Question 1
Question
Uma parada cardíaca pode acontecer em qualquer lugar, frequentemente em casa, no trabalho ou durante o lazer. Considerando que cada minuto de demora de uma Ressucitação CardioPulmonar, as chances de sobrevida caem 10%, as Diretrizes de RCP e ACE 2020 da American Heart Association determina como ideal, exceto:
Answer
-
RCP de Qualidade: 100 a 120 compressões de 5 cm de profundidade; evitar ventilação excessiva; Capnografia quantitativa com forma de onda (Se PETCO2 estiver baixo ou caindo, reavaliar a qualidade da RCP).
-
Início precoce de RCP por socorristas leigos: Recomendamos que leigos iniciem a RCP para uma suposta PCR, pois o risco de dano ao paciente é baixo se o paciente não estiver em PCR.
-
A administração Subcutânea é preferível em relação a via Endovenosa: É aconselhável para os profissionais tentarem, primeiro, estabelecer via SC para administração de medicamento em PCR.
-
PCR durante a gravidez: Como as pacientes grávidas são mais propensas à hipóxia, a oxigenação e o manejo da via aérea devem ser priorizados durante a ressuscitação de uma PCR durante a gravidez.
Question 2
Question
Com relação ao atendimento de vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) e à reanimação cardiopulmonar (RCP), assinale a opção correta segundo as normas da American Heart Association de 2020.
Answer
-
O tratamento da PCR durante a gravidez deve priorizar a ressuscitação da criança.
-
A prevenção da hipotermia é um foco importante para a ressuscitação neonatal.
-
No caso de PCR, a via para infusão de medicamentos de primeira escolha é a intraóssea.
-
No caso de RCP extra-hospitalar, a primeira conduta deve ser a desfibrilação, conforme a cadeia de sobrevivência.
-
É recomendado que leigos não realizem a RCP.
Question 3
Question
A reanimação cardiopulmonar (RCP) é um conjunto de manobras e procedimentos realizados em pacientes apresentando parada cardiorrespiratória (PCR). Essas manobras visam manter a circulação sanguínea para o coração e outros órgãos vitais, garantindo a sobrevida do paciente. A compressão torácica efetiva deve considerar frequência, profundidade, retorno do tórax a cada compressão e mínima interrupção. Assinale a alternativa que apresenta a frequência e profundidade necessárias para o atendimento de um paciente adulto em PCR:
Answer
-
100 a 120 compressões por minuto/ profundidade mínima de 5cm.
-
60 a 100 compressões por minuto/ profundidade mínima de 4cm.
-
80 a 120 compressões por minuto/ profundidade mínima de 5cm.
-
100 a 120 compressões por minuto/ profundidade mínima de 2cm.
-
60 a 100 compressões por minuto/ profundidade mínima de 5cm.
Question 4
Question
Na realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar em um paciente adulto internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI), a relação entre a qualidade de compressões e a quantidade de ventilações deve ser de
Answer
-
trinta para três
-
trinta para duas.
-
duas para quinze.
-
duas para trinta.
-
quinze para duas.
Question 5
Question
Durante um treinamento sobre Suporte Básico de Vida a indivíduos adultos e infantis em Parada Cardiorrespiratória - PCR aos servidores de áreas administrativas de um Tribunal Regional do Trabalho, o enfermeiro orienta que
Answer
-
a compressão torácica em adultos deve ser realizada com os braços do socorrista em um ângulo de 90º com o tórax a uma frequência de 90 a 100/minuto, com profundidade de compressão de até 4 cm.
-
o reconhecimento da PCR com a checagem de pulso não deve levar mais que 10 segundos para a população leiga
-
a relação entre compressão e ventilação em crianças e bebês deve ser em uma proporção de 30:2, quando a vítima não estiver com uma via aérea definitiva.
-
a compressão torácica em crianças e bebês deve ser no mínimo 1/3 do diâmetro anteroposterior do tórax a uma frequência de 100 a 120/minuto.
-
a relação entre compressão e ventilação em adultos deve ser em uma proporção de 15:2, quando a vítima não estiver com uma via aérea definitiva.
Question 6
Question
A parada cardiorrespiratória (PCR) é definida como o súbito cessar da atividade miocárdica ventricular útil, associada à ausência de respiração. Cabe à equipe de enfermagem assistir os pacientes, oferecendo ventilação e circulação artificiais até a chegada do médico. Assim, estes profissionais devem adquirir habilidades que os capacitem a prestar adequadamente a assistência necessária (Zanini; Nascimento; Barra, 2006). Sobre PCR e Reanimação Cardiopulmonar (RCP), é CORRETO afirmar que:
Answer
-
Após as compressões torácicas, devem ser realizadas duas insuflações eficientes (de 1 segundo cada e com visível elevação do tórax), inicialmente com bolsa valva-máscara com reservatório e oxigênio adicional, mantendo o ciclo.
-
A reanimação da parada cardiorrespiratória deve ser feita com o uso de compressões torácicas a uma frequência de 90 a 120 compressões/minuto.
-
Na reanimação da parada cardiorrespiratória, o tórax deve ser comprimido a uma profundidade de 5 a 10 cm com completo retorno.
-
Se o paciente não estiver responsivo, verificar a respiração e o pulso simultaneamente, checando o pulso central (carotídeo) em até 30 segundos.
-
O paciente deverá estar posicionado em decúbito ventral em superfície plana, rígida e seca.
Question 7
Question
O prognóstico do paciente em parada cardiorrespiratória (PCR) está intimamente relacionado à qualidade do suporte de vida que ele recebeu. O Desfibrilador Externo Automático (DEA) é um aparelho capaz de analisar o ritmo cardíaco e identificá-lo como ritmo chocável ou não chocável. Assinale a alternativa que apresenta os dois ritmos chocáveis na PCR.
Answer
-
Assistolia e fibrilação ventricular.
-
Atividade elétrica sem pulso e fibrilação ventricular.
-
Assistolia e atividade elétrica sem pulso.
-
Taquicardia ventricular sem pulso e fibrilação ventricular.
Question 8
Question
Quanto à parada cardiorrespiratória (PCR), julgue o item que se segue.
Quando ocorre a PCR por FV, deve-se utilizar desfibrilação precoce com um equipamento manual, acessível a qualquer pessoa.
Question 9
Question
No atendimento pré-hospitalar, é de suma importância o papel do enfermeiro no reconhecimento de emergências, como na parada cardiorrespiratória (PCR). Acerca desse assunto, julgue o próximo item.
As causas associadas potencialmente reversíveis de PCR são os chamados cinco H — hipovolemia, hidrogênio (acidose), hipóxia, hipo ou hipercalemia, hipotermia — e cinco T — trombose coronariana (infarto agudo do miocárdio), trombose pulmonar, tamponamento pericárdico, tensão no tórax, tóxicos.
Question 10
Question
Um paciente adulto em parada cardíaca presenciada num ambiente pré-hospitalar (como uma UBS, por exemplo) e sem ambulância de suporte avançado no local tem como prioridades de cuidado, EXCETO:
Question 11
Question
A parada cardiorrespiratória (PCR) é considerada uma das mais importantes emergências no setor médico, já que a sobrevida está ligada ao tempo e à qualidade do atendimento realizado. Isso exige atuação rápida, eficaz e objetiva por parte da equipe de saúde, ainda mais nos cuidados de enfermagem. Após o acionamento da equipe médica, deve-se iniciar as compressões torácicas e ventilação em todos os pacientes adultos com PCR, na frequência de
Answer
-
80 a 120 compressões/ minuto.
-
200 a 220 compressões/ minuto
-
100 a 150 compressões/ minuto.
-
100 a 120 compressões/ minuto.
-
50 a 120 compressões/ minuto.
Question 12
Question
A parada cardiorrespiratória (PCR) é a cessação súbita da atividade mecânica do coração que resulta na ausência de fluxo sanguíneo circulante. Com relação ao atendimento da PCR em adulto, assinale a opção correta.
Answer
-
Na manobra de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), a relação de compressão-ventilação é de 30 compressões torácicas para 2 ventilações
-
Deve-se interromper as compressões torácicas durante a manobra de ressuscitação cardiopulmonar para instalar os eletrodos de adulto do desfibrilador externo automático (DEA) no tórax do paciente.
-
Verificar pulso radial para avaliação da PCR
-
Para as compressões torácicas eficazes, todos os socorristas devem fazer compressões a uma frequência de 100 a 110/min
Question 13
Question
No que se refere ao atendimento ao paciente crítico, identificar precocemente e saber a conduta correta em situações de parada cardiorrespiratória (PCR) é fundamental. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Answer
-
Não se indica a realização de ressuscitação por socorristas leigos pelo risco de lesão torácica.
-
Em uma identificação de PCR fora do ambiente hospitalar, a primeira conduta da cadeia da sobrevivência é iniciar as compressões torácicas.
-
Quando o paciente em PCR não estiver com via aérea avançada, devem-se realizar 15 compressões para cada 2 ventilações.
-
Quando o paciente em PCR não estiver com via aérea avançada, deve-se realizar 30 compressões para cada 2 ventilações.
-
As compressões no atendimento a uma PCR devem ser rápidas, com velocidade de 60 a 90 compressões por minuto.
Question 14
Question
Conforme Diretrizes atualizadas sobre a ressuscitação cardiopulmonar avançada (ACLS), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A assistolia deve ter seu diagnóstico confirmado em mais de uma derivação, conforme protocolo da linha reta.
( ) Todas as causas da PCR são consideradas irreversíveis.
( ) Quando paciente com via aérea definitiva, as compressões torácicas devem ser realizadas na sequência de 30:2 (compressões ventilação).
( ) A medicação de primeira escolha durante o atendimento de PCR é a atropina.
Answer
-
V – V – F – F – F.
-
V – V – V – F – F.
-
V – V – F – V – V.
-
F – F – V – V – V.
-
F – F – F – V – V.
Question 15
Question
As causas de parada cardiorrespiratória (PCR) em bebês e crianças diferem da PCR em adultos. De acordo com as diretrizes da American Heart Association (2020), está incorreto:
Answer
-
Na ressuscitação cardiopulmonar (RCP), deve-se comprimir com força (pelo menos 5 cm) e rápido (100 a 120/min), aguardando o retorno total do tórax.
-
Sem via aérea avançada, a relação compressão-ventilação é de 15:2 em adultos.
-
Os responsáveis pelas compressões precisam se alternar a cada 2 minutos, ou antes, se houver cansaço.
-
Sem via aérea avançada, a relação compressão-ventilação é de 30:2 em adultos
-
Sem via aérea avançada, a relação compressão-ventilação é de 15:2 em crianças
Question 16
Question
Em qualquer ritmo de parada cardiorrespiratória (PCR), a primeira droga a ser utilizada deve ser:
Answer
-
Lidocaína
-
Amiodarona
-
Naloxona
-
Dobutamina
-
Epinefrina
Question 17
Question
Homem, 60 anos, apresenta uma PCR na chegada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em seguida, a Reanimação Cardiopulmonar (RCP) é iniciada, e, logo após, é analisado o ritmo. O ritmo da PCR constatado foi assistolia. Qual é a principal droga a ser administrada a seguir?
Answer
-
Amiodarona
-
Noradrenalina
-
Lidocaína
-
Atropina
-
Adrenalina
Question 18
Question
Sobre as diretrizes de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular na Emergência (ACE), de 2020, da American Heart Association, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Um sexto elo da cadeia de sobrevivência foi adicionado na versão de 2020: a Recuperação.
( ) Compressões torácicas devem ser realizadas a uma frequência de 130 a 140 min.
( ) Paciente apresentando gasping ou respiração agônica não poderá estar em PCR.
( ) Ritmos chocáveis em uma PCR são: Fibrilação Ventricular (FV) e Taquicardia Ventricula Sem Pulso (TVSP).
( ) A profundidade ideal das compressões torácicas deve ser realizada de 5 a 6 cm.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Answer
-
V – F – V – V – V.
-
V – V – F – F – F.
-
F – F – V – F – F.
-
F – V – F – V – V.
-
V – F – F – V – V.