Question
"O Mito, quando estudado ao vivo, não é uma explicação destinada a satisfazer uma curiosidade científica, mas uma narrativa que faz reviver uma realidade primeira, que satisfaz a profundas necessidades, religiosas, aspirações morais, a pressões de ordem social..." (Malinowski)
Question
"Diferentemente da religião Cristã, e de quase todas as crenças monoteístas, o [blank_start]mito[blank_end] grego não está assentado em uma fonte transcendente, isto é, distinta da realidade. Ao contrário, ele estava integrado à vida como fala ao cotidiano, [...] Para cumprir suas obrigações religiosas bastava ao homem ter fé perante às narrativas." O mito, os [blank_start]deuses[blank_end] faziam parte da mesma realidade e plano humano. Nasceram junto com os humanos e comportavam-se semelhante aos humanos.
Question
Na história sobre Pandora, ela teria sido enviada a Prometeu e a seu irmão Epimeteu, como forma de puní-los por terem roubado o fogo do céu.
Ela tinha sido feita no céu, com a contribuição dos deuses, onde cada um lhe deu alguma coisa para aperfeiçoá-la. Por exemplo: Apolo lhe deu a música, Vênus a beleza irresistível, Mercúrio a persuasão e assim por diante.
Prometeu já tinha avisado seu irmão Epimeteu para não aceitar presente de Zeus (Jupiter), o grande e mais poderoso deus dos gregos antigos, pois tinha medo da vingança de Zeus, pelo fato dele ter roubado o fogo dos céus.
Epimeteu, mesmo escutando o conselho de seu irmão Prometeu, quando se deparou com o presente de Zeus, não resistiu a tanta beleza de Pandora.
Acontece que ao destampá-la, Pandora fez com que uma multidão de pragas fosse alastrada para o pobre homem, como “a gota, o reumatismo, a cólica, a vingança, a inveja”, etc. Ao perceber o que tinha feito, Pandora tenta rapidamente fechar a caixa. Mas, sempre tem um mas, infelizmente o conteúdo da mesma, com exceção de uma única coisa que ficava bem no fundo da caixa, já havia saído do controle de Pandora. A única coisa que restou no fundo da caixa e que até hoje ajuda toda a humanidade foi a esperança. Assim, Pandora entra na casa de Epimeteu. Ali havia uma caixa, onde ele guardava artigos malignos que não fora utilizado ao preparar o homem para o mundo, mas, sempre tem um mas, a curiosidade de Pandora, (olha aí como até hoje a grande maioria das mulheres, a qual eu me incluo, é curiosa) a levou a olhar e querer saber o que havia dentro da caixa
Acontece que ao destampá-la, Pandora fez com que uma multidão de pragas fosse alastrada para o pobre homem, como “a gota, o reumatismo, a cólica, a vingança, a inveja”, etc. Ao perceber o que tinha feito, Pandora tenta rapidamente fechar a caixa. Mas, sempre tem um mas, infelizmente o conteúdo da mesma, com exceção de uma única coisa que ficava bem no fundo da caixa, já havia saído do controle de Pandora. A única coisa que restou no fundo da caixa e que até hoje ajuda toda a humanidade foi a esperança.
Como essa história pode ser interpretada? Que mensagem ela intenta passar?