UDESC 2009
Assinale a alternativa CORRETA, em relação à chamada "Primavera dos Povos".
Answer
A "Primavera dos Povos" não influenciou a formação dos movimentos sociais do Século XIX.
Foi uma revolução brasileira, mas que atingiu também outros países do Cone Sul.
Houve influência da "Primavera dos Povos" no Brasil através do movimento dos "Seringueiros''.
Atribuição colocada ao movimento revolucionário francês em 1848, que derrubou a monarquia de Luis Felipe e trouxe a discussão a exploração burguesa e a dominação política.
A influência da "Primavera dos Povos" se restringiu às preocupações francesas do período.
Question 2
Question
"A nova onda se propagou rapidamente por toda a Europa. Uma semana depois da queda de Luís Filipe I, o movimento revolucionário tomou conta de uma parte da Alemanha e, em menos de um mês, já estava na Hungria, passando pela Itália e pela Áustria. Em poucas semanas, os governos dessa vasta região foram derrubados, e supostamente se inaugurava uma nova etapa da História europeia, a Primavera dos Povos".
(Luiz Koshiba, "História - origens, estruturas e processos")
O texto faz referência:
Answer
à Belle Epoque.
à Restauração de 1815.
às Revoluções liberais de 1820.
à Guerra Franco-Prussiana.
às Revoluções de 1848.
Question 3
Question
Ao longo do ano de1848, o continente europeu passou por uma série de revoluções configurando um momento que muitos historiadores vieram a denominar de “Primavera dos Povos”. Sobre esses movimentos, é CORRETO afirmar que:
Answer
as revoluções de 1848 foram movimentos em defesa do retorno dos regimes monárquicos, uma vez que as tentativasde reformas políticas e econômicas de caráter burguês tinham fracassado e produzido uma grave crise econômica e social.
este conjunto de revoluções, de caráter liberal e nacionalista, foi iniciado com demandas por governos constitucionais e, ao longo do processo, trabalhadores e camponeses se manifestaram contra os excessos da exploração capitalista.
o movimento de 1848 deu prosseguimento às reformas religiosas estendendo o protestantismo para a Europa centro-oriental e enfraquecendo a posição dos regimes autocráticos católicos em países da região como a Áustria e Polônia.
a “Primavera dos Povos” está relacionada à publicação do Manifesto Comunista em fevereiro de 1848 e com a organização de ações políticas revolucionárias de cunho anarquista, republicano e secular.
essas revoluções estavam associadas às demandas burguesas por maior integração comercial e pelo fim das políticas mercantilistas intervencionistas ainda em vigor em países europeus dominados pela velha classe política aristocrática.