol, apresenta, como principal consequência, a sucessão dos dias e das noites.
-
vemos primeiro o Sol a leste, porque o movimento de translação ocorre de oeste para leste.
-
os hemisférios norte e sul da Terra são igualmente iluminados em duas ocasiões durante o ano, quando ocorrem os solstícios.
-
os equinócios marcam o início do inverno e do verão.
-
as horas e o fusos horários decorrem do movimento de rotação da Terra.
Question 7
Question
Considere a figura e marque a alternativa correta.
Answer
-
O eixo da Terra está inclinado 66º 32' em relação ao eixo solar.
-
Os raios solares incidem perpendicularmente na linha 1 (solstício de 21 de junho) quando inicia o verão para o hemisfério Meridional.
-
Em 21 de março ocorre um equinócio e o Sol incide perpendicularmente na linha 2.
-
O movimento aparente do Sol (MAS) é executado do oriente para o ocidente (no sentido contrário ao movimento de rotação terrestre).
-
A figura representa ocorrência do solstício de verão para o hemisfério Norte, sendo possível nas grandes latitudes boreais observar o fenômeno do sol a meia-noite.
Question 8
Question
Tomando a esfericidade do planeta Terra, a inclinação do seu eixo de rotação e o movimento de translação,
assinale a alternativa correta.
Answer
-
A consequência única das características supracitadas é a existência de fusos horários.
-
Fenômenos como os dos solstícios e equinócios são decorrentes da conjunção destes fatores, aliados à proximidade do planeta Terra com relação ao seu satélite natural.
-
A incidência da radiação solar independe dos aspectos mencionados, sendo equitativa às diversas regiões do planeta.
-
Os fusos horários, a mudança de data e as características geológicas são consequências diretas das particularidades mencionadas.
-
Em nosso planeta, são responsáveis pela presença de zonas climáticas, estações do ano e pela sucessão e duração do dia e da noite.
Question 9
Question
Sobre os principais movimentos astronômicos da Terra, considere a figura e marque a alternativa correta.
Answer
-
O movimento demonstrado pela figura é responsável pela sucessão dos dias e noites e também pela variação do nível das marés.
-
Nas datas de 21 de março e 23 de setembro ocorrem solstícios e correspondem, respectivamente, às posições 1 e 3 da figura.
-
A inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao Sol não influencia nas estações do ano. As "estações" são determinadas pela órbita elíptica (periélio e afélio).
-
Em 2 e 4 ocorrem equinócios, datas em que o fotoperíodo tem a mesma duração para os hemisférios Norte e Sul.
-
Os percursos das grandes correntes aéreas e marítimas são influenciados pelo movimento demonstrado pela figura.
Question 10
Question
(UEPG - PR) Sobre o planeta Terra, seus movimentos e inclinação de seu eixo, assinale o que for correto.
Answer
-
Apenas no Equador e nos polos da Terra não há diferença na duração dos dias e das noites do inverno para o verão. Sempre durão 12 horas, tanto os dias quanto as noites.
-
Os dias são longos no verão e curtos no inverno, o que é uma consequência direta do movimento de translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação à eclíptica.
-
Os dias e as noites, bem como suas durações no transcorrer do ano, relacionam-se aos movimentos de rotação e translação do planeta, já que a posição da Terra em relação ao Sol determina o ângulo de incidência dos raios solares sobre a superfície terrestre, e o menor ou maior tempo de iluminação sobre a mesma.
-
As estações do ano são mais distintas nas zonas polares da Terra, já que nas demais zonas (tropicais e temperadas) é quase sempre quente.
Question 11
Question
Um menino que mora em uma cidade localizada sobre a linha do Equador (latitude 0º) quer construir uma casa para a morada de pássaros, de forma que possa aproveitar melhor a entrada de raios de Sol. O menino deve colocar a entrada da casa orientada no sentido:
Answer
-
norte, pois assim terá Sol na maior parte do ano.
-
oeste, pois terá sempre o Sol da manhã nas estações de inverno e verão.
-
sul, pois terá sempre o Sol na estação do inverno, mas não no verão.
-
norte, pois terá sempre o Sol na estação do inverno, mas não no verão.
-
leste, pois sempre terá o Sol da manhã nas estações de inverno e verão.
Question 12
Question
(PUCRS) - Levando em consideração o horário, a posição do sol, a posição da sombra e a latitude, é possível concluir que o menino do desenho se encontra no Hemisfério _________, pois ___________________.
Answer
-
Norte – o sol encontra-se ao norte, posição permanente, nesse horário, nos equinócios.
-
Sul – a sombra, nesse horário, está ao sul, local de entrada de luminosidade em todas as estações do ano.
-
Norte – o sol encontra-se ao norte, lugar de entrada da luminosidade no verão.
-
Sul – o sol encontra-se ao norte, lugar de entrada de maior luminosidade, em todas as estações do ano.
-
Norte – a sombra encontra-se ao norte, lugar de entrada de maior luminosidade em todas as estações do ano.
Question 13
Question
(UNESP - SP) - Durante os meses de julho e agosto, período em que as temperaturas se elevam significativamente, amanhece mais cedo e o Sol se põe apenas por volta das 22 horas. Assim, das 24 horas do dia, o local permanece iluminado por pelo menos 18 horas, e a noite torna-se apenas um fenômeno passageiro.
Considerando conhecimentos geográficos sobre a incidência dos raios solares no planeta ao longo das diferentes épocas do ano, é correto afirmar que o local abordado no texto está representado no mapa pelo número:
Question 14
Question
(UNICURITIBA - PR) - Observe atentamente a ilustração e avalie as afirmativas referentes ao mecanismo das estações do ano.
Answer
-
As estações do ano dependem da combinação do movimento de rotação da Terra com a obliquidade da eclíptica, influenciando atividades econômicas como a agricultura e o comércio internacional.
-
Quando o plano da órbita terrestre coincide com o plano do Equador, ocorrem os equinócios, que correspondem às épocas de maior igualdade na distribuição de luz e calor no planeta.
-
No solstício de 21 de dezembro o Sol encontra-se sobre o Trópico de Capricórnio, iniciando o verão no hemisfério Sul. Nessa época, verifica-se grande desigualdade na duração de dias e noites em todo o planeta.
-
O equinócio de 21 de março marca o dia mais longo do ano para os habitantes do hemisfério Norte, e a noite mais longa para os habitantes do hemisfério Sul.
-
A calota polar do hemisfério Norte permanece em total escuridão por cerca de três meses a partir de 21 de junho, quando o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer.
Question 15
Question
(PUCSC) - Todos os corpos celestes do universo possuem movimentos, o mesmo acontece com a Terra. Os principais movimentos do nosso planeta são dois, rotação e translação, cujo o efeito percebemos no cotidiano. Sobre o movimento da Terra e suas implicações assinale a alternativa correta:
Answer
-
As diferentes estações do ano decorrem do movimento de rotação, em conjugação com a inclinação da Terra, em relação ao plano de órbita do planeta.
-
O leve achatamento das regiões polares bem como a dilatação na região equatorial são fenômenos diretamente relacionados ao movimento de rotação da Terra.
-
O movimento de translação é responsável pela sucessão dos dias e das noites (se a Terra não girasse, era sempre dia, na parte voltada para o Sol e sempre noite, na parte escura).
-
O movimento que a Terra e o Sol executam, simultaneamente ao redor do centro da Via Láctea, descrevendo uma trajetória helicoidal, chama-se nutação.
-
O movimento de revolução é de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta Terra. Através dele há a alternância de dias e noites.
Question 16
Question
(UFRGS) - Observe as cidades A e B e suas posições geográficas em relação ao círculo de iluminação solar, a partir da dinâmica do movimento de rotação da Terra.
Considere as seguintes afirmações sobre as cidades.
I. Os moradores da cidade B terão uma longa noite pela frente.
II. Um morador da cidade A, ao amanhecer, prepara-se para as atividades do dia.
III. Os moradores da cidade A têm os seus relógios adiantados em relação aos moradores da cidade B.
Answer
-
Apenas I.
-
Apenas II.
-
Apenas III.
-
Apenas I e II.
-
Apenas II e III.
Question 17
Question
(FGV - SP) - “No Afeganistão, a yelda é a primeira noite do mês de jadi, a primeira noite do inverno, e a mais longa do ano. Como mandava a tradição, Hassan e eu ficávamos acordados até mais tarde, com os pés enfiados debaixo do kursi, enquanto Ali atirava cascas de maçã no fogareiro e nos contava velhas histórias de sultões e de ladrões para passar o tempo dessa noite que era a mais comprida de todas. Foi por meio de Ali que fiquei conhecendo a tradição de yelda, daqueles meses enfeitiçados, que se precipitam para as chamas das velas, e dos lobos que sobem ao alto das montanhas em busca do sol. Ali jurava que quem comesse melancia na noite de yelda não sentiria sede durante o verão seguinte.”
Considerando os fenômenos registrados no texto, bem como a localização do Afeganistão, é correto afirmar que:
Answer
-
a data provável para o "jadi" é o dia 21 de junho, o solstício de inverno no Hemisfério Norte.
-
a noite mais comprida no Hemisfério Norte, que marca o equinócio de outono, é 23 de setembro.
-
a esfericidade do planeta Terra permite uma maior insolação nas regiões próximas ao Equador, portanto são inverossímeis as condições registradas nessa obra de ficção.
-
se as condições meteorológicas permitirem, a noite mais longa no Afeganistão será entre o dia 21 ou 22 de dezembro, pois depende do ano bissexto.
-
o solstício de inverno no Afeganistão é 21 de dezembro, quando o Trópico de Câncer recebe menor incidência dos raios solares.
Question 18
Question
(UEM - PR) - Assinale o que for correto sobre os movimentos da Terra e as suas implicações.
Answer
-
No movimento de rotação, a Terra gira de oeste para leste.
-
As diferentes estações do ano decorrem do movimento de translação, em conjugação com a inclinação do eixo da Terra, em relação ao plano de órbita do planeta.
-
O movimento de rotação, de ciclo anual, interfere diretamente na circulação atmosférica, na velocidade e na direção das correntes marinhas.
-
Os solstícios, em junho e em dezembro, e os equinócios, em março e em setembro, decorrem do posicionamento da Terra em relação ao Sol, no decorrer do ano.
-
A sucessão e a duração dos dias e das noites são consequências diretas das diferenças de velocidade verificadas no movimento de translação, à medida que a latitude aumenta, do Equador aos polos.
-
O leve achatamento das regiões polares bem como a dilatação na região equatorial são fenômenos diretamente relacionados ao movimento de rotação da Terra.
Question 19
Question
Hora plena a do meio-dia
As figuras não projetam sombras
A luz incide, vertical, nas criaturas
Hora total em que o ser atinge a plenitude.
Esses versos da poetisa curitibana Helena Kolody (1912-2004) retratam uma situação do cotidiano de todas as pessoas: a hora do meio-dia, denominada por ela “hora plena”. Se sua mensagem metafórica for analisada sob o ponto de vista geográfico e considerando-se a cidade de Curitiba, é correto afirmar:
Answer
-
Em Curitiba, não há projeção de sombras ao meio-dia porque em todos os dias do ano os raios solares incidem verticalmente ao meio-dia.
-
Em realidade, essa situação de ausência de sombras ao meio-dia em Curitiba só ocorre duas vezes ao ano: nos equinócios de primavera e de outono.
-
No solstício de verão há mais horas iluminadas, por isso não há projeção de sombras ao meio-dia.
-
A posição latitudinal da cidade de Curitiba, ao sul do Trópico de Capricórnio, impossibilita que os raios solares incidam verticalmente em qualquer época do ano.
-
A ausência de sombras ao meio-dia é, por si, uma colocação metafórica. Ela não ocorre na Terra, pois sempre existe sombra, em qualquer latitude e em qualquer hora iluminada do dia.
Question 20
Question
(UCS - RS) - O estudo do planeta Terra antecede o século II d.C, quando muitos astrônomos tornaram públicas suas idéias. Um deles, Cláudio Ptolomeu, publicou o livro Almagesto, no qual defendia a ideia de que a Terra era o centro do Universo (concepção geocêntrica). Somente em 1543, o astrônomo polonês Nicolau Copérnico publicou obras divulgando a concepção heliocêntrica (o Sol como centro do Universo).
Atualmente, pode-se considerar que a Terra possui vários movimentos, destacando-se os de rotação e translação.
Observe as figuras.
Com base nas figuras, analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das seguintes proposições.
( ) Suponha a Terra girando em torno do Sol, com seu eixo exatamente na direção perpendicular ao plano de sua órbita. Nesse caso, não haveria estações do ano, pois a luz solar atingiria igualmente os dois hemisférios terrestres em qualquer época do ano, conforme demonstrado na figura A.
( ) De acordo com a figura B, estando o eixo de rotação da Terra inclinado a menos de 90° em relação ao plano orbital, um dos hemisférios terrestres receberá mais diretamente a luz do Sol do que o outro, independentemente da posição da Terra em relação ao Sol.
( ) Suponha a Terra girando em torno do Sol, mantendo seu eixo sempre “apontado” para a mesma direção do espaço e sempre com a mesma inclinação. Como a Terra completa uma volta em torno do Sol em um ano, a cada seis meses, um dos hemisférios receberá mais diretamente a luz solar, conforme demonstra a figura A.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
Answer
-
V - V - F
-
F - V - V
-
V - F - F
-
V - F - V
-
F - F - F
Question 21
Question
(UERJ) - Como pode ser observado na figura, a Terra possui uma inclinação de 23º 27' em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol, o que gera vários fenômenos físicos.
Aponte duas alterações, uma no clima e outra na duração dos dias e das noites, que a ausência dessa inclinação provocaria.
Answer
-
no clima a ausência das estações do ano e modificações no regime dos ventos;
-
a duração dos dias e das noites, seria eliminada a variação do fotoperíodo no transcorrer do ano; permanecem 12 horas de dia e 12 horas de noite em todas as estações
-
o tempo de duração dos dias e das noites se manteria inalterado porque o eixo de inclinação terrestre não influência.
-
as estações do ano não sofrem alteração porque a Terra continuará o movimento de translação e a variação do fotoperíodo se manterá.
Question 22
Question
(Fuvest-SP) - Identifique e relacione as figuras I, I e II às estações do ano no Hemisfério Sul.
Answer
-
I - Inverno, II - Primavera, III - Verão.
-
I - Outono, II - Verão, III - Primavera.
-
I - Inverno, II - Primavera, III - Outono.
-
I - Primavera, II - Inverno, III - Verão.
-
I - Primavera, II - Verão, III - Inverno.
Question 23
Question
(Fuvest-SP) - Explique as variações do período de iluminação para as cidades de São Paulo e Belém, relacionando-as com o “horário de verão”.
Answer
-
Em São Paulo (que é "cortada" pelo Trópico de Capricórnio) a posição latitudinal ocasiona a ampliação do período de iluminação durante o verão e redução no inverno.
-
Em Belém, localizada próxima à linha equatorial, a variação do período de iluminação entre o verão e o inverno é desprezível porque a região recebe grande insolação durante todo o ano.
-
Como a variação ocorre em São Paulo e em Belém não, o horário de verão - que aproveita o maior período de iluminação do verão - é implantado somente no Centro-Sul do Brasil.
-
Em Belém a variação do período de iluminação entre o verão e o inverno é muito evidente porque a região recebe pouca insolação durante todo o ano.
-
Na cidade de São Paulo o período de iluminação durante o verão e o inverno são praticamente indistinguíveis.