A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão. Sendo assim em quais gêneros narrativos podemos usá-la?
Answer
Romance, Crônica, Novela, Conto
Revistas, Programas de TV, mural na praça, jogos online
Question 2
Question
A literatura possui 3 gêneros literários, sendo assim, marque as respostas que contém as características certas sobre eles.
Answer
O gênero dramático é um texto em forma de diálogos; Dividido em atos e cenas; Presença das rubricas, descrições do espaço e/ou da situação antes de cada ato; Sequência da ação dramática geralmente constituída de exposição, conflito, complicação, clímax, desfecho.
Nos dias atuais, os estudiosos referem-se ao gênero épico como gênero narrativo, sendo que os principais tipos de textos nesse campo são: fofoca, romance, programas televisivos, fábula e série.
A principal característica do gênero lírico é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.
O gênero épico engloba textos narrativos caracterizados pela presença de um herói e suas ações fora do comum. A origem desse gênero literário está na Antiguidade.
Question 3
Question
O texto dramático é escrito para ser representado. Normalmente não tem narrador e predomina o discurso na segunda pessoa (tu/vós). Além disso, o texto dramático pressupõe o recurso à linguagem gestual, à sonoplastia e à luminotécnica.
Answer
True
False
Question 4
Question
Sobre o gênero épico.
O herói épico é aquele protagonista virtuoso, que tem honra! Luta as batalhas por uma causa justa e geralmente nobre. Suas origens são igualmente nobres, vindo da realeza ou de uma família de destaque. Este herói é utilizado desde a antiguidade e os primeiros a comentarem sobre este tipo foram os gregos.
Answer
True
False
Question 5
Question
A função social da literatura é dificultar ao homem compreender, e, assim, emancipar-se dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela leitura.