A produção de soro antiofídico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento, é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor desejado, é realizada a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, afim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria. A plasmaferese é importante, pois, se o animal ficar com uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar
Answer
febre alta e constante.
redução de imunidade.
aumento da pressão arterial.
quadro de leucemia profunda.
problemas no transporte de oxigênio.
Question 2
Question
Um paciente deu entrada em um pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:
Constituinte Número normal Paciente
Glóbulos vermelhos 4,8milhões/mm³ 4 milhões/mm³
glóbulos brancos 5 000-10 000/mm³ 9000/mm³
plaquetas 250 000-400 000/mm³ 20 0000/mm³
Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que
Answer
o sangramento nasal é devido á baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.
o cansaço ocorreu em função da quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.
a dificuldade respiratória decorreu da baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela defesa imunológica.
o sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo transporte de gases no sangue.
a dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.