Question 1
Question
De acordo com os conceitos e interpretações básicas da Polícia Comunitária, marque a alternativa incorreta:
Answer
-
A primeira idéia que se tem a respeito do tema Polícia Comunitária é que ela, por si só, é particularizada, pertinente a uma ou outra organização policial que a adota, dentro de critérios peculiares de mera aproximação com a sociedade sem, contudo, obedecer a critérios técnicos e científicos que objetivem a melhoria da qualidade de vida da população.
-
Qualidade de vida da população em um país de complexas carências e um tema bastante difícil de ser abordado, mas possível de ser discutido quando a polícia busca assumir o papel de interlocutor dos anseios sociais.
-
É preciso deixar claro que “Polícia Comunitária” não tem o sentido de PARTICIPAÇÃO SOCIAL, mas sim o de ASSISTÊNCIA POLICIAL.
-
O cidadão na medida de sua capacidade, competência, e da natureza de seu trabalho, bem como, em função das solicitações da própria comunidade, deve colaborar, no que puder, na segurança e no bem estar coletivo.
-
A noção de medo da polícia, erroneamente transmitida na educação e às vezes na mídia, será revertida desde que, o policial se faça perceber por sua ação protetora e amiga.
Question 2
Question
O espírito de Polícia Comunitária que é apregoada se expressa de acordo com as seguintes ideias:
Answer
-
A primeira imagem da POLÍCIA é formada na escola.
-
A orientação educacional do policial deverá objetivar o respeito à “Ordem Jurídica” e aos direitos fundamentais estabelecidos no Código Penal.
-
O POLICIAL, junto à comunidade, além de garantir segurança, deverá exercer função didático-pedagógica, visando a orientar na educação e no sentido da solidariedade social.
-
A participação do cidadão se dá de forma transitória, buscando melhorar a qualidade de vida.
-
A POLÍCIA protetora e amiga transmitirá na família, imagem favorável que será transferida às crianças desenvolvendo-se um traço na cultura da comunidade que afastará as pessoas da organização policial.
Question 3
Question
São traços que caracterizam uma COMUNIDADE , EXCETO:
Answer
-
Realização de feiras culturais.
-
Forte solidariedade social.
-
Discussão e soluções de problemas comuns.
-
Sentido de organização possibilitando uma vida social durável.
-
Aproximação dos homens e mulheres em frequentes relacionamentos interpessoais.
Question 4
Question
Sobre os aspectos que caracterizam a SEGURANÇA, Jorge Wilheim, diz que a segurança do indivíduo envolve, MENOS:
Answer
-
A auto-estima e a auto-sustentação.
-
A clareza dos valores morais que lhe permitam distinguir o bem do mal.
-
A expectativa de que será vítima de agressão física, moral ou de seu patrimônio.
-
A possibilidade de viver num clima de solidariedade e de esperança.
-
Reconhecimento do seu papel na sociedade.
Question 5
Question
Trojanowicz (1994)8 faz uma definição clara do que é Polícia Comunitária:
"É uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade __________ para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a
qualidade geral da vida na área."
Question 6
Question
A primeira ideia que se tem a respeito do tema Polícia Comunitária é que ela, por si só, é particularizada, pertinente a uma ou outra organização policial que a adota, dentro de critérios peculiares de mera aproximação com a sociedade sem, contudo, obedecer a critérios técnicos e científicos que objetivem a melhoria da qualidade de vida da população.
Question 7
Question
É preciso deixar claro que “Polícia Comunitária” tem o sentido de ASSISTÊNCIA POLICIAL, e não o de PARTICIPAÇÃO SOCIAL. Nessa condição entendemos, que todas as forças vivas da comunidade devem assumir um papel relevante na sua própria segurança e nos serviços ligados ao bem comum.
Question 8
Question
O mesmo Art. 144 (Constituição Federal), diz que a segurança pública é direito e responsabilidade de todos, o que nos leva a inferir que além dos policiais, cabe a qualquer cidadão uma parcela de responsabilidade pela segurança. O cidadão na medida de sua capacidade, competência, e da natureza de seu trabalho, bem como, em função das solicitações da própria comunidade, deve colaborar, no que puder, na segurança e no bem estar coletivo. A nossa pretensão é procurar congregar todos os cidadãos da comunidade através do trabalho da Polícia, no esforço da segurança.
Question 9
Question
O policial é uma referência muito cedo internalizada entre os componentes da comunidade. A noção de medo da polícia, erroneamente transmitida na educação e às vezes na mídia, nunca será revertida, mesmo que o policial se faça perceber por sua ação protetora e amiga.
Question 10
Question
O espírito de Polícia Comunitária que apregoamos se expressa de acordo com as seguintes ideias, EXCETO:
Answer
-
A POLÍCIA protetora e amiga transmitirá na família, imagem favorável que será transferida às crianças desenvolvendo-se um traço na cultura da comunidade que aproximará as pessoas da organização policia.
-
O POLICIAL, junto à comunidade, além de garantir segurança, deverá exercer função didático-pedagógica, visando a orientar na educação e no sentido da solidariedade social.
-
A participação do cidadão se dá de forma permanente, constante e motivadora, buscando melhorar a qualidade de vida.
-
O sentimento de que não será perseguido por preconceito racial, religioso ou de outra natureza.
-
A orientação educacional do policial deverá objetivar o respeito à “Ordem Jurídica” e aos direitos fundamentais estabelecidos na Constituição Federal.
Question 11
Question
Verifica-se os aspectos que auxiliam caracterizar COMUNIDADE em:
Answer
-
A expectativa de que não será vítima de agressão física, moral ou de seu patrimônio.
-
O sentimento de que não será perseguido por preconceito racial, religioso ou de outra natureza.
-
A auto-estima e a auto-sustentação.
-
Reconhecimento do seu papel na sociedade.
-
Discussão e soluções de problemas comuns.
Question 12
Question
Trojanowicz (1994) faz uma definição clara do que é Polícia Comunitária: "É uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral do policiamento."
Question 13
Question
Na prática Polícia Comunitária (como filosofia de trabalho) difere do Policiamento Comunitário (ação de policiar junto a comunidade). Aquela deve ser interpretada como filosofia organizacional indistinta a todos os órgãos de Policia, esta pertinente às ações efetivas com a comunidade.
Question 14
Question
A ideia central da Policiamento Comunitário reside na possibilidade de propiciar uma aproximação dos Profissionais de segurança junto à comunidade onde atua, como um médico, um advogado local; ou um comerciante da esquina; enfim, dar característica humana ao profissional de polícia, e não apenas um número de telefone ou uma instalação física referencial. Para isto realiza um amplo trabalho sistemático, planejado e detalhado.
Question 15
Question
Policiamento Comunitário, segundo Wadman (1994), é uma maneira inovadora e mais poderosa de concentrar as energias e os talentos do departamento policial na direção das condições que freqüentemente dão origem ao crime e a repetidas chamadas por auxílio local.
Question 16
Question
São conceitos de Polícia Comunitária, EXCETO:
Answer
-
É uma filosofia de patrulhamento personalizado de serviço completo, onde o mesmo policial trabalha na mesma área, agindo numa parceria preventiva com os cidadãos, para identificar e resolver problemas.
-
É uma filosofia organizacional assentada na ideia de uma Polícia prestadora de serviços, agindo para o bem comum para, junto da comunidade, criarem uma sociedade pacífica e ordeira. Não é um programa e muito menos Relações Públicas.
-
É o policiamento mais sensível aos problemas de sua área, identificando todos os problemas da comunidade, que não precisam ser só os da criminalidade. Tudo o que se possa afetar as pessoas passa pelo exame da Polícia. É uma grande parceria entre a Polícia e a Comunidade.
-
É uma atitude, na qual o policial, como cidadão, aparece a serviço da comunidade e não como uma força. É um serviço público, antes de ser uma força pública.
-
É uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área.
Question 17
Question
Silva (1990) considera que: a cultura brasileira ressente do espírito comunitário. Somos individualistas e paternalistas, o que dificulta qualquer esforço de participação da comunidade na solução de problemas. No caso da segurança pública, bem essencial a todos os cidadãos, esperar do Poder Público todas as providências para obtê-la é atitude que só tem contribuído para agravar o problema, pois é preciso situar os limites da atuação governamental.
Question 18
Question
Robert Trojanowicz no livro “Policiamento Comunitário:Como Começar” procura mostrar as interpretações errôneas sobre o que não é Policiamento Comunitário. Maque a questão NÃO correspondente:
Answer
-
Policiamento Comunitário não é uma tática, nem um programa e nem uma técnica.
-
Policiamento Comunitário não é apenas relações públicas.
-
Policiamento Comunitário não é uma modalidade ou uma ação especializada isolada dentro da Instituição.
-
Policiamento Comunitário não é paternalista.
-
Policiamento Comunitário não pode ser um enfoque de baixo para cima.
Question 19
Question
Para uma implantação do sistema de Policiamento Comunitário é necessário que todos na instituição conheçam os seus princípios, praticando-os permanentemente e com total honestidade de propósitos. Corresponde perfeitamente ao conceito do princípio relacionado, EXCETO em:
Answer
-
Filosofia e Estratégia Organizacional - A base desta filosofia é a comunidade. Para direcionar seus esforços, a Polícia, ao invés de buscar idéias pré-concebidas, deve buscar, junto às comunidades, os anseios e as preocupações das mesmas, a fim de traduzi-los em procedimentos de segurança.
-
Resolução Preventiva de Problemas a curto e a longo prazo - A ideia é que o policial não seja acionado pelo rádio, mas que se antecipe à ocorrência. Com isso, o número de chamadas do COPOM deve diminuir.
-
Policiamento Descentralizado e Personalizado - Deve-se oferecer à comunidade um serviço policial descentralizado e personalizado, com endereço certo. A ordem não deve ser imposta de fora para dentro, mas as pessoas devem ser encorajadas a pensar na polícia como um recurso a ser utilizado para ajudá-las a resolver problemas atuais de sua comunidade.
-
Ética, Legalidade, Responsabilidade e Confiança – O Policiamento Comunitário pressupõe um novo contrato entre a polícia e os cidadãos aos quais ela atende, com base no rigor do respeito à ética policial, da legalidade dos procedimentos, da responsabilidade e da confiança mútua que devem existir.
-
Criatividade e apoio básico - Ter confiança nas pessoas que estão na linha de frente da atuação policial, confiar no seu discernimento, sabedoria, experiência e sobretudo na formação que recebeu. Isso propiciará abordagens mais criativas para os problemas contemporâneos da comunidade.
Question 20
Question
Refere-se à Polícia Tradicional, EXCETO:
Answer
-
O policial é da área.
-
A polícia se ocupa mais com os incidentes.
-
O policial é o do serviço.
-
O que determina a eficiência da polícia é o tempo de resposta.
-
O papel da polícia é preocupar-se com a resolução do crime.
Question 21
Question
Para que o papel e as expectativas do policial na comunidade sejam bem compreendidos, é importante caracterizar traços das atividades:
Answer
-
Forças Armadas; das Polícias Militares; e das Polícias Civis, somente.
-
Polícias Militares; das Polícias Federais; e das Polícias Civis, somente.
-
Exército; Marinha e Aeronáutica, somente.
-
Polícias Militares; das Guardas Municipais; e das Polícias Civis, somente.
-
Nenhumas das respostas.
Question 22
Question
Portanto, não existe policiamento militar nem investigação civil no seio social: existe sim um trabalho único de polícia prevista em lei, pois é uma busca prevenir o crime, o delito, a desordem, e quando isto não é possível a outra age, completando o chamado Ciclo de Polícia buscando instituir e fazer cumprir a lei, responsabilizando aqueles que prejudicam a paz pública e o bem-estar social.
Question 23
Question
Ao falarmos em Polícia Comunitária (ou Policiamento Comunitário) o departamento (ou a polícia) de investigação (Polícia Civil) ganha uma importância excepcional pois o seu trabalho ganha valores fundamentados em três pontos: Valor Jurídico, Valor Científico e Valor Social.
Question 24
Question
As polícias brasileiras têm as suas atribuições definidas na Constituição Federal. Portanto, um segmento policial é responsável pela polícia ostensiva e o outro a polícia judiciária (investigativa). Dentro de uma visão técnica uma completa a outra, pois não deve constantemente atuar integrada.
Question 25
Question
O Policiamento ostensivo (PM), é ação policial em cujo emprego do homem ou a fração de tropa engajados sejam identificados de relance, quer pela farda, quer pelo equipamento, acionamento de viatura. É exercido, visando preservar o interesse da segurança pública nas comunidades resguardando o bem comum em sua maior amplitude.
Question 26
Question
De acordo com a portaria 002/2007 da SENASP que trata sobre policiamento comunitário, pode-se afirmar que:
Answer
-
Com a implementação de Polícia Comunitária, deseja-se credenciar pessoas extras para exercer a função de policial comunitário.
-
A Polícia Comunitária apresenta-se como uma polícia de caráter assistencial, devendo agir para dar assistência à comunidade, solucionando seus problemas.
-
Polícia Comunitária é aquela unidade especializada da polícia que se dedica prioritariamente a policiar junto à comunidade, deixando as grandes apreensões de drogas e armas em segundo plano.
-
Polícia Comunitária deve ser interpretada como uma filosofia organizacional indistinta a todos os órgãos de polícia. Deve propiciar uma aproximação dos profissionais de segurança junto à comunidade onde atua.
-
A implementação de uma Polícia Comunitária tem por finalidade uma maior aproximação entre o policial e a comunidade local, facilitando assim o trabalho do policial que trabalha na atividade fim, pois cidadão e policiais podem enganjar-se em trocas mútuas de favores numa espécie de mutualismo.
Question 27
Question
São características da Polícia Comunitária, EXCETO:
Answer
-
O papel da polícia é dar um enfoque mais amplo visando a resolução de problemas, principalmente por meio da prevenção.
-
A eficácia da polícia é medida pela ausência de crime e de desordem.
-
A função do comando é prover os regulamentos e as determinações que devem ser cumpridas pelos policiais.
-
O profissionalismo policial se caracteriza pelo estreito relacionamento com a comunidade.
-
As informações mais importantes são aquelas relacionadas com as atividades delituosas de indivíduos ou grupos.
Question 28
Question
"Para uma implantação do sistema de Policiamento Comunitário é necessário que todos na instituição conheçam os seus princípios, praticando-os permanentemente e com total honestidade de propósitos." Marque a alternativa que relaciona descrição e conceito corretamente.
Answer
-
Extensão do Mandato Policial: Cada policial passa a atuar como um chefe de polícia local, com autonomia e liberdade para tomar iniciativa, dentro de parâmetros rígidos de responsabilidade.
-
Ética, Legalidade, Responsabilidade e Confiança: Dentro da comunidade, os cidadão devem participar, como plenos parceiros da polícia, dos direitos e das responsabilidades envolvidas na identificação, priorização e solução dos problemas.
-
Filosofia e Estratégia Organizacional: O Policiamento Comunitário pressupõe um novo contrato entre a polícia e os cidadãos aos quais ela atende, com base no rigor do respeito à ética policial, da legalidade dos procedimentos, da responsabilidade e da confiança mútua que devem existir.
-
Comprometimento da Organização com a concessão de poder à Comunidade: A base desta filosofia é a comunidade. Para direcionar seus esforços, a Polícia, ao invés de buscar idéias pré-concebidas, deve buscar, junto às comunidades, os anseios e as preocupações das mesmas, a fim de traduzi-los em procedimentos de segurança.
-
Resolução Preventiva de Problemas a curto e a longo prazo: É necessário um policial plenamente envolvido com a comunidade, conhecido pela mesma e conhecedor de suas realidades.
Question 29
Question
Marque a alternativa que descreve mais corretamente o descrito por Robert Trojanowicz a respeito do tema Polícia Comunitária:
Answer
-
Policiamento Comunitário é uma tática, um programa e uma técnica: não é um esforço limitado para ser tentado e depois abandonado, e sim um novo modo de oferecer o serviço policial à comunidade.
-
Policiamento Comunitário é tão somente relações públicas: a melhoria das relações com a comunidade é necessária e portanto, objetivo principal. Apenas o “QSA” não é suficiente para demonstrar a comunidade seriedade, devendo o policial esforçar-se para que todos tenham conhecimento das apreensões bem sucedidas.
-
Policiamento Comunitário é uma modalidade, uma ação especializada isolada dentro da Instituição: Os policiais comunitários devem ser selecionados dentre aqueles que tem o melhor perfil comunicativo dentro da organização policial, integrados e participantes de todos os processos desenvolvidos na unidade.
-
Policiamento Comunitário deve ter um enfoque de cima para baixo: As iniciativas do Policiamento Comunitário não podem começar com o policial que trabalha diretamente com o público. Deve-se primar pela centralização de comando, para que os policiais desenvolvam trabalhos homogêneos independente da característica da comunidade, primando assim, pela uniformidade do serviço prestado.
-
Policiamento Comunitário não é uma fórmula mágica ou panacéia: o Policiamento Comunitário não pode ser visto como a solução para os problemas de insegurança pública, mas uma forma de facilitar a aproximação da comunidade favorecendo a participação e demonstrando a sociedade que grande parte da solução dos problemas de insegurança dependem da própria sociedade.
Question 30
Question
Analise as assertivas abaixo que discorrem sobre os conceitos de Polícia Comunitária:
I. A ideia central da Polícia Comunitária reside na possibilidade de propiciar uma aproximação dos profissionais de segurança junto à comunidade onde atua, como um médico, um advogado local; ou um comerciante da esquina.
II. A participação do cidadão se dá de forma permanente, constante e motivadora, buscando melhorar a qualidade de vida.
III. Polícia Comunitária é uma atitude, na qual o policial, como cidadão, aparece a serviço da comunidade como uma força. É uma força pública, antes de ser um serviço público.
Marque a alternativa CORRETA:
Answer
-
Somente a assertiva I está correta.
-
Somente a assertiva II está correta.
-
I e II estão corretas, III está errada.
-
II e III estão corretas, I está errada.
-
Todas as assertivas estão corretas.
Question 31
Question
Relacione os conceitos com as descrições:
A. Polícia Comunitária. / B. Policiamento Comunitário.
( ) Filosofia de patrulhamento personalizado de serviço completo, onde o mesmo policial trabalha na mesma área, agindo numa parceria preventiva com os cidadãos, para identificar e resolver problemas.
( ) Exige um comprometimento de cada um dos policiais e funcionários civis do departamento policial com sua filosofia.
( ) Uma filosofia organizacional assentada na ideia de uma Polícia prestadora de serviços, agindo para o bem comum para, junto da comunidade, criarem uma sociedade pacífica e ordeira.
( ) Resgata a essência da arte de polícia, pois apóia e é apoiada por toda a comunidade, acolhendo expectativas de uma sociedade democrática e pluralista, onde as responsabilidades pela mais estreita observância das leis e da manutenção da paz não incumbem apenas à polícia, mas, também a todos os cidadãos.
( ) Ação de policiar junto a comunidade. Pertinente às ações efetivas com a comunidade.
Answer
-
A A A B B
-
B B A A B
-
A B A B A
-
B A B B B
-
B B A B B
Question 32
Question
Segundo descreve o manual de Polícia Comunitária, o "espírito de Polícia Comunitária" se expressa de acordo com as seguintes ideias, exceto:
Answer
-
A primeira imagem da POLÍCIA é formada na educação formal da primeira infância.
-
O policial, junto à comunidade, além de garantir segurança, deverá exercer função didático-pedagógica, visando a orientar na educação e no sentido a solidariedade social.
-
A orientação educacional do policial deverá objetivar o respeito à “Ordem Jurídica” e aos direitos fundamentais estabelecidos na Constituição Federal.
-
A participação do cidadão se dá de forma permanente, constante e motivadora, buscando melhorar a qualidade de vida.
-
A expectativa da comunidade de ter no policial o cidadão íntegro, homem interessado na preservação do ambiente, no socorro em calamidades públicas, nas ações de defesa civil, na proteção e orientação do trânsito, no transporte de feridos em acidentes ou vítimas de delitos, nos salvamentos e combates a incêndios.
Question 33
Question
De acordo com o que descreve o manual de Polícia Comunitária, marque a alternativa que melhor descreve fator que influencia na segurança de um indivíduo.
Answer
-
Reconhecimento do valor do trabalho policial.
-
A auto-estima e a auto-sustentação.
-
O sentimento de que será perseguido por preconceito racial, religioso ou de outra natureza.
-
A expectativa de que será reconhecido pelo policial da área onde mora.
-
A possibilidade de viver num clima de igualdade e de liberdade.
Question 34
Question
"As Polícias Militares não tratam com o inimigo, mas com o cidadão, portanto exercem as atividades sem a noção de batalha. Para isso devem usar a organização e a mobilidade como fatores de influência psicológica para evitarem o confronto e o fogo das armas. No crime as armas estão nas mãos dos cidadãos, às vezes de adolescentes e crianças, mesmo assim não são inimigos. O homem policial militar, trabalha normalmente isolado, por isso depende muito da solidariedade de seus pares e dos cidadãos comuns."
Marque a opção que melhor se enquadra dentre as alternativas:
Answer
-
A ação policial militar se dá no teatro de operações das comunidades, onde o policial deve obedecer exclusivamente aos códigos e leis civis.
-
A imagem universal dos policiais fardados deve ser a de aplicadores inalienáveis da lei, responsáveis exclusivos pela segurança da comunidade.
-
A polícia é o público e o público é a polícia: os policiais são aqueles membros da população que são pagos para dar atenção em tempo integral às obrigações dos cidadãos.
-
O policial trabalha voltado unicamente para a marginalidade da sua área, focando a maior parte dos seus recursos para abordar, identificar e processar os delinquentes da comunidade.
-
As prioridades da polícia comunitária devem ser os crimes de maior potencial ofensivo, ou seja, aqueles que representam maior sensação de insegurança, como roubos a banco, homicídio e outros crimes violentos.
Question 35
Question
"Se admitirmos como verdadeira a premissa de que a participação do cidadão na sua própria segurança aumenta a segurança do mesmo e contribui para diminuir o medo do crime. (.) Compete ao Poder Público (Federal, Estadual e Municipal) incentivar e promover os modos de esta articulação de fazer-se de forma produtiva, posto que, agindo autonomamente essas comunidades poderão sucumbir à tentação de querer substituir o Estado no uso da força, acarretando o surgimento de grupos de justiçamentos clandestinos e a proliferação de calúnia, da difamação e da delação." Desta maneira, em consonância com o manual de polícia comunitária, ao aplicamos o conceito descrito, podemos observar:
Answer
-
Esta nova forma ou filosofia de atuação é de uma “polícia light”, condescendente com pequenas transgressões que não interferem no convívio comunitário.
-
O Policiamento Comunitário deve ser visto como a solução para os problemas de insegurança pública, como uma forma de facilitar a aproximação da comunidade favorecendo a participação e demonstrando a sociedade que grande parte da solução dos problemas de insegurança dependem da própria sociedade.
-
Construir ou reformar prédios da Polícia é o passo fundamental para a implantação de Polícia Comunitária. A Polícia Comunitária depende diretamente do profissional que acredita e pratica esta filosofia muitas vezes com recursos mínimos e em comunidades carentes e, por isso, edificações novas transmitem a imagem de instituição organizada, o que facilita a aproximação dos membros da comunidade.
-
O policial comunitário lida com os principais problemas locais: drogas, roubos e crimes graves que afetam diretamente a sensação de segurança. Portanto seu principal papel, além de melhorar a imagem da polícia, é o de dar maior atenção aqueles indivíduos que estão envolvidos na prática reiterada de crimes, inclusive participando do encaminhamento de problemas que podem interferir diretamente na melhoria do serviço policial.
-
Deve-se oferecer à comunidade um serviço policial descentralizado e personalizado, com endereço certo. A ordem não deve ser imposta de fora para dentro, mas as pessoas devem ser encorajadas a pensar na polícia como um recurso a ser utilizado para ajudá-las a resolver problemas atuais de sua comunidade.